REUTILIZAR A ÁGUA COM MINI CISTERNA CASEIRA

04 março 2015


mini cisterna


Com a atual crise hídrica, economizar água nunca foi tão importante. A captação da água da chuva é uma solução simples que pretendo apresentar aqui, oferecendo algumas ideias para você avaliar se esse projeto faz sentido para suas necessidades.

Vou compartilhar duas soluções que são tão fáceis que você vai se perguntar por que não as adotou antes. Então, mãos à obra!




🌿APRENDA A MONTAR UMA SISTEMA 

QUE REAPROVEITA A ÁGUA DA MÁQUINA DE LAVAR 

E DA CHUVA GASTANDO POUCO





RESERVATÓRIO DE ÁGUA DA CHUVA:

Com um barril ou bombona, é possível iniciar este projeto incrível. Com custo inferior a 5% do valor de uma cisterna convencional, requer pouca habilidade com ferramentas. Basta direcionar a água da calha para a mini cisterna e instalar uma simples torneira para usá-la em atividades não potáveis, como lavar carro, quintal, limpeza da casa e regar as plantas.

É recomendável colocar um filtro no encanamento para remover impurezas da primeira água da chuva. No site Sempre Sustentável  tem esse projeto passo a passo ensinando até fazer um filtro. Está muito bem explicado. 


REAPROVEITAR ÁGUA DA MÁQUINA DE LAVAR ROUPAS:

A estrela deste projeto é a máquina de lavar, que aqui em casa é a rainha da economia. Gastamos, na compra de um latão de lixo de 200 litros, colocado ao lado da máquina. Basta conectar a mangueira da máquina ao latão para começar a reutilizar a água. Você pode tornar este projeto mais avançado instalando um motor para facilitar o reuso da água.

COMO UTILIZO ESSA ÁGUA?
Eu lavo as roupas, da mais limpa para a mais suja, reutilizando a primeira água para lavar uniformes muito sujos, como os do meu esposo, que utiliza na oficina. A água mais escura é destinada à limpeza de outras áreas. Com esse processo de reuso da água, você economiza água e produtos de limpeza, além de contribuir para o meio ambiente.




🌿INSPIRAÇÃO PARA NOVOS PROJETOS:



Se você não quer um latão gigante ocupando espaço, confira algumas ideias inspiradoras que encontrei para projetos mais discretos e esteticamente agradáveis.


aproveitar reutilizar água da chuva ou da máquina de lavar



🔔 Lembre-se: 
Para prevenir a proliferação de mosquitos transmissores de doenças como a dengue, é importante adicionar cloro periodicamente à bombona. A proporção é de 1 colher de chá de Água Sanitária para cada 20 litros de água ou o que indicar na embalagem do seu produto. Não deixe a água sem uso por mais de dois dias, pois pode ficar imprópria para utilização.



_______________________________________________________________________________________________

Se precisar dos produtos que menciono, é só clicar nos links disponíveis. Não se preocupe, não haverá nenhum custo extra para você. Quando você compra por esses links, eu ganho uma pequena comissão, o que ajuda a manter nosso trabalho de compartilhar dicas e PDFs gratuitos. Explorar mais opções na minha loja também. Obrigado pela colaboração!

🌿

Juliana Valentim criadora deste Blog © www.julianavalentim.com. Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução ou republicação de todo ou parte deste material é proibida.

_______________________________________________________________________________________________


 

 

 

 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim