MACERAÇÃO 3 MÉTODOS SIMPLES

02 junho 2016


maceração perfume

Saiba como Macerar Perfumes em Casa e Entenda os Processos que Elevam a Fragrância


A maceração de perfumes é um processo fascinante e repleto de nuances que transformam simples ingredientes em essências refinadas. Mas qual é o prazo para a maceração atingir seu pico ou estabilizar? Em relação à fragrância, a resposta não é simples, já que cada perfume tem seu tempo único de maceração, geralmente ocorrendo ao longo de meses ou até anos. Este é um processo contínuo, onde a fragrância evolui diariamente.



Desvendando a Maceração de Perfumes: 

Tempo, Processos e Segredos




Macerar Perfumes em Casa é possível? 

Você se pergunta se é possível macerar seu perfume em casa? A resposta é afirmativa! A maceração ocorre naturalmente, e seu papel é garantir um bom armazenamento. Escolha locais com temperatura amena, evite a exposição à luz direta (como em armários) e, preferencialmente, mantenha o perfume em sua embalagem. Essas práticas simples contribuem significativamente para preservar a integridade do produto.


Significado da Maceração na Perfumaria

Atualmente, na perfumaria, a maceração é um período dedicado à integração perfeita dos ingredientes. Este processo permite que a essência revele toda a sua personalidade, resultando em uma fragrância de alta qualidade. A maceração não é uniforme e pode ocorrer de maneiras distintas no processo de produção de um perfume.

maceração de perfume em casa



Diferentes Processos de Maceração

Com Passo a Passo



🌿Maceração em temperatura ambiente:

1 - Deixe seu frasco de aromatizante tampado dentro do armário escuro, por 18 horas. Coloque-o dentro de um saco escuro, caso a embalagem seja transparente.
2 - Retirando do armário, vai deixá-lo aberto por 6 horas (sem a tampa) em local sem luz solar direta. Uma cômoda no quarto onde crianças não alcancem.
3 - Repita esse processo por 3 dias, porém, quanto mais tempo você repetir, melhor será o produto final. Até uns 10 dias ficaria perfeito.



🌿Maceração por refrigeração alternada:

Essa outra técnica é um "choque térmico" que também ajudará no processo de intensificar a essência.
1 - Coloque o frasco, embalado com seu plástico preto, dentro da geladeira por 3 dias.
2- Depois, deixe 1 dia fora da geladeira. Só que neste caso, o aromatizante PERMANECERÁ tampado. 
3 - Repita o processo por até 10 dias.


🌿Maceração no escuro completo:

Essa ainda não usei. Diz que posso deixar o aromatizante ou o perfume artesanal dentro de uma embalagem que não passe luz, no guarda roupa por 30 dias direto. Só isso será o suficiente para intensificar o perfume. É mais demorado, porém sem trabalho algum.


maceração para perfume


🌿🌿🌿




🔔 Faça o teste! O Aromatizador de Vareta que ensinei aqui rende 1 litro. Divida o produto em várias embalagens. Tente fazer a Maceração em um frasco e deixe os outros sem fazer. Compare os dois no final do processo. É um trabalho que vai valer a pena.

Escolha a técnica que quiser. No final teremos um produto com mais qualidade em fragrância e durabilidade. Assim, seu produto já poderá ser usado ou vendido. Se você sabe fazer esse processo de forma diferente ou tem alguma sugestão, deixe nos comentário. Você irá me ajudar bastante.

Beijos muita saúde a todos! 






🌿🌿🌿🌿🌿🌿




 

Muito obrigado por estar aqui e deixar comentários. Tenha um ótimo dia ou noite! "

 

🌿 CANAL E CLICAR 🔔 Descansarei - sons para dormir
🌿 FACEBOOK - https://facebook.com/descansarei
https://streamelements.com/julianavalentimdiy/tip

 

 

------------------------------------------------

Juliana Valentim criadora deste Blog © www.julianavalentim.com. Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução ou republicação de todo ou parte deste material é proibida.

------------------------------------------------

 

 

 

 

 

 

 







19 comentários:

  1. fiz direto no congelador por 10 dias sem tirar e deu certo, estou amando fazer perfume

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo saber! Vou testar esse seu procedimento. Obrigado por deixar aqui sua dica. Vlw.

      Excluir
    2. Oi Mara
      Tb sou Mara e estou iniciando neste fantástico mundo dos aromas... vc disse q deixou 10 dias no freezer ne? Como foi a fixação? Dura qt tempo mais ou menos?
      Obrigada

      Excluir
    3. Oi Mara
      Aqui é a Mara tb
      Estou iniciando neste fantástico mundo dos aromas e gostaria de saber como ficou a fixação depois destes 10 dias no freezer... qts horas dura o perfume?

      Excluir
  2. Ola tudo bem ? Eu comecei a fazer perfume agora e minha duvida é a seguinte : Posso usar a essencia pura sem fazer nada tal como vem do fornecedor?

    ResponderExcluir
  3. Ola tudo bem ?
    sera que eu posso usar a essencia pura na pele ?
    sem colocar alcool de cereais e macerar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao amigo tem que ter uma base como o alcool puro de cereais ai fica top !!

      Excluir
    2. Mario a essência pura é um oleo por si só. Alem de deixar sua pele ou roupa oleosa e pode manchar a sua roupa. Também é um desperdício do seu dinheiro faca com menos diluente mas coloque para macerar e faca o processo com menos alcool de perfumes. Ficara mais forte do jeito que voce quer e renderá mais.

      Excluir
    3. Muito arriscado, a essência é muito forte, por isso se usa o álcool de cereais e a maceração, não é aconselhado usar sonante a essência pura no corpo!

      Excluir
  4. ...tem umas ate qui da pra usar ela pura, tem um cheirinho do perfume... agora o one milion por exemplo, a essencia pura nao tem nada haver com a perfume pronto.

    ResponderExcluir
  5. Oi pessoal...
    Aprendi a fzr perfumes há pouco tmp mas já estou amando!
    Aprendi a deixar o vidro (enrolado em jornal ou saco preto) na geladeira por duas semanas. Depois aprendi a técnica do escuro total. Dos que fiz, gostei mais da fixação do segundo, mas quem me ensinou faz da primeira forma e da super certo! Não sei se foi algo de errado que eu fiz ou se é questão da própria essência, ou de repente, falta de sorte... De qq forma, quero aprender a cada dia e aprimorar nessa "arte" tão envolvente! :-)

    ResponderExcluir
  6. Olá posso usar a base pronta p fazer Aromatizador?em um litro de álcool qts de essência e de água devo usar?

    ResponderExcluir
  7. Mais uma dúvida! devo usar água na base pronta p fazer Aromatizador ou não?em 1 litro de base devo usar qts de essência?

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, esse processo retarda a evaporação do aromatizador de carros de paleta?

    ResponderExcluir
  9. Juliana , boa tarde. Estou fazendo uma pesquisa a respeito da maceração e muitas pessoas dao essas mesmas dicas, porém a mais parecida com a do quimico Mario, foi essa última. ele fala que nao pode abrir e diz o porque. quimicoweb

    ResponderExcluir
  10. Vou fazer a maceração por refrigeração alternada depois volto pra contar se ficou bom.

    ResponderExcluir
  11. Eu coloquei a essência e completei com álcool + fixador e deixei na geladeira por 10 dias embalado em papel alumínio.

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim