DICA 8 - DESAPEGAR para uma Vida Organizada e Leve

09 agosto 2017



A organização não é um privilégio dos ricos, mas uma escolha acessível a todos. Descobri isso ao optar por cuidar dos meus filhos em tempo integral, uma decisão que me levou a uma vida mais simples e, surpreendentemente, mais feliz. Através dessa jornada, percebi o quão consumista nossa sociedade pode ser e como é importante estabelecer prioridades reais para uma vida de qualidade, mesmo sem uma renda fixa.


O Processo de Desapego
O desapego não acontece da noite para o dia; é um exercício diário. A verdadeira riqueza está nos momentos simples, como brincar de bolinha de gude com o pai ou jogar pique-esconde com a mãe. Essas são as memórias que nossos filhos levarão consigo, não as marcas de suas roupas ou o carro que dirigimos!



🌿Como Desapegar e Organizar Sua Casa





1-Produtos vencidos:
Não tem negociação nesse quesito. Medicamentos, alimentos ou cosméticos vencidos deverão ir direto para lixeira. Sabe lá no fundo do armário do banheiro ou aquela gaveta dos medicamentos? A maioria vencidos. Pode provocar uma alergia, não ter o efeito proposto ou causar alguns sintomas pior. CUIDADO! Na pressa, você pode fazer uso no seu filho, de medicamento vencido, e nem se dar conta
No post anterior, a dica era organizar apenas uma gaveta (link abaixo). Tire esse dia para olhar no banheiro: seus produtos de cabelo, de higiene, maquiagens ou medicamentos. Se houver algum vencido, é direto no lixo.




2- Acúmulo de apostilas ou revistas velhas:
Tudo muda muito rápido! Não adianta guarda por anos o que não irá usar mais. Não fará nenhum artesanato? Não tem uma escola para doar? Se livre disso! Eu fiz isso e não acreditei que poderia me desfazer de dezenas de revistas. Estão guardadas apenas as que uso ou as mais importantes. Experimente se desapegar! Traz leveza.
(Relato pessoal: Era uma cômoda inteira de revistas de artesanato, moda e decoração. Foram 5 (cinco) bolsas só de revistas que foram para a reciclagem. É sem palavras! Realmente eram revistas que eu nunca iria usar. Hoje, tenho apenas 1 (uma) gaveta. 
desapegar de revistas, acumular, limpar

3- Copos e pratos que nunca serão usados:
Se você recebe os familiares em casa e tem um armário para organizar todos esses utensílios, maravilha! Caso contrário, dificilmente serão usados os “quatro” jogos de jantar ou aquelas dezenas de copos. 

Aqui em casa eu guardei um jogo de chá da minha Vó e algumas taças. Usei algumas na decoração da casa, e o que era de uso diário, exposto no armário com fácil acesso. O restante, eu doei, tanto copos como pratos.

O pensamento é o mesmo do restante da casa: Vou usar só uma vez no ano? Ao invés de juntar poeira e precisar limpar tudo isso, peço aos familiares para ajudar com os talheres, pratos, etc. De maneira alguma ficamos com vergonha ou constrangidos. Sabe o que é fantástico nisso? Não preciso guardar nada. Cada um leva para sua casa seus utensílios. kkkk meu armário fica feliz também.

Não é problema algum ter vários jogos de jantar. Mas, eles são para te dar trabalho ou alegria? Pense nisso.


 artesanato, decoração, como pintar
Ou aproveite para fazer arte. Trabalho da Ketheley Freyre



4- Cabos solitários:
São aqueles que o celular estragou, ou um aparelho que você não tem mais, ou mesmo  nem imagina o que é. Separe o que não sabe o que é, dos outros que sabe. Agrupe-os por categoria, Cabos de TV, ou carregadores, etc. Etiquete informando de qual aparelho é cada um. Setorize, crie a casinha  certa para serem guardados. Dos cabos que não tem destino, coloque-os em uma sacola para procurar depois. Se sobrou, descarte também.




5-Aparelhos quebrados:
O ventilador parou de funcionar? O micro-ondas pifou? Tv morreu? O gato comeu? (risos). A pergunta que te faço: Vai consertar? O reparo fica mais caro do que comprar um novo? Tá colecionando liquidificadores sem o copo? PARE E PENSE! 

Não aconselho a jogar tudo fora, masssssss, reúna todos os aparelhos quebrados em um balde ou caixa. E veja, se você já comprou um substituto, ou se vale a pena consertar. Caso contrário, dê para aquele vizinho que arruma tudo. E, se não houver conserto, descarte mesmo, sem dó!. Garanto que o alívio será imediato. Fora a facilidade de manter os armários mais limpos e organizados.




Mantenha Apenas o que Você Ama e Usa
Minha casa passa por um processo constante de desapego. Mantenho apenas o que posso limpar e o que realmente uso. Isso torna a organização muito mais fácil e evito de comprar o que já descartei, pois sei que não vou usar.





🌿Relação dos Posts:
Vou deixar aqui um pouco dos conteúdos de organização, que são complemento da matéria de hoje. Tomara que te inspire a renovar na sua casa. Lembre-se: organização não é sinônimo de perfeição. O importante é ter uma casa funcional que te faça feliz!


DESAFIO 01 - RECONHECENDO A BAGUNÇA (aqui)
DESAFIO 02 - 
VIRE CAÇADOR (aqui)
DESAFIO 03 - ENSINAR A ORGANIZAR (aqui)
DESAFIO 04 - 
 É HORA DE IR PARA O TRABALHO (aqui)
DESAFIO 05 -  MUDANÇA DE ESTAÇÃO (aqui)
DESAFIO 06 -CRIE ORGANIZADORES SEM GASTAR (aqui)
DESAFIO 07 -  USAR A TÉCNICA DOS TRÊS BALDES (aqui)



Gostou desse post? Nos acompanhe e aproveite as listas que sempre deixamos gratuitamente para facilitar sua rotina doméstica. (Freebies) Muito obrigado por estar aqui e deixar comentários. Tenha um ótimo dia ou noite! 




_______________________________________________________________________________________________

Se precisar de algum produto, é só clicar no link da minha loja. Não se preocupe, não haverá nenhum custo extra para você. Quando você compra por esses links, eu ganho uma pequena comissão, o que ajuda a manter nosso trabalho de compartilhar dicas e materiais gratuitos. Confira mais opções e aproveite os benefícios de cashback na minha página LOJAS. Obrigado por apoiar o blog!

🌿

Juliana Valentim criadora deste Blog © www.julianavalentim.com. Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução ou republicação de todo ou parte deste material é proibida.

_______________________________________________________________________________________________


 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim