DESAFIO 3: Brincar de Organizar com as Crianças

20 junho 2017



Nem sempre o organizado precisa está impecável como a capa de revista. Tudo tendo o  lugar para retornar, pode ser o bastante por agora.

Agora já é a quarta semana de ORGANIZAÇÃO REAL. Não desanime, leia até o fim e entenda o que pode ser útil para você e faça. Só isso. Lembre-se, aos poucos chegaremos.


Eu chegava muito tarde do meu emprego, e mesmo suplicando por um banho, sentava no chão para brincar com meus filhos. Como eu já estava muito cansada, juntava os brinquedos rápido, limpava e ia jantar. Não ensinava que o ato de guardar os brinquedos também era uma forma de respeito com a mamãe, que estariam me ajudando. Além de responsabilidade e organização.

Fiquei imaginando como eu poderia ensinar meus filhos a guardar os brinquedos, mesmo eu ficando tanto tempo fora. Precisei ser criativa e paciente!



Organização Infantil – Dando os primeiros passos

Aqui foram atitudes que testei com meus filhos e gostei muito de ter feito. O que eu mais queria, não eram os brinquedos expostos como uma vitrine, e sim que as crianças brincassem muito e, depois da brincadeira, soubessem que era hora de juntar tudo e onde colocar.
Vou mostrar para vocês, algumas coisas que fiz e foi muito produtivo.



1 – DAR DE COMER AO CESTO: fiz um túnel com uns 4 rolos de papel toalha e fixei na parede com fita crepe. Aí eu dei a opção do cesto e do túnel. Brinquedo grande ia direto para o cesto (bonecos e peças maiores). Brinquedo pequeno ia para o túnel. Claro que a Sara só queria os brinquedos pequenos (risos). Foram vários dias brincando para dar resultado. Consegui também trabalhar percepção de tamanho e espaço.




2 – CRIAR ROTINA DE BRINCAR DE GUARDAR: Crie a hora de guardar os brinquedos. Eu fiz isso no horário antes de dormir. Guardávamos os brinquedos e entrávamos na rotina da Hora do Sono. A rotina é fundamental para que tudo funcione sem pirraça ou choro. Tente sempre nos mesmos horários.
Cada criança tem uma personalidade e nada é regra. É, tentativas mais tentativas.

Ensinar a guardar os brinquedos




3 – FACILITE PARA SEU FILHO: Eu logo pensei, nesse processo de guardar os brinquedos, na independência das crianças, em fazerem sozinhas. Os brinquedos não estavam fáceis para serem guardados. Mudei. Coloquei os brinquedos em uma parte baixa da cômoda e usei os próprios brinquedos maiores como organizadores. Um caminhão, banquinho de cabeça para baixo (imagem) ou mesmo uma casinha podem ser os organizadores que você precisava. Não comprei nenhuma caixa organizadora. Apenas usei os próprios brinquedos para isso.


(Decoração de 1,99)

Ou para brinquedos maiores, você pode demarcar o espaço com fita colada no chão.



4 – BRINQUEDOS DA SEMANA: essa ideia foi incrível. Fiz um post aqui para o Blog com uma decoração só com produtos de 1,99 para os brinquedos. Eu usei aquelas jardineiras bem baratinhas (3,00) e preguei na parede, como a foto abaixo. Nessas jardineiras eu coloquei os livros de histórias que leríamos, e brinquedos expostos, todos para serem usados naquela semana.
Eu sempre trocava no decorrer dos dias, mas o LEGAL dessa ideias, é que limitamos o número de brinquedos espalhados e toda semana minha filha tinha “brinquedos novos”. Menos bagunça e ela NÃO ENJOAVA DOS BRINQUEDOS. Era sempre novidade.




5 – CABIDEIRO: se você não quer que seu filho largue a mochila pelo chão, ou escale o guarda roupa para guarda-la; crie um espaço para isso. Esse cabideiro é muito lindo. Vou deixar aqui o site do passo a passo para quem quiser tentar.




Desafio 3. Ensinar a organizar


Crie organizadores para os brinquedos. Nas lojas de 1,99 tem aos monte. Um balde ou lixeira, caixa de papelão, suporte de xampu, invente. Se for colorido, chamará mais a atenção.
Chame as crianças para ajudar na arrumação. Brinque com eles, faça desse momento uma “bagunça”.
Quem guarda mais brinquedos, ou acertar a cesta com os brinquedos. Invente. Também é uma boa hora
de separar o que irá para o lixo ou será doado. 
quando terminei, aqui em casa, expliquei, olho no olho, que assim nossa casa ficará mais bonita e limpa. Que preciso da ajuda deles. Foi um abraço e um beijo gostoso.
é manter a rotina. Esse é o passo mais trabalhoso. Se toda essa arrumação não funcionou, faça de novo, mude de lugar. Como disse a cima, é tentar e tentar.
 Eles seguirão nosso exemplo. Não faça algo que as crianças não possam mexer ou que tenham dificuldades em colocar no lugar. Esse foi o maior desafio até agora.





Nada é de um dia para o outro. Mas é gratificante quando sua filha de 3 anos ensina ao outros primos que acabou a brincadeira, então é hora de guardar os brinquedos. Muito amor!!!!!!!
Acho que é muito válido essa troca de experiência com os filhos. Idéias simples que nos ajudam a educar sem “estressar”.Criei DESAFIOS em alguns posts para te dar a visão de que pequenas vitórias na organização refletem grandemente na rotina da família. Todos simples de serem concluídos. E se sua criatividade superou a minha, mande seu testemunho ou dica, para que possa ajudar muitos, por aqui.





🌿Relação dos Posts:
Lembre-se: organização não é sinônimo de perfeição. O importante é ter uma casa funcional que te faça feliz!


DESAFIO 01 - RECONHECENDO A BAGUNÇA (aqui)
DESAFIO 02 - 
VIRE CAÇADOR (aqui)
DESAFIO 03 - ENSINAR A ORGANIZAR (aqui)
DESAFIO 04 - 
 É HORA DE IR PARA O TRABALHO (aqui)
DESAFIO 05 -  MUDANÇA DE ESTAÇÃO (aqui)
DESAFIO 06 -CRIE ORGANIZADORES SEM GASTAR (aqui)
DESAFIO 07 -  USAR A TÉCNICA DOS TRÊS BALDES (aqui)


Espero que essas dicas ajudem você a manterem seus guarda-roupas organizados. Se tiver alguma pergunta adicional, estou à disposição! 😊





_______________________________________________________________________________________

Se precisar dos produtos que menciono, é só clicar nos links disponíveis. Não se preocupe, não haverá nenhum custo extra para você. Quando você compra por esses links, eu ganho uma pequena comissão, o que ajuda a manter nosso trabalho de compartilhar dicas e PDFs gratuitos. Explorar mais opções na minha loja também. Obrigado pela colaboração!

🌿

Juliana Valentim criadora deste Blog © www.julianavalentim.com. Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução ou republicação de todo ou parte deste material é proibida.

_______________________________________________________________________________________


 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim