DESAFIO 2: ECONOMIA NA ORGANIZAÇÃO DA CASA

06 junho 2017




Não precisamos de muito e sim do suficiente. 


Hoje vivemos em um mundo CONSUMISTA. Até os meus filhos saem da frente da TV e falam: Mamãe eu “quelo”. Somos educados a comprar o que gostamos naquela hora, sem pensar muito. Isso é comprar por impulso. Anteriormente falamos em dar um basta na bagunça mental, agora vamos ao próximo passo:



🌿ATITUDES QUE MUDAM A RENDA FAMILIAR




Depois da primeira organização vista no post anterior, é hora de começar de verdade. 

Aplique a regra dos 30 dias

Essa regra é muito usada quando fazemos aquela faxina nos armários. Se não descartar, separe em uma caixa dos 30 dias. Depois desse tempo, você se perguntará: ainda precisa daquilo? Nem lembrou que tinha isso? É realmente necessário? Então perceberá que muitas das coisas que estão na caixa, não fazem falta. Separe para doação ou venda e lembre-se deles para não fazer uma compra desnecessária.


O dinheiro não é seu 

Já aconteceu com você de chegar no final do mês e um valor sobrou? Aconteceu comigo. Empolguei e adiantei o pagamento de uma conta. Aí aí lembrei: o dinheiro era para outra coisa! Gastei tudo! FRUSTAÇÃO. Não riam, isso aconteceu comigo. Agora adquiri o hábito de anotar na agenda tudo o que desejo, preciso ou quero comprar. De consulta médica a tarefas diárias. Assim, consigo ver qual a maior necessidade. Isso evita que eu esqueça de algo importante e gaste o dinheiro com outra coisa.



Consumo consciente. 

Evitando compras desnecessárias, evitamos preocupações, apertos financeiros. Com a vida organizada, conseguimos nos planejar e organizar melhor nossas finanças. Viver simples (com menos) pode ser viver feliz. E pode ser aplicado ao item anterior. PENSE: já estou pagando prestações e poderei assumir mais essa? 90% das dívidas deixaram de serem feitas só com essas perguntinhas.


  

Economia no bolso 

Tento compartilhar que uma vida mais simples, mais barata pode trazer aquela alegria de antigamente, onde a vida não era tão competitiva. E a minha experiência me ensinou que tudo pode começar com uma simples arrumação da casa. Falaremos disso durante todo esse mês. Depois desse passo, a economia doméstica ficará mais CLARA. Viver dentro do orçamento é possível!
A organização das finanças é igual a do seu guarda roupa. Organizado, você vê todas as suas blusas e não compra sem necessidade. Quando organiza suas contas, você consegue visualizar quais são suas dívidas, prestações ou compromisso, e sabe o quanto da renda poderá comprometer com novos compromissos. É fato.



Realmente é feliz com tudo isso? 

Ter todos os eletrodomésticos e tranqueiras na sua cozinha vai te deixar mais feliz, ou com mais trabalho? Você realmente precisa de tudo isso? Muito aqui pode significar menos conforto, menos alegria, menos tranquilidade. Tenho um micro-ondas que uso todos os dias e minha mãe nem põe a mão no dela. Para mim esse eletrodoméstico é importante. Esse é o julgamento antes de quer a tv mais moderna, o parelho que acabou de lançar... Seja prudente.



Envolver todos da casa no problema

Já relatei que envolvo meus filhos nas contas. Algo simples para eles. Temos uma conta para pagar e eles pedem algo. Mostro o dinheiro que tenho, o que sobra dessa conta e o quanto temos que economizar para conseguir comprar aquele presente. Em conjunto fica mais fácil pagar aquela dívida, alcanças metas, ou planejar um passeio. Não respondo apenas: NÃO TEMOS DINHEIRO. Mostro as prioridades. Isso os amadurece e os deixa mais compreensivos.



O desapego deve ter envolvimento de todos da casa

Exemplo: Mostrar as crianças como fazer. Separar os brinquedos que eles não usam mais e dar de presente para um coleguinha, pode fazer muito pelo seu filho. Leve-o na entrega e mostre como é gratificante presentear alguém com o que não era usado e ter espaço para coisas novas. Deixe-o tomar a decisão de doar. Com o seu exemplo, essa atitude ficará mais fácil para ele se desapegar. Toda a família entrará no clima do MENOS é MAIS. Isso refletirá e os transformará em poupadores e não em consumidores. (mas isso é papo lá para frente)




DESAFIO 2 🌿  Vire caçador.




O exercício de hoje é bem “facinho”. Dê uma olhada em gavetas e por onde mais puder. ACHE AS CANETAS DESSA CASA! Elas parecem que tem pernas. Então, sua tarefa pequenininha de hoje é “caçar” todas as canetas, lápis de cor, canetinha e colocar em um único local. Mais um detalhe, esse local deve ser de conhecimento de todos da casa e de fácil acesso. Assim todos saberão onde é a “casinha” das canetas e voltarão para o local certo. Vai ser divertido. Até aquele copo de vidro de conserva, ou caneca rachada vale. Não é fundamental ser bonito, mas funcional.


Descobri que, aqui em casa tinha lápis para todo lado e as minhas canetas de giz espalhadas. Agora, esse foi o meu resultado! Estão todas próxima ao computador, a vista de todos da casa. Evitando compras desnecessárias, o dinheiro irá para a real prioridade da família.

Até aqui, conversamos em como mudar de pensamento sobre Organização do Lar, e como ter mais dinheiro vendo a vida por outro ângulo. Falaremos em como identificar as tranqueiras da casa e como colocar a mão na massa sem desespero. Aos poucos conseguiremos colocar nossa vida em ordem.

Criei DESAFIOS em alguns posts para te dar a visão de que pequenas vitórias na organização refletem grandemente na rotina da família. Todos simples de serem concluídos. E se sua criatividade superou a minha, mande seu testemunho ou dica, para que possa ajudar muitos, por aqui.





🌿Relação dos Posts:
Lembre-se: organização não é sinônimo de perfeição. O importante é ter uma casa funcional que te faça feliz!


DESAFIO 01 - RECONHECENDO A BAGUNÇA (aqui)
DESAFIO 02 - 
VIRE CAÇADOR (aqui)
DESAFIO 03 - ENSINAR A ORGANIZAR (aqui)
DESAFIO 04 - 
 É HORA DE IR PARA O TRABALHO (aqui)
DESAFIO 05 -  MUDANÇA DE ESTAÇÃO (aqui)
DESAFIO 06 -CRIE ORGANIZADORES SEM GASTAR (aqui)
DESAFIO 07 -  USAR A TÉCNICA DOS TRÊS BALDES (aqui)


Espero que essas dicas ajudem você a manterem seus guarda-roupas organizados. Se tiver alguma pergunta adicional, estou à disposição! 😊





_______________________________________________________________________________________

Se precisar dos produtos que menciono, é só clicar nos links disponíveis. Não se preocupe, não haverá nenhum custo extra para você. Quando você compra por esses links, eu ganho uma pequena comissão, o que ajuda a manter nosso trabalho de compartilhar dicas e PDFs gratuitos. Explorar mais opções na minha loja também. Obrigado pela colaboração!

🌿

Juliana Valentim criadora deste Blog © www.julianavalentim.com. Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução ou republicação de todo ou parte deste material é proibida.

_______________________________________________________________________________________


 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim