quarta-feira, 26 de julho de 2017

COMECE HOJE APENAS POR UMA GAVETA



Use tudo a seu favor, até os potes rachados! (risos)

Quando tomamos a decisão de enfim organizar nossa casa, ficamos empolgadas e queremos o resultado rápido. Não pense assim! Isso já me causou desânimo e me senti frustrada por não consegui algo tão “simples”.


Como comecei então? Já mostrei, em vídeos, quando organizei minhas gavetas de peças íntimas. Como fiz as divisórias (aqui) e como dobrei e organizei cada modelo (aqui). Isso faz uma enorme diferença visualmente.


Dobrar:
Então, sugiro, como eu fiz, que seu objetivo hoje seja organizar apenas uma gaveta. Sim, uma gaveta apenas. Pode ser da cômoda, do armário da cozinha ou do seu guarda roupa, não importa. Você não ficará louca com uma montanha de roupa para arrumar e não terá tempo para isso. Então, faça apenas uma gaveta.

Encare como um treinamento. A sensação de bem estar é imediata.

Organizadores:
Com a gaveta arrumadinha, eu vejo melhor a necessidade ou não de organizadores. Esse é o meu jeito. Consigo ver o espaço e se tenho algo em casa que posso usar como organizador ou divisórias. E, até mesmo, se tenho que comprar algum. Assim gasto o dinheiro apenas com o que preciso. É lento o trabalho, mas é eficiente.

Para criar organizadores, deixarei algumas dicas logo aqui em baixo. Você verá que há muitas possibilidades. E, como sempre falo, crie metas por dia, não tente tudo de uma só vez.

Sucesso:   
Com essa primeira gaveta (etapa) vencida com excelência, você começa a olhar sua casa com outros olhos. E a nossa atitude também muda. Vamos a próxima tarefa?



Desafio 5. Crie organizadores SEM gastar.
  
Quando for organizar uma de suas gavetas, use as caixas de sapatinho de seus filhos, potes rachados , que deveriam ir para o lixo, ou mesmo a jardineira de 1,99 que mostrei aqui. podem ser usadas. Gaste tempo sim, pois será isso que, fará a sua organização se manter. 

Use o que você tem em casa para fazer DIVISÓRIAS ou ORGANIZADORES. Não tem todos os potes que precisa, veja na minha gaveta de lingerie que fiz divisórias com papelão e como ficou (imagem acima). Pode ser uma idéia.



Nada impede de comprar ORGANIZADORES que melhor te atende. São apenas sugestões para aproveitarmos o que está sobrando em casa ou o que iria para o lixo, sem gastar.


------TESTEMUNHO AQUI DE CASA------

Havia uma gaveta bem grande em um móvel da sala. Era a gaveta da bagunça do meu esposo. Documentos; chaves; notas fiscais; ferramentas... nem vou continuar, vocês entenderam. Já arrumei dezenas de vezes e o resultado era o mesmo; o retorno da bagunça e discussão pela bagunça.

Tomei a decisão de organizar esse “buraco negro”. Coloquei toda essa papelada no chão e fui separando. Criei divisórias de papelão (casinhas) para cada coisa.

Resultado: Cada coisa SÓ caberia na sua “casinha”. O bloco de notas não cabe na divisória de réguas. Tudo no seu lugar. Eu não arrumei mais essa gaveta, ela se manteve organizada. Palavra! Mas o princípio é este:


Separar - Agrupar - Identificar - Setorizar

Seguindo essas quatro regrinhas, sua visão de organização vai se abrir e entender que isso não é obsessão por limpeza. Vai muito mais além disso. É cuidar da sua higiene mental e produzir com mais qualidade de vida.

Comece aos poucos. Estaremos com muitas dicas simples para o nosso dia a dia que dão resultados. Garanto.COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS. Acompanhe toda semana.

Outra idéia: Papel de presente que estava sobrando para o fundo e divisória de papelão sem encapar mesmo...olha o resultado.


Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário