MELHORAR A IMUNIDADE NATURALMENTE

23 abril 2020





Vamos fortalecendo nossa imunidade com dicas fáceis, com ingredientes naturais, que nos ajudam a prevenir doenças e idas a farmácia.

É só baixar um pouco a umidade e a temperatura que nosso corpo já dá alguns sinais que não está bem. Aqui em casa já era normal  que, no inverno, meu filho ficasse com  rinite, sinusite, nariz escorrendo, febre e dores de cabeças e todo o mal-estar que isso acarretava. Eram antialérgicos, antibióticos e antitérmicos aos montes. Alguns hábitos que adquiri mudaram isso.

Caso você também viva preocupada com seu filho pegar um ventinho; a boa notícia que podemos prevenir ou amenizar esses sintomas com algumas atitudes básicas, ou usando alguns alimentos, podemos fortalecer a imunidade de todos da familia. Basta conhecer as propriedades do que se usa. Tudo de forma natural.

Caso tenha dificuldades e precise de uma ajuda assistida, um nutricionista poderá listar práticas que você deverá abandonar ou adquirir. Assim, seu corpo enfrentará o inverno sem resfriados ou alergias indesejáveis, causadas pela baixa imunidade. Pense sério a respeito!

São inúmeras possibilidades naturais, mas preciso me ater a algumas e vou contar as primeiras que precisei mudar. Tomara que ajude. Leia com carinho.


O que posso mudar para melhorar?


SEU CORPO FALA
Antes mesmo de qualquer doença aparecer, seu corpo mostrará que está se esforçando para te manter bem. Veja como você está ao acordar, ao fazer alguma refeição, ou uma atividade diferente. Preste atenção, seu corpo te avisa.


DEZ MINUTOS POR DIA
Isso vale para todos os meses do ano, e não apenas para o inverno. Quanto tempo faz que você realmente ficou exposto 10 minutos ao sol? Eu poderia falar muito tempo sobre os benefícios da “Vitamina D”, mas provavelmente você já saiba. Quer fortalecer o seu corpo? Vitamina D! E  temos de graça com o sol maravilhoso aqui no Brasil. Faça uma caminhada ou fique parado na varanda, mas pegue sol. Isso deixam nossas células mais ativas, e com o calor, nossos vasos se dilatam melhorando a circulação sanguínea, além de aliviar dores musculares. Não sendo possível, faça escalda pés para aquecer. Ajuda muito!


USE UMA VEZ POR DIA E SUA VIDA MUDARÁ
Pode perguntar ao meu filho quando ele sente algum desconforto, o que hoje ele toma: todo tipo de Chás (de boldo, de lavanda, de Hortelanzinho, ou mastigar o mastruz para enjoo, etc). Fui aprendendo conforme minhas necessidades e isso mudou a vida dos meus filhos. Então, como sugestão para fortalecer a imunidade, use chás pelo menos uma vez por dia: de cravo, do guaco, erva-doce, canela, gengibre e outros. São bebidas anti-inflamatórias e imunomoduladoras poderosas. Pesquise sobre essas ervas ou temperos que você usa normalmente em casa. Provavelmente um poderoso tratamento deve estar entre seus temperos e você nem sabia.

PREPARAR UM CHÁ: aqueça 1 xícara de água. Após ferver, desligue o fogo e acrescente 1 colher de folhas picadas da erva escolhida. Deixe em fusão por 10 minutos e pronto. Crie o hábito.


MINHA SAÚDE VEM DO INTESTINO
Parece loucura, mas nossa imunidade está diretamente ligada a nosso intestino. Não despreze essa informação. Por isso o uso de probióticos pode mudar sua disposição, quadros de depressão, seu cabelo, humor e um estado em geral da saúde do seu corpo. Buscando ter os probióticos na minha alimentação, conheci os alimentos fermentados como o Kombuchá, o Kefir e alguns suplementos que são verdadeiras fábricas de saúde. O consumo desses probióticos auxiliam no equilíbrio de todo o nosso organismo, evitando inflamações e fortalecendo nossa imunidade. Existem probióticos em pó ou em cápsulas para comprar caso você não tenha como fazer o seu fermentado.


TEMPERO DA IMUNIDADE
Muito rica e cheia de benefícios para nosso organismo; essa planta, muito usada como tempero, é um maravilhoso antioxidante e anti-inflamatório. É a Cúrcuma (Açafrão, Açafrão-da-Terra) que ativa nosso sistema imunológico. Use no chá para aproveitar melhor seus benefícios ou consuma, com frequência, nos alimentos. Faço tanto o uso desse tempero que preparei minhas próprias cápsulas de cúrcuma e até uma encapsuladora de isopor. Porém os cuidados são os mesmos para que pesquisem, pois, suas propriedades combinadas com a pimenta-do-reino, por exemplo, são intensificadas, prejudicando quem é hipertenso. Sendo seu caso, use apenas a cúrcuma para não prejudicar seu estado. Fica a dica.


Resumo
1-Preste atenção nos sinais que seu corpo dá;
2-Pegue sol ou use Vitamina D;
3-Tome chá com mais frequência;
4-Consuma probióticos;
5-Use a cúrcuma no chá ou nos alimentos;



Lembre-se: temos ainda como aliados o limão ou fazer sua água alcalina, própolis, alho, atividades físicas, zinco, frutas como a acerola (receita de picolé) e muitos outros que poderíamos acrescentar, mas tudo é conhecimento do seu corpo e aos poucos iremos aprendendo. Pesquise e aprenda, pois talvez você tenha o “tratamento” na sua cozinha evitando uma ida ao médico. Entenderam? Hoje os fármacos são a minha segunda opção e não a primeira. Porém, piorou, não surtiu efeito, procure um médico.

Precisei rever meus conceitos sobre as plantas para mudar a histórias da minha família. Aqui foram sugestões para você se avaliar e se conhecer. Busque pelo que está te prejudicando e então, tente melhorar com novos hábitos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves