Maceração - passo a passo

02 junho 2016

Processo fácil de fazer mas muito importante.


MACERAÇÃO

É o mesmo que deixar a essência curtir, deixar a fragrância intensificada. 

É como algumas bebidas (como o vinho) precisam envelhecer para se aprimorarem, também passam por este processo os perfumes. Ajuda a eliminar o odor do álcool e restando quase que apenas a essência.

Para este processo, é interessante que o fraco seja opaco, que não entre luz no produto. Caso não tenha esse frasco, embale o vidro em plástico preto. Use até um durex se for preciso.

Vamos aos processos:

Maceração em temperatura ambiente:

1 - Você vai deixar seu frasco de aromatizante ou perfume, dentro do armário escuro, por 18 horas (com a tampa). Envolto no plástico preto, caso a embalagem não seja opaca.
2 - Retirando do armário, vai deixá-lo aberto por 6 horas (sem a tampa) em local sem luz solar direta. Uma cômoda no quarto onde crianças não alcancem.
3 - Repita esse processo por 3 dias, porém, quanto mais tempo você repetí-lo, melhor será o produto final. Até uns 10 dias ficaria perfeito.

Maceração por refrigeração alternada:

Esse "choque térmico" ajudará no processo de aprimoramento da essência.
1 - Coloque o frasco, embalado com seu plástico preto, dentro da geladeira por 3 dias.
2- Depois, deixaremos 1 dias fora da geladeira, só que neste caso, o aromatizante PERMANECERÁ tampado. 
3 - Repita o processo por até 10 dias.

Maceração no escuro completo:

Essa eu nunca usei, mas me falaram que posso deixar o aromatizante ou o perfume artesanal dentro de uma embalagem que não passe luz, dentro do guarda roupa por 30 dias direto. 


Assim, seu produto já poderá ser usado ou vendido.

Dica: É um trabalho que vai valer a pena. Após você ter feito o Aromatizador de Vareta que mostrei aqui; renderá 1 litro. Divida o produto. Tente fazer a Maceração em um frasco e deixe o outro. Compare os dois no final do processo se valeu a pena ou não.

Se você sabe fazer esse processo de forma diferente ou tem alguma sugestão, deixe nos comentário. Você irá me ajudar bastante.

Assine a Newsletter logo no início da página e sempre receberá dicas como esta.






19 comentários:

  1. fiz direto no congelador por 10 dias sem tirar e deu certo, estou amando fazer perfume

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo saber! Vou testar esse seu procedimento. Obrigado por deixar aqui sua dica. Vlw.

      Excluir
    2. Oi Mara
      Tb sou Mara e estou iniciando neste fantástico mundo dos aromas... vc disse q deixou 10 dias no freezer ne? Como foi a fixação? Dura qt tempo mais ou menos?
      Obrigada

      Excluir
    3. Oi Mara
      Aqui é a Mara tb
      Estou iniciando neste fantástico mundo dos aromas e gostaria de saber como ficou a fixação depois destes 10 dias no freezer... qts horas dura o perfume?

      Excluir
  2. Ola tudo bem ? Eu comecei a fazer perfume agora e minha duvida é a seguinte : Posso usar a essencia pura sem fazer nada tal como vem do fornecedor?

    ResponderExcluir
  3. Ola tudo bem ?
    sera que eu posso usar a essencia pura na pele ?
    sem colocar alcool de cereais e macerar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao amigo tem que ter uma base como o alcool puro de cereais ai fica top !!

      Excluir
    2. Mario a essência pura é um oleo por si só. Alem de deixar sua pele ou roupa oleosa e pode manchar a sua roupa. Também é um desperdício do seu dinheiro faca com menos diluente mas coloque para macerar e faca o processo com menos alcool de perfumes. Ficara mais forte do jeito que voce quer e renderá mais.

      Excluir
    3. Muito arriscado, a essência é muito forte, por isso se usa o álcool de cereais e a maceração, não é aconselhado usar sonante a essência pura no corpo!

      Excluir
  4. ...tem umas ate qui da pra usar ela pura, tem um cheirinho do perfume... agora o one milion por exemplo, a essencia pura nao tem nada haver com a perfume pronto.

    ResponderExcluir
  5. Oi pessoal...
    Aprendi a fzr perfumes há pouco tmp mas já estou amando!
    Aprendi a deixar o vidro (enrolado em jornal ou saco preto) na geladeira por duas semanas. Depois aprendi a técnica do escuro total. Dos que fiz, gostei mais da fixação do segundo, mas quem me ensinou faz da primeira forma e da super certo! Não sei se foi algo de errado que eu fiz ou se é questão da própria essência, ou de repente, falta de sorte... De qq forma, quero aprender a cada dia e aprimorar nessa "arte" tão envolvente! :-)

    ResponderExcluir
  6. Olá posso usar a base pronta p fazer Aromatizador?em um litro de álcool qts de essência e de água devo usar?

    ResponderExcluir
  7. Mais uma dúvida! devo usar água na base pronta p fazer Aromatizador ou não?em 1 litro de base devo usar qts de essência?

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, esse processo retarda a evaporação do aromatizador de carros de paleta?

    ResponderExcluir
  9. Juliana , boa tarde. Estou fazendo uma pesquisa a respeito da maceração e muitas pessoas dao essas mesmas dicas, porém a mais parecida com a do quimico Mario, foi essa última. ele fala que nao pode abrir e diz o porque. quimicoweb

    ResponderExcluir
  10. Vou fazer a maceração por refrigeração alternada depois volto pra contar se ficou bom.

    ResponderExcluir
  11. Eu coloquei a essência e completei com álcool + fixador e deixei na geladeira por 10 dias embalado em papel alumínio.

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves