Pão de Batata Baroa (igual pão de queijo)

08 dezembro 2016




Não pude acreditar no resultado desse pãozinho! A surpresa foi tão grande no resultado, que precisei postar para que mais pessoas testem. É incrível o sabor e a textura que ficou. Realmente é um pão de queijo!


Pão de Queijo sem Queijo


Receita para lanches com sabor. Para quem não pode consumir a proteína do leite, esse pão é perfeito.
Além da receita abaixo, também deixei em vídeo antigo  para que você possa acompanhar.

Rende: 50 unid (bolas pequenas)
Tempo de preparo: 1:35h (para preparar a massa e assar) kkkk, claro, foi a minha primeira vez. Mas na segunda, já foi rapidinho. Garanto.


Ingredientes

300g de Polvilho Doce
200g de Polvilho Azedo
500g Batata Baroa (Mandioquinha)
1/2 xic. de óleo
1 colher (chá) de sal
150ml de água
Ervas secas à gosto (orégano, açafrão e alecrim) 

OBS - o alecrim deixou o sabor muito forte. Não usaria novamente.

Preparo

1º Passo - cozinhe a batata. Se cozida com a casca, ela não retém muita água. Como aqui queremos umidade, pode cozinhar já descascada. Esprema e reserve.
2º Passo - misture os secos com o óleo. Tente esfregar a farinha com as mãos para que misture ao máximo com o óleo.
3º Passo - acrescente a batata e amasse mais um pouco, até que os ingredientes se misturem. A massa ainda fica desfarelando. 
4º Passo -  Agora, aos poucos, coloque os 150 ml de água. Sovar por alguns minutos. Neste ponto, a massa ainda estava quebradiça, então, vá colocando mais um pouco de água. Sove por uns 15 min até a massa ficar macia. No vídeo demostro bem a evolução da massa para que você não tenha dúvidas do ponto. 
5º Passo - Não se esqueça das ervas secas. Já ligue o forno e pré-aqueça a 180ºC pelo tempo que você levar para enrolar os pãezinhos. Uns 10 minutinhos.
6º Passo - Agora é só enrolar. Divida a massa ao meio e deixe tampada a que você não estiver trabalhando. Assim evita o ressecamento da massa. Pode colocar as bolinhas direto no tabuleiro sem untar.
7º Passo - Asse por 35 min a 180ºC. Ele fica com o dourado da cúrcuma e apenas cria uma casquinha no fundo. Muito muito macio e DE-LI-CI-O-SO.








🌿MACETE / DICAS: 

* Se a massa, na hora de enrolar, ainda estiver quebradiça, molhe a ponta dos dedos com água e enrole. 
* A curcuma foi essencial para essa cor amarelinha. Ficou com uma cara mais apetitosa. Fez muita diferença.
* A temperatura da sua região pode interferir na quantidade de água, então, realmente coloque aos poucos. Acho que, no final, usei 200ml.
* PODE SER CONGELADO. Maravilha. Testei. Assei uma parte congelada e ficou igualzinho.








_______________________________________________________________________________________________

Se precisar de algum produto, é só clicar no link da loja. Não se preocupe, não haverá nenhum custo extra para você. Quando você compra por esses links, eu ganho uma pequena comissão, o que ajuda a manter nosso trabalho de compartilhar dicas e materiais gratuitos. Explore mais opções na minha loja também. Obrigado pela colaboração!

🌿

Juliana Valentim criadora deste Blog © www.julianavalentim.com. Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução ou republicação de todo ou parte deste material é proibida.

_______________________________________________________________________________________________


 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim