Como Lavar Louça Mais Rápido e Sem Sofrimento

29 novembro 2016




Para muitos, a tarefa de lavar louça diariamente pode parecer mais desafiadora do que preparar um canteiro para uma horta. No entanto, com algumas dicas simples e práticas, esse processo pode se tornar mais rápido e menos doloroso. A seguir, compartilho com vocês o método que transformou minha rotina na cozinha.


1. Guarde a louça limpa antes: 

Desocupar o Escorredor: Se há louças do dia anterior, guarde-as antes de começar a lavar as novas para evitar trabalho duplicado. Após lavar, seque e guarde a louça imediatamente para evitar procrastinação.




2. Organização Inicial da Pia:

Antes de iniciar, organize a louça por tipo. Junto todos os talheres em uma vasilha, copos um ao lado do outro, pratos e panelas dentro da pia empilhados. Os pratos e panelas, tiro o excesso de gordura e comida com um papel toalha. Garanto que, apenas com esse hábito, já vai economizar detergente e muita água. 



3. Preparação do Detergente:

Aqui em casa, uso meu Sabão Caseiro (aqui) para a louça mais suja, porque é muito potente. Além disso, também dou uma turbinada no meu Detergente (aqui). Prepare seu detergente, com antecedência para que ele tenha maior eficácia. Confira a receita de como turbinar seu detergente aqui. Marque a data no frasco para verificar quanto tempo ele dura - você se surpreenderá!

Desafio: faça essa dica e escreva a data no frasco, o dia que você fez. Quando o detergente acabar, veja quantos dias ele rendeu. Eu garanto!







4. Uso Inteligente das Esponjas:

Separação por Uso: Utilize esponjas diferentes para copos e para o restante da louça. Isso evita a transferência de gordura, economizando detergente e água. Pode parecer exagero, mas os copos não ficam com gordura como os pratos e panelas. Usar a mesma esponja fará com que gaste mais detergente e água para limpá-los.
Identificação e Rotação: A maneira mais fácil para não misturar foi marcar as esponjas de acordo com sua função e, ao trocá-las, passe a esponja dos copos para os pratos, utilizando sempre uma nova para os copos. Testei cortar ao meio a esponja para lavar os copos, mas não gostei muito. Porém, para a pia, funcionou para mim. 
Cuidados com a Esponja: Trocar regularmente e esterilizar é um hábito importante. Leia como desinfetar sua esponja sem muito segredo aqui e saiba por quanto tempo uma esponja deverá ser usada. Essa leitura evita muitos problemas de saúde.






5. Sequência de Lavagem com Produtividade:

Use as esponjas para cada setor: se desejar criar esse novo hábito, faça como eu escrevendo na própria esponja. Evita confusão e uma contaminação cruzada (aqui)

Lavar por Setores: Se seguiu a organização inicial, de separar a louça por setores, o processo será muito rápido.

Lavar os Copos Primeiro: Comece sempre pelos copos para evitar a transferência de gordura.

Pego os talhereslavo todos com detergente. Coloco para escorrer. Já libero espaço na minha pia.

Depois, esfrego todos os pratos e por último, as panelas, e enxaguou tudo de uma vez. Que coisa linda! Já estamos acabando!




6. Cuidados Finais:

Limpeza da Pia e Prevenção de Insetos: Após terminar, passe o rodinho para retirar a água acumulada e borrife o Repelente e Desinfetante Natural sobre a bancada, pia e mesa, espantando todo tipo de mosquito e formigas. Receita aqui. Você pode conhecer minha pia aqui, onde mostro como faço esse repelente cheirosíssimo para a cozinha.



mosquitos, moscas, insetos, repelente, natural

Pode parecer um exagero inicialmente, mas adotar essas práticas transformará a lavagem de louça em um processo rápido e eficiente, liberando mais tempo para o que realmente importa. Com hábito e organização, você economizará tempo, água e detergente. 





_______________________________________________________________________________________________

Se precisar de algum produto, é só clicar no link da loja. Não se preocupe, não haverá nenhum custo extra para você. Quando você compra por esses links, eu ganho uma pequena comissão, o que ajuda a manter nosso trabalho de compartilhar dicas e materiais gratuitos. Explore mais opções na minha loja também. Obrigado pela colaboração!

🌿

Juliana Valentim criadora deste Blog © www.julianavalentim.com. Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução ou republicação de todo ou parte deste material é proibida.

_______________________________________________________________________________________________


 

 

 

 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim