MEU SABÃO DE LAVANDERIA FEITO EM CASA

08 julho 2020




Quando meu filho, ainda bebê, teve alergia a cheiros e a produtos de limpeza, como o sabão em pó e o amaciante (mesmo os próprios para bebês)  me aventurei a criar meu sabão. Cada lote, eu me sentia uma artista! (risos) E com o tempo, preparei alguns óleos (de lavanda, laranja, hortelã, etc) que não encontrava na época, mas me divertia fazendo.

Testando e experimentando métodos e ingredientes, cheguei a um volume de sabão que achei confortável fazer. Essa é minha receita mais simples e fácil de fazer. Não agride as mãos e nem tem cheiro para irritar. 

Como faço esta receita para limpeza, não uso óleos essenciais aqui, mas você pode sim, usar o que desejar, como folhas de mamão, cinzas, ... isso só vai agregar! Crie a sua receita também, com base nessa que está aqui. Você irá se divertir. 

 



🌿Meu Sabão de Lavanderia🌿



Este sabão foi a minha precursora em produtos caseiros para minha casa. Mas quando a fiz pela primeira vez, foram 15 litros de sabão de uma só vez. Prometi que nunca mais faria isso! Foi muito difícil fisicamente e claro, eu não tinha tantas embalagens para armazenar. Aos poucos e com a prática, reduzi essa receita e hoje faço apenas 1 litro por vez. Teste essa pequena quantidade e depois vá aumentando, como desejar.

Farei no "Processo a Frio" e usando o liquidificador para ser mais fácil ainda. Não usarei o óleo de coco, pois custa muito caro para nós, brasileiros. Hoje será o super básico e eficiente para a dona de casa lavar roupas, o chão e a louça também. Tudo isso nesse sabão artesanal.

 

 


🔔Observações:

  • Esse processo é o mesmo de sabonete artesanal para banho, porém com óleos menos nobres para serem usarmos como produto de limpeza doméstica em geral.
  • Com o óleo usado de frituras, esse processo é mais rápido do que com o óleo novo. Pode ser feito com ambos. A receita não se altera.
  • Respeite o tempo de cura para que o efeito da soda cáustica já tenha finalizado. Aqui serão 4 semanas.
  • Este sabão, com apenas o óleo de soja usado, não produzirá muita espuma, mas potente de mesmo modo. Eu gosto de derretê-lo e misturar detergente. Fica uma beleza.

 

 

Adicionar aromas ao sabão caseiro

De qualquer forma, a receita de sabão aqui abaixo é excelente para o uso como está, sem aromas ou cores. No entanto, se você quiser fazer seus testes, é claro que pode. Quando não tenho nada em casa, faço suco das cascas de uns limões ou laranjas com a água da receita. Congelo esse líquido coado e uso no processo. Pode alterar a cor levemente.

 

 

soap laudry diy


🌿Receita de sabão para limpeza em geral

Para uma primeira experiência em fazer seu próprio sabão artesanal, indico fazer essa pequena quantidade. Facilita para produzir e armazenar.

 


 

INGREDIENTES:

500gr de óleo de soja novo ou usado

150gr de água

68gr de soda cáustica em escamas

 

 

PASSOS PARA PREPARAR O SABÃO SUPER FÁCIL:

Estas instruções mostram como fazer o sabão usando o método Cold-Process (processo a fria) e são bem simples, porém a primeira vez, tudo deve ser visto com cuidado. Siga o tutorial passo a passo ok!

 

1.  Proteja suas mãos com luvas, use um avental e óculos para proteger os olhos.

2.  Separe todos os ingredientes a sua frente para que nada fique esquecido. Principalmente a forma que irá usar. Pode ser caixinha de leite.

