terça-feira, 24 de janeiro de 2017

LIMPEZA E MANUTENÇÃO DA MÁQUINA DE LAVAR




Muitas vezes ela não recebe essa atenção, mas precisa entrar sim na nossa rotina doméstica.  


O próprio fabricante já mostra no manual as instruções de limpeza que deve ser feita e por qual período. Cada máquina tem uma instrução diferente. Procure a sua.


No manual da minha máquina (Eletrulux LTD15) consta limpeza 1 vez no mês: Colocar 1 litro de alvejante (água sanitária) no cesto. Selecionar o ciclo mais longo e nível da água mais alto.

Vou mostrar como faço e você poderá julgar a frequência para fazer essa limpeza, ou pelo menos, a cada três meses. Mas depende da sua rotina doméstica. 

Além de ter feito uma planilha da minha Rotina Doméstica para agenda, inclui a limpeza da máquina também. Isso ajuda a não esquecer essa tarefa.


IMPORTÂNCIA DA LIMPEZA (FATO)


Minha máquina antiga, também da Eletrolux (LT50), precisou de manutenção. O técnico que me atendeu não acreditou quantos anos eu usava aquela máquina. Disse que nunca havia consertado uma máquina, com 9 anos de uso, em tão perfeito estado e que nunca passara por manutenção anterior.

Esse senhor ainda me disse que o sabão em pó, como o amaciante vão grudando nas engrenagem, causando problemas e necessitando de manutenção antecipada.

Dou crédito, ao bom estado da minha máquina, ao meu sabão em pó caseiro, que contém Bicarbonato de Sódio, além de usar frequentemente o vinagre. Quase não fica suja minha máquina, por isso, faço uma limpeza trimestral com o passo a passo mais abaixo


DICAS PARA PREVENÇÃO

COM POUCA SUJEIRA (1 vez no mês) – você pode encher a máquina com 1 litro de vinagre e colocar para bater no ciclo mais longo. Ele ajuda a soltar essa gordura evitando acúmulos. Mas, consta no manual da minha máquina para NÃO ser usado o vinagre. Fica a sua escolha. Eu faço uso constante (tanto na máquina antiga, como na nova).

MÁQUINA ENCARDIDA INTERNAMENTE  (1 vez no mês) -  colocar 1 litro de água sanitária e fazer o mesmo processo (lavagem mais longa). Se sua máquina não fica tão suja, acho que essa limpeza pode ser feita a cada 2-3 meses.

MUITA SUJEIRA INTERNA - Existe no mercado, um produto que promete fazer essa tarefa pesada muito bem. Não encontrei ainda na minha cidade, mas vou deixar aqui a dica. Siga as instruções de uso do fabricante. (Não é PostPublish, apenas informação)


Caso você nunca tenha lavado sua máquina e está percebendo bolinhas pretas nas roupas, ou uma sujeira estranha, pode ser o caso de usar esse sachê. Ele é próprio para essa função.

Mas, não posso deixar aqui, de sugerir algo. Em todas as dicas a cima, foram orientações que já lí do fabricante e já fiz em minha máquina. E em todos os métodos, a água é descartada (MUUUUUUITA ÁGUA MEU POVO). Mas, tenho feito um processo diferente.

  
COMO FAÇO A LIMPEZA DA MINHA MÁQUINA?


Preparo uma remessa de panos que uso para limpeza que estão por aqui. Coloco junto, na máquina ½ xic. de Bicarbonato (na gavetinha do sabão) e ½ xic. de Vinagre (na gavetinha do amaciante) no ciclo longo ou com água quente, se houver. Resista, não coloque sabão em pó para essa tarefa.

Resultado, panos de limpeza bem lavados e máquina com menos resíduos. Funcionamento perfeito por mais tempo. Claro, fazer isso e aproveitar essa água para lavar roupas mais sujas ou na faxina, é FUNDAMENTAL.Faço com frequência, e se acho que a máquina precisa de mais limpeza, uso o alvejante. 

No dia que eu encontrar o Limpa Máquina da Mon Bijou, vou comprar e testar. Aí atualizo o post, ok?!

Você tem o costume de lavar sua máquina? Com qual frequência? Com qual produto? Ou nunca fez! Porque ficar sem ela, é um pesadelo. Então, cuido bem da minha.





Nenhum comentário:

Postar um comentário