Como lavar louça mais rápido e sem sofrimento

29 novembro 2016



Acho mais fácil prepara um canteiro para fazer uma horta, do que lavar a louça todo dia. O coisa sofrida!

Tem coisas que faço e que me ajudam muito nessa tarefa árdua, de lavar a louça. Oriento um passo a passo ao marido e ao filho também, quando fazem essa tarefa. As donas de casa que lerem este post pode achar desnecessário, mas na minha rotina, essa prática faz toda a diferença. Vou mostrar como faço:


Detergente render mais do jeito certo: 

A primeiríssima coisa que você fará é preparar seu detergente. Isso mesmo! Deixá-lo mais potente e render muito muito mais. Veja aqui a receita/passo a passo do Detergente TurbinadoDesafio: faça essa dica e escreva a data no frasco, o dia que você fez. Quando o detergente acabar, veja quantos dias ele rendeu. Eu garanto!





As Esponjas: 

Ela pode ser sua amiga ou a vilã da cozinha. Por isso, duas dicas direcionadas a ela.

A primeira é uma opção bem bacana: usar uma esponja para os copos e outra para o resto da louça. Pode parecer exagero, mas os copos não ficam com gordura alguma como os pratos e panelas. Usar a mesma esponja fará com que gaste mais detergente e água para limpá-los. Mas é só uma sugestão.

A maneira que achei mais fácil para não misturar as esponjas foi, escrever em cada uma delas sua função, mas você deve encontrar uma opção de conforto. Eu uso uma esponja mais nova para os copos e quando faço a troca, passo-a para os pratos e pego uma novinha para os copos. 

Testei cortar ao meio a esponja para lavar os copos, mas não gostei muito. Porém, para a pia, funcionou para mim. A segunda dica  veremos mais a baixo. 


Guarde a louça limpa antes: 

Se deixou a louça de ontem escorrendo, guarde o que já está limpo e ficou no escorredor. E assim também, você terá espaço para lavar as outras. Caso contrário, você secará a louça duas vezes. 

Organize a pia: 

Agora sim, vamos começar. Eu inicio sempre separando por setor. Junto todos os talheres em uma vasilha, copos um ao lado do outro, pratos e panelas dentro da pia empilhados. Os pratos e panelas, tiro o excesso de gordura e comida com um papel toalha. Garanto que, apenas com esse hábito, já vai economizar detergente e muita água. 

Sempre lave primeiro os copos: 

Pegue sua esponja para os copos e os lave primeiro. Caso contrário, a gordura dos pratos pode passar para seus copos. Assim você vai precisar de mais água e empenho para limpá-los.


Lavar por Setor com Produtividade: 

Se você seguiu os passos anteriores, sua louça estará separada por setor. E da mesma forma começaremos a lavar. 
Pego os talheres e lavo todos com detergente. Coloco para escorrer. Já libero espaço na minha pia. Depois, esfrego todos os pratos, e enxaguou tudo de uma vez. Que coisa linda! Já estamos quase acabando!

Separar a louça é igual separar roupa:


Quando tiro as roupas do varal, eu já separo as pilhas de cada um da familia. Após passadas, os montinhos já estão feitos. O princípio é o mesmo. Coloque no escorredor as peças em ordem. Gente, não é loucura; é agilidade no processo.

É melhor gastar tempo com seus filhos, do que se matar na cozinha, né! Ai amiga, quando for guardar a louça, vai ficar "facin facin". Pratos unidos, panelas empilhadas e talheres prontos para ir para gaveta.


Tente não deixar para depois: 

Seque e guarde a louça assim que acabar de lavar. Não procrastine. Mas, não teve tempo de guardar, tudo bem! Quantas vezes eu cheguei do serviço cansada, lavava a louça e ia dormir. A dica é, cubra a louça com um pano de prato para evitar os bichinhos e no outro dia elas já estarão secas. Sem neura.


2ª Dica Sobre Esponjas: 

Troco a minha pelo menos uma vez por semana. Já é rotina. Mesmo assim, as esterilizo no microondas. Sabia que devemos esterilizar a esponja? Estudos realizados apontam que podem existir 10 milhões de bactérias somente na esponja de cozinha. Na hora de lavar a louça, lembre-se de que o detergente apenas desengordura o utensilio, mas não mata os germes. 

A dica agora vale um milhão e mais economia de remédios:

É para os filhinhos que reclama de dores de barriga sem motivo aparente: Algumas doenças, como infecção intestinal, gastrenterite, hepatite C, Tuberculose podem ser transmitidas pela contaminação cruzada. E para isso não acontecer,  basta colocar a esponja bem cheia de água em um prato e levar ao microondas por 2 minutos, em potência alta mesmo. Pronto. Limpa e desinfetada. Outras formas de desinfetar a esponja estão aqui.


Não tem microondas? Basta jogar água fervendo sobre a esponja. É eficiente também. A dica do microondas é pela praticidade. Ok?!

Esse assunto rende tanto que dá até um post só sobre a esponja. Retiro da cozinha a esponja "velha" e passo para limpeza da casa, que também não deixo por muito tempo não. 


Acabou? Só mais um pouquinho: 

Não use a mesmo esponja da louça para lavar a pia. Mas se usar; então dáli água fervendo nela depois. Agora, para sua vitória ser completa, vamos passar o rodinho para retirar a água acumulada, e nada de paninho molhado na pia! Por favor! Borrife o Repelente e Desinfetante Natural sobre a bancada, pia e mesa, espantando todo tipo de mosquito e formigas. Receita aqui.



Tenho uma pia pequenininha, e para que fique com visual de limpeza e organização, não uso escorredor, ou mesmo lixeira. Guardo tudo no seu devido lugar além de deixar o detergente e a esponja também no alto. Você pode conhecer minha pia aqui, onde mostro como faço um repelente cheirosíssimo para a cozinha.


Pode parecer exagero, mas, com o hábito, tudo fluirá normalmente. Será rápido, automático, economizando seu tempo, água e sabão.






_______________________________________________________________________________________________

Se precisar de algum produto, é só clicar no link da loja. Não se preocupe, não haverá nenhum custo extra para você. Quando você compra por esses links, eu ganho uma pequena comissão, o que ajuda a manter nosso trabalho de compartilhar dicas e materiais gratuitos. Explore mais opções na minha loja também. Obrigado pela colaboração!

🌿

Juliana Valentim criadora deste Blog © www.julianavalentim.com. Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução ou republicação de todo ou parte deste material é proibida.

_______________________________________________________________________________________________


 

 

 

 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim