COMO FAZER SABÃO: RECEITA DE SABÃO DIY NO LIQUIDIFICADOR SEM CHEIRO

08 julho 2020

Este sabão artesanal é concentrado e basea-se em 3 ingredientes básicos de preparo facilitado para que qualquer pessoa possa fazê-lo com rapidez e segurança. Continue lendo, até o final, para fazer seu sabão sem erro.






Essa receita foi a minha precursora em produtos caseiros e natural para minha casa. Porém, foram 15 litros de sabão de uma só vez. Prometi que nunca mais faria isso! Foi muito difícil fisicamente e claro, eu não tinha tantas embalagens para armazenar. Gradualmente fui testando e fracionando essa receita e faço 1 litro por vez. Essa foi minha necessidade, mas você pode dobrar a receita se achar melhor.

 

Sabão artesanal para Lavanderia

Quando meu filho, ainda bebê, teve alergia a cheiros e produtos de limpeza, como o sabão em pó e o amaciante (mesmo os próprios para bebês)  me aventurei a criar meu sabão. Cada lote, eu me sentia uma artista! (risos) E com o tempo, preparei alguns óleos de lavanda, laranja, hortelã, etc...pois eu não os encontrava em minha cidade. Mas me divertia fazendo.


Testando e experimentando métodos e ingredientes, vou compartilhar a minha receita mais simples e fácil de fazer. Não agride as mãos e nem tem cheiro para irritar. Tudo que possa ser acrescentado, é para melhorar o que já é bom. Crie a sua receita também, com base nessa que está aqui. Você irá se divertir.


Este sabão, estaremos preparando no Processo a Frio e usando o liquidificador para ser mais fácil ainda.


Não usarei o óleo de coco, pois custa muito caro para nós, brasileiros. Hoje será o super básico e eficiente para a dona de casa lavar roupas, o chão e a louça também. Tudo neste sabão artesanal.


 

 

Obs:

ü Esse processo é o mesmo para fazer sabonete artesanal, porém aqui com óleos menos nobres para usarmos o produto na limpeza doméstica em geral.

ü Com o óleo usado de frituras, esse processo é mais rápido do que com o óleo novo. Pode ser feito com ambos. A receita não se altera.

ü Respeite o tempo de cura para que o efeito da soda cáustica já tenha finalizado. Aqui serão 4 semanas.

ü Este sabão, com apenas o óleo de soja, não produzirá muita espuma. O óleo de coco que ajuda nessa tarefa, além de deixar mais duro. Mas podemos usar meio frasco de detergente, no final do processo...conto melhor na receita.

 

 

Adicionar aromas ao sabão caseiro

 

De qualquer forma, a receita de sabão aqui abaixo é excelente para o uso como está, sem aromas ou cores. No entanto, se você quiser fazer seus testes, é claro que pode.

 

A maneira mais fácil de fazer isso é adicionando uns 10 ml de óleos essenciais a esta receita. Cada óleo tem suas propriedades. Pesquise e veja o qual melhor te atende.

 

Quando não tenho nada em casa, ralo as cascas de uns limões ou laranjas e coloco junto da soda cáustica para dissolver. Altera a cor e levemente o aroma.

 

 

soap laudry diy

Receita de sabão para limpeza em geral

As importantes decisões que você deveria tomar, como as misturas de óleo, gorduras ou óleos essenciais, hoje tomarei por você para sua primeira experiência em fazer seu próprio sabão artesanal.

 

 

INGREDIENTES:

500gr de óleo de soja novo ou usado

150gr de água

68gr de soda cáustica em escamas

 

 

PASSOS PARA PREPARAR O SABÃO SUPER FÁCIL:

Estas instruções mostram como fazer o sabão usando o método Cold-Process (processo a fria) e são bem simples, porém a primeira vez, tudo deve ser visto com cuidado. Siga o tutorial passo a passo ok!

 

1.  Proteja suas mãos com luvas, use um avental e óculos para proteger os olhos.

2.  Separe todos os ingredientes a sua frente para que nada fique esquecido. Principalmente a forma que irá usar. Pode ser caixinha de leite.

3.  Os ingredientes são pesados. Use uma balança. Isso é importante!

4.  Preparando a lixia: SEMPRE SIGA ESSA ORDEM - em uma área bem ventilada, despeje a água em um copo medidor bem resistente. Adicione bem lentamente a soda cáustica, mexendo um pouco e se afaste (gases tóxicos). Após uns 10 minutos o líquido deve estar transparente e sem carocinhos.

5.  Enquanto a Lixia está descansando, aqueceremos, delicadamente nosso óleo até, aproximadamente 40ºC. O ideal é que a Lixia e o óleo estejam na mesma temperatura quando se misturarem.

6.  Após o óleo aquecido, o despejaremos no liquidificador.

7.  Quando a Lixia estiver na temperatura ideal (40ºC), ligue o liquidificador, com o óleo dentro. E tirando a tampinha do liquidificador, despeje lentamente sobre o óleo a lixia.

8.  Para não forçar o aparelho, dê pulsadas e depois bata. Dê mais umas pulsadas e bata novamente. Depois bata por 5 min e veja se essa massa deu ponto de “trace”. Ficará com textura de um creme mais firminho.

 

Ponto “trace” – é o ponto em que visualizamos, na massa, a marca do nosso movimento. (imagem do site https://formuladesabaoartesanal.com/ que tem muito conteúdo sobre saboaria e sua produção. Vale a pena ler) 

 

ponto do sabão
https://formuladesabaoartesanal.com/o-que-e-o-trace/

 

9.   Não bata muito, pois poderá ficar duro e difícil para tirar a massa do liquidificador.

10.         Aqui você pode acrescentar meio frasco de detergente para ajudar na espuma, se desejar.

11.  É hora de despejar na forma ou molde.

12.  Cubra o molde com papelão e toalhas e coloque-o em algum lugar quente (como a parte superior da geladeira) por 48 horas).

13.  Como não usei óleo de coco, esse sabão ficará macio e poderá ser cortado após 48 horas. Mas se estiver firme, após 24h, pode cortar, sem problema.

14.  Coloque cada barra em uma gradinha em um local fresco e escuro para curar por quatro semanas. Eu uso um escorredor de prato para isso.

15.  Aproveitar!

 

Como posso usar este sabão?

Essa receita resultará em um sabão em barra que poderá ser usado como os industriais. Porém, acho o sabão artesanal muito mais eficiente.


Como sabão líquido ou detergente, é só derreter uma barra de sabão com quase um litro de água. Antes de esfriar, acrescente uma colher de chá de sal e misture. Ele ficará como um gel, ao esfriar. Uso para lavar louças, como tira manchas, lavar o chão e roupas, etc... só não o uso para o corpo.

 

O post ficou grandinho, mesmo sendo simples o assunto. Precisei trazer muitos detalhes para que não houvessem dúvidas. Se alguma informação eu esqueci de citar, deixe aqui nos comentários que respondo rapidinho.

 

Atenção.

As dicas acima contém informações apresentadas de boa fé e fundamentadas em experiência própria com muita pesquisa sobre o assunto. Qualquer informação apresentada aqui ou comentário com sugestão de uso, não deve ser  ignorado a importância de um teste alérgico antes.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves