8 DICAS DE COMO LAVAR ROUPA SEM SOFRIMENTO

12 março 2024



lavanderia sem estresse

Você vai olhar sua lavanderia com outros olhos.


Tenho feito um planejamento semanal de me dedicar um dia para cada cômodo. Me concentro mais no cômodo que está marcado na agenda. E, uma das coisas que mais me deixava estressada era a bagunça de roupa, tanto para lavar, quanto para guardar. Realmente não dava conta! 😓 

Lavar roupas é uma tarefa doméstica recorrente e cansativa para mim. Mas entendi que, além de garantir que as peças fiquem limpas e cheirosas, também economizo água, energia e tempo organizando esse processo. Neste artigo, reuni dicas que foram muito valiosas para otimizar a lavagem de roupas, aqui em casa, tornando-a mais eficiente, econômica e mais leve para mim Leia com atenção e entenda sua rotina. Adapte ou só absorva o que faz sentido para você. Bora!




🌿6 Dicas para Lavar roupa sem sofrimento




1. Crie o "DIA" da Lavagem

  • Tenha o dia exclusivo para lavar roupas: Essa dica já é antiga. Organize-se para lidar com essa tarefa em um ou dois dias específicos. Isso economiza água e energia. Eu sei que já sabe disso, mas pode ser que ainda não tenha intitulado “o dia” da lavagem aí na sua rotina. Separo dois dias da minha semana para incluir a lavanderia na rotina doméstica. Tenho vários materiais para ajudar nessas tarefas. Depois dê uma olhada e baixe o que precisar. (Freebies)
  • Não lave em pequenas quantidades: Espere acumular uma quantidade razoável de roupas antes de usar a máquina. Isso reduz o desperdício de recursos. Por isso o dia da lavagem é importante. Não irá lavar um pingado de roupa e sim juntar para o dia da lavagem. Tenho 2 dias para lavar roupa, mas se seu volume for outro, então coloque 3 dias da semana para lavar roupa. 


2. Use os Três cestos
  • Separe as roupas por tipo: Ter cestos que mantenham as roupas separadas ao longo da semana, vai agilizar muito no dia de lavá-las. Ter esse espaço, mesmo que pequeno, para já ir jogando as peças separadas, pode fazer muito por nós. No dia de lavar, nem precisa de muito. Só pegar no cesto e colocar na máquina. Pegou a visão? Os três cestos uso para destralhar a casa, mas aqui uso para a separação das roupas. Como você separa por aí?
     Dicas Extra: Como meu espaço é pequeno, faço duas separações primárias:
  • Roupas de Serviço do Esposo (muito, muito sujas) e outra com
  • Roupas em Geral da Familia (que subdivido quando vou lavar. Por Cor e Tipo).
  • A Roupa de Cama e Banho eu troco no dia de lavá-las. Me poupa  espaço na lavanderia. Aproveito a faxina, do dia, de cada cômodo para isso. (tudo na Planilha de Rotina Doméstica que fiz para você).

organizar o guarda-roupa ou a lavanderia, os três cestos são formidáveis



3. Bolsos Vazios

  • Tenha uma casinha para os perdidosJá “lavei muito dinheiro” (risos).  Eu não lembro mesmo de olhar os bolsos antes de jogar a roupa na máquina. Então, estou testando um método. Coloquei um pote de vidro escrito “ Surpresas do Bolso” logo na minha frente. Isso tem sido como um lembrete. Um ponto de referência. Tem me ajudado a lembrar de fazer esta vistoria nos bolsos antes de jogar a roupa na máquina. E porquê não uma decoraçãozinha para alegra nossa lavanderia. Imagem para inspiração.


organizar seu espaço organiza sua mente



4. Pré-Lavagem (Super dicas)
  • Remova manchas antes de lavarTrate as manchas antes de colocar as roupas na máquina. Isso evita lavagens extras e economiza água. Receita de tira manchas é o que não falta aqui. Vou colocar as mais visitadas aqui. Cada uma faço e uso aqui em casa. São quase os mesmos ingredientes porém com método de aplicação diferente. Veja abaixo.
  • Manchas leves:A noite, antes do dia da lavanderia, eu levo um balde para o banheiro e coloco: ½ xíc de sabão em pó, ½ xíc. de álcool e ½ xíc de bicarbonato. Encho o balde com água quente do chuveiro e deixo de molho, algumas roupas, até o dia seguinte. Isso me ajuda a garantir que, as roupas encardidas, saiam da máquina bem limpinhas. Sem esfrega-esfrega.
  • Ou quando a mancha é mais difícil: preparo o meu tira manchas caseiro e aplico direto nelas. (o encardido debaixo das mangas, amarelados, ou até de sangue). Eu amo, amo, amo o resultado do meu OxiClean Caseiro. É o meu herói da lavanderia.
Claro que você tem uma receitinha aí. Mas se precisar de inspiração, clique nos links acimas e veja como faço os meus tira manchas. 


deixar de molho suas roupas poupa tempo


5. Cheiro de suor em roupa lavada

  • Remova cheiro persistente: Me incomoda depois de lavar as camisas de uniforme do meu filho com cheiro de suor impregnado. Mostro aqui como combati esse mal usando alguns produtos: vinagre, Pinho Sol Original ou o Lysoform.
  • Deixo direto no tecido agindo por 30 minutos. Depois lavo normalmente. Se você não tem um produto que faça isso por você, use o vinagre ou uma das três dicas que dou aqui. É barato, não dá trabalho, e nos dá satisfação da roupa sair limpa e macia da máquina.