3.  Os ingredientes são pesados. Use uma balança ou copo de medida para ajudar. Aqui não precisa ser perfeito!

4.  Preparando a lixia: SEMPRE SIGA ESSA ORDEM - em uma área bem ventilada, despeje a água em um copo medidor bem resistente. Adicione bem lentamente a soda cáustica, mexendo um pouco e se afaste (gases tóxicos). Após uns 10 minutos o líquido deve estar transparente e sem carocinhos.

5.  Enquanto a Lixia está descansando, aqueceremos, delicadamente nosso óleo até, aproximadamente 40ºC. O ideal é que a Lixia e o óleo estejam na mesma temperatura quando se misturarem.

6.  Quando a Lixia reservada estiver na temperatura ideal (40ºC), primeiro ligue o liquidificador, com o óleo dentro. E tirando a tampinha do liquidificador, despeje lentamente a lixia lá dentro.

7.  Para não forçar o aparelho, dê pulsadas e depois bata. Dê mais umas pulsadas e bata novamente. Depois bata por 5 min e veja se essa massa deu ponto de “trace”. Ficará com textura de um creme mais firminho.

 

Ponto “trace” – é o ponto em que visualizamos, na massa, a marca do nosso movimento. (imagem do site https://formuladesabaoartesanal.com/ que tem muito conteúdo sobre saboaria e sua produção. Vale a pena ler) 

 

ponto do sabão
https://formuladesabaoartesanal.com/o-que-e-o-trace/

 

8.   Não bata muito, pois poderá ficar duro e difícil para tirar a massa do liquidificador.

9.  É hora de despejar na forma ou molde.

10.  Cubra o molde com plástico, papelão ou tampa grande e coloque-o em algum lugar quente por 48 horas. Eu uso um isopor com tampa.

11.  Se o sabão estiver firme, após 24h, pode cortar, sem problema.

12.  Coloque cada barra em uma grade em um local fresco e escuro para curar por quatro semanas. Eu uso uma grade para esfriar pão.

13.  E aproveitar!

 


🌿Como posso usar este sabão?

Essa receita resultará em um sabão em barra que poderá ser usado como os industriais. Porém, acho o sabão artesanal muito mais eficiente.

💚Para fazer um sabão líquido ou detergente com esse sabão, é só derreter uma barra de sabão com quase um litro de água. Antes de esfriar, acrescente uma colher de chá de sal e misture. Ele ficará como um gel, ao esfriar. Uso para lavar louças, tira manchas, lavar o chão, roupas, etc... só não o uso para o corpo.

O post ficou grandinho, mesmo sendo simples o assunto. Precisei trazer muitos detalhes para que não houvessem dúvidas. Se alguma informação esqueci de citar, deixe aqui nos comentários que respondo rapidinho.
 


🔔Atenção.

As dicas acima contém informações apresentadas de boa fé e fundamentadas em experiência própria com muita pesquisa sobre o assunto. Qualquer informação apresentada aqui ou comentário com sugestão de uso, não deve ser  ignorado a importância de um teste alérgico antes.

 





🌿🌿🌿🌿🌿🌿




 

Muito obrigado por estar aqui e deixar comentários. Tenha um ótimo dia ou noite! "

 

🌿 CANAL E CLICAR 🔔 Descansarei - sons para dormir
🌿 FACEBOOK - https://facebook.com/descansarei
https://streamelements.com/julianavalentimdiy/tip

 

 

------------------------------------------------

Juliana Valentim criadora deste Blog © www.julianavalentim.com. Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução ou republicação de todo ou parte deste material é proibida.

------------------------------------------------

 

 

 

 

 

 

 

 

2 comentários:

  1. Oie! Vou me aventurar a fazer esse sabão. Eu estou com minhas mãos muito ressecadas. Ele é muito forte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Analice! Ele é forte sim. É maravilhoso para limpar sujeira pesada. Observe que todo sabão tem o tempo de "cura" para ser usado. Se suas mãos são sensíveis, use luvas. Eu não tenho esse problema, e uso até para lavar louças.

      Excluir

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim