quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

AGILIZAR NA HORA DE LAVAR ROUPA





Você vai olhar sua lavanderia com outros olhos.

Tenho feito um planejamento semanal para minha rotina doméstica. Tem me ajudado a ter dia certo para cada cômodo. Não fico na loucura de ter que fazer tudo em um dia. Me concentro mais no cômodo que está marcado na agenda.


E, uma das coisas que mais me deixava louca, era a bagunça de roupa, tanto para lavar, quanto para guardar. REALMENTE EU NÃO DAVA CONTA. 😓

Precisei colocar no papel minha rotina da FAXINA  junto com a rotina da LAVANDERIA e ainda a rotina de LANCHES da escola da minha filha. Aí a neura começou a ficar menor e sair de fininho. 😎😘

Hoje, então, vou passar informações que foram formidáveis para mim. E você não vai precisar ficar afogada em meio as roupas como eu fiquei. Claro, se você estiver precisando de algumas dicas!

São dicas que faço uso, e tomara que alguma possa te ajudar também.


SEPARAR A ROUPA POR TIPO - SIMPLES

Ter cestos que mantenham as roupas separadas ao longo da semana, vai agilizar muito no dia de lavá-las. Manter dois cestos, mesmo que pequenos, pode fazer muito por nós.

Faço duas separações primárias:
  • Roupas de Serviço do Esposo (muito, muito sujas) e outra com
  • Roupas em Geral da Familia (que subdivido quando vou lavar).
A Roupa de Cama e Banho eu troco no dia de lavá-las. Me poupa  espaço na lavanderia. Aproveito a faxina, do dia, de cada cômodo para isso. (tudo na Planilha de Rotina Doméstica que fiz para mim).

BOLSOS VAZIOS
Já “lavei muito dinheiro” (risos).  Eu não lembro mesmo de olhar os bolsos antes de jogar a roupa na máquina. Então, estou testando um método. Coloquei um pote de vidro escrito “ Surpresas do Bolso” logo na minha frente. Isso tem sido como um lembrete. Um ponto de referência. Tem me ajudado muito.


 PRÉ-LAVAGEM  (super dica)




1 - A noite, antes do dia da lavanderia, eu levo um balde para o banheiro e coloco: ½ xíc de sabão em pó, ½ xíc. de álcool e ½ xíc de bicarbonato. Encho o balde com água quente do chuveiro e deixo de molho, algumas roupas, até o dia seguinte. Isso me ajuda a garantir que, as roupas encardidas, saiam da máquina bem limpinhas. Sem esfrega esfrega.


2 – Ou quando a mancha é mais difícil: preparo o meu tira manchas caseiro e aplico direto nelas. (o encardido debaixo das mangas, amarelados, ou até de sangue). Eu amo, amo, amo o meu OxiClean Caseiro. É o meu herói da lavanderia.


MANCHAS INVISÍVEIS

Me incomoda estender um lençol com encardidos ou manchas em qualquer peça de roupa. Nessas situações, uso meu tira manchasNo entanto, depois de ter as camisas de uniforme do meu filho, após lavadas, sempre com cheiro de suor impregnado, me fez mudar a rotina da lavanderia. Mostro aqui como combati esse mal usando vinagre. Deixo de molho e depois lavo normalmente.
Se você não tem um produto que faça isso por você, use o vinagre ou uma das três dicas que dou aqui. É barato, não dá trabalho, e nos dá satisfação da roupa sair limpa e macia da máquina.


MANCHAS PÓS LAVAGEM

Quando retiro as roupas da máquina de lavar, e vou estender, sempre dou uma olhadinha se realmente saiu toda sujeira. Se manchas ainda estiverem lá, não coloco no varal. Vou separando e depois aplico o tira manchas (receitas aqui e aqui) e lavo novamente.
Evite deixar secar, para que a mancha não fique permanente.



LIMPEZA DA MÁQUINA DE LAVAR




Essa tarefa eu nunca vi em nenhuma rotina doméstica que eu tenha lido. E, como o assunto é interessante e requer cuidados, deixei um post só sobre como limpar a nossa máquina de lavar roupa, e de quanto em quanto tempo isso deve ser feito.
Coloquei aqui soluções simples e baratas, além de produtos que você pode usar para essa tarefa, sem prejudicar sua máquina de lavar.
Com esses procedimentos, a vida útil do seu aparelho será muito maior. Menos manutenção, menos gasto e roupa limpa. Bom né!

E se você já tem essa prática na sua rotina, leia assim mesmo, pois pode ser que eu faça diferente. Ai você pode deixar nos comentários a sua dica, ok?



ROUPA NO VARAL SEM ESTRESSE


Foto : O ambiente ideal 
(cortei um pouco a foto para ajustar e não ficar muito grande, mas você pode vê-la inteira clicando no link)


Outra dica, não menos importante é sobre estender as roupas. Tente colocar as peças de cada membro da familia juntas. Agiliza muito!

Exemplo: Roupas do esposo; todas as blusas, calças, shorts...juntos. E, da mesma forma, de cada criança ou as suas. Na hora de tirar do varal, você já consegue fazer o "montinho" de cada um. Facilita para passar e muito mais ainda, na hora de guardar.


Aqui em casa, já entrego as roupas do meu filho para que ele guarde. E da minha pequena também. Só que, com ela, eu estou do lado ajudando. Ela acha super divertido. (Não sei até quando, risos) 


Com essa rotina simples ou hábito, você conseguirá se organizar e ter mais tempo para você mesma. Falo que consigo pensar melhor e ser mais produtiva. E para que não fique nenhuma dúvida, resumão abaixo.


Relembrando:

  • Ter local para já deixar as roupas separadas previamente. (Cestos)
  • Verificar os bolsos.
  • Fazer a pré lavagem, se necessário, para não precisar lavar duas vezes.
  • Cuidar das manchas invisíveis ou difíceis.
  • Não estender roupa suja ou manchada. Lave novamente.
  • Manter a máquina de lavar sempre limpa.
  • Estender as roupas por categoria.
  • Na hora de passar, todas já estão separadas por membro da familia e todos podem ajudar a guardar. (Envolvo a familia nessa tarefa)
Espero que tenham gostado do post. Compartilhe sua experiência aqui conosco.






Nenhum comentário:

Postar um comentário