6. Manchas pós lavagem

  • Não estenda no varal: Quando retiro as roupas da máquina de lavar, e vou estender, sempre dou uma olhadinha se realmente saiu toda sujeira. Se manchas ainda estiverem lá, não coloco no varal. Vou separando e depois aplico o tira manchas novamente (receitas aqui e aqui) e lavo em seguida. Evite deixar secar, para que a mancha não fique permanente. É chato essa parte, mas quem quer pegar uma roupa no guarda-roupa manchada? Para finalizar nosso dia de lavanderia, não podemos esquecer dela: a Máquina de Lavar nossas roupas. Quem quer ficar sem uma hoje em dia?  Eu fiquei o primeiro ano de casa sem máquina de lavar, e 1 ano depois, ganhei uma usada de minha irmã. Pensa na alegria de não ficar até as duas da madrugada lavando roupa! Sofrimento acabado. E por ser tão importante, daremos a devida atenção a ela também.



7. Limpeza da máquina de lavar roupas
  • Remova cheiro persistente: Essa tarefa eu nunca vi em nenhuma rotina doméstica que eu tenha lido. E, como o assunto é interessante e requer cuidados, deixei um post só sobre como limpar a nossa máquina de lavar roupa, e de quanto em quanto tempo isso deve ser feitoColoquei aqui soluções simples e baratas, além de produtos que você pode usar para essa tarefa, sem prejudicar sua máquina de lavar. Bom né! Leia o post com carinho. Mostro como uso esse filtro natural para evitar sujeiras lá dentro.

esponja de fibra natural



E se você já tem essa prática na sua rotina, leia assim mesmo, pois pode ser que eu faça diferente. Ai você pode deixar nos comentários a sua dica, ok?


8. Varal sem espaço para as roupas

  • Separe as roupas no varal: Essa outra dica, não menos importante é sobre estender as roupas. Tente colocar as peças de cada membro da familia juntas. Agiliza muito! Exemplo: Roupas do esposo; todas as blusas, calças, shorts...juntos. E, da mesma forma, de cada criança ou as suas. Na hora de tirar do varal, você já consegue fazer o "montinho" de cada um. Facilita na hora de guardar.  Aqui em casa, já entrego as roupas do meu filho para que ele guarde. E da minha pequena também. Só que, com ela, eu estou do lado ajudando. Ela acha super divertido. (Não sei até quando, risos) 
  • Use cabides para estender as roupas: E se no meio de tanta roupa, não houver espaço, use cabides no varal que suas roupas, além de já saírem esticadinhas, vão direto para o guarda-roupa. Não passo roupa. Mostro aqui. 

lavar e guardar roupas com agilidade



🌿Nosso Objetivo aqui



Com essa rotina simples ou hábito, você conseguirá se organizar e ter mais tempo para você mesma. Falo que consigo pensar melhor e ser mais produtiva. E para que não fique nenhuma dúvida, resumão abaixo.


Relembrando:

  • Ter um dia certo para lavar roupas. Cria uma ordem.
  • Ter local para já deixar as roupas separadas previamente. (Cestos)
  • Verificar os bolsos.
  • Fazer a pré-lavagem, se necessário, para não precisar lavar duas vezes.
  • Cuidar das manchas invisíveis ou difíceis.
  • Cheiro de suor persistente como acabar
  • Não estender roupa suja ou manchada. Lave novamente.
  • Manter a máquina de lavar sempre limpa.
  • Estender as roupas por categoria.
  • Na hora de guardar, todas já estão separadas por membro da familia e todos podem ajudar a guardar. (Envolvo a familia nessa tarefa)
  • Poupe espaço usando cabides para estender as roupas

Espero que tenham gostado do post. Deixei vários link sobre os assuntos citados, caso queira fazer igual ou tirar alguma dúvida. Compartilhe sua experiência aqui conosco. 
Muito obrigado por estar aqui e deixar comentários. Tenha um ótimo dia ou noite! "



Assuntos que estamos atualizando os link
Roupas que soltam tinta
Lavar roupa com sal grosso
Lavar roupa ao avesso
O que é lavar a seco?


🌿🌿🌿🌿🌿🌿



 

🌿 CANAL E CLICAR 🔔 Descansarei - sons para dormir
🌿 FACEBOOK - https://facebook.com/descansarei
https://streamelements.com/julianavalentimdiy/tip

 

 

------------------------------------------------

Juliana Valentim criadora deste Blog © www.julianavalentim.com. Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução ou republicação de todo ou parte deste material é proibida.

------------------------------------------------

 

 

 

 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim