MINI CISTERNA CASEIRA

04 março 2015




Com essa crise da água, houve a necessidade de se economizar como nunca. 

Surgiram então inúmeras iniciativas para isso. A captação da água da chuva é uma delas. A realidade, de fazer uma cisterna é para poucos, valores fora do normal, mas como nosso blog, a inspiração é no D.I.Y., queremos fazer o improvável acontecer e claro, gastando quase nada.

Selecionei duas soluções, ou dois projetos que são tão fáceis que você vai ficar pensando: "Como nunca pensei nisso" ou "Como nunca fiz isso". Então bora colocar a mão na massa.


🌿Reservatório de água da Chuva:



Com um barril ou bombona, conseguimos dar andamento nesse projeto formidável. Custo menor que 5% do valor de uma cisterna convencional, exige pouca habilidade com certas ferramentas. Mas nada impossível.
Na foto acima, simplesmente a água que cai na calha, escorre direto para a mini cisterna. Sem fazer força alguma e instalando uma simples torneira, você pode usar essa água para fins não potáveis como: lavar carro, quintal, limpeza da casa, aguar as plantas. Só colocar a mangueira e ir lavando.

O ideal é que haja um filtro nesse cano para retirar a primeira água da chuva e filtrar folhas ou outras sujeiras. No site Sempre Sustentavel  tem esse projeto passo a passo ensinando até fazer o tal filtro. Apaixonei; está muito bem explicado. 



🌿Reaproveitar água da máquina de lavar:

A estrela aqui em casa é a máquina de lavar. Onde em muitos lares ela é a vilã, aqui é a rainha da economia. Esse projeto (ou atitude) simples chama a atenção de quem chega aqui em casa. Gastamos R$50,00 na compra do latão de lixo. Isso mesmo, um latão de lixo de 200 litros que coloquei ao lado da máquina. Só pendurei a mangueira da máquina no latão. Essa da foto foi um projeto menor e pode ser mais fácil, pois ocupa menos espaço.




Esse projeto pode ser mais elaborado, instalando um motor para facilitar o reuso da água. Aqui na minha cidade, um motor está em torno de R$ 30,00 (valor atual). Dê uma olhada nos sites, pois tem vários projetos grátis por aí.


🌿Como uso essa água?

Separo as roupas mais limpas das mais sujas. Com a primeira água (da lavagem da roupa mais limpa) eu reutilizo e lavo os uniformes do meu esposo, que usa na oficina (muuuuito sujo). Com essa água escura, eu ainda lavo minha área e para outras tarefas.

Lembrando; com esse processo de reuso da água, você economiza água e produtos de limpeza. Faz muito bem para o bolso e para o meio ambiente.



🌿Inspiração para novos projetos:

Claro que ninguém quer um latão gigante na sua área enfeitando seu cantinho né. Então veja algumas idéias que encontrei. Pode servir de inspiração para novas obras de arte.






🔔 Lembre-se: 
Para prevenir o surgimento de focos da dengue é preciso colocar cloro periodicamente na bombona. O calculo é de 1 colher de chá de Água Sanitária para cada 20 litros de água. Não deixe mais de dois dias essa água sem utilizar, pois apodrece.


🌿

Se fizer algum projeto sustentável assim, publique com a #judiy. 

Gostaram das sugestões?
Tirem suas dúvidas ou comentem aqui em baixo. Ficarei feliz em atender.
Lembrando que sou apenas uma dona de casa que busco o melhor para meu lar.






🌿🌿🌿🌿🌿🌿



Muito obrigado por estar aqui e deixar comentários. Tenha um ótimo dia ou noite! "

 

🌿 CANAL E CLICAR 🔔 Descansarei - sons para dormir
🌿 FACEBOOK - https://facebook.com/descansarei
https://streamelements.com/julianavalentimdiy/tip

 

 

------------------------------------------------

Juliana Valentim criadora deste Blog © www.julianavalentim.com. Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução ou republicação de todo ou parte deste material é proibida.

------------------------------------------------

 

 

 

 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves