Volta às Aulas: Organizando o Retorno com Maestria

14 fevereiro 2024

mãe precisa se organizar para que tudo flua como necessário

Olá, queridas famílias! A temporada de regresso às aulas está aí, e com ela vêm a preparação, o planejamento, as emoções e até mesmo um pouquinho de estresse, tanto para pais quanto para filhos. Se você já está imerso nesse retorno ou está se preparando para ele, as vezes nem percebeu que podemos criar um planejamento bem estruturado para essa ocasião.

A mãe que trabalha fora, já começa a pensar no almoço de amanhã, o lanche que a criança deverá levar, horário para fazer as atividades de casa, e tudo mais que uma mulher, principalmente sozinha, precisa fazer.

Vou dar um passo passo, que peço para ler com calma e analisar, o que poderá usar em sua rotina. Nada é regra, mas tudo aqui foram testemunhos de leitoras, minha experiência e observações para evitar muita dor de cabeça.

Em vez de me perder em gerenciar tudo, optei por focar em cinco áreas essenciais que me auxiliaram nessa transição suave para o ano letivo. Leia e veja o que pode ser melhorado aí do seu lado e selecione um passo de cada dica que compartilho abaixo. Vai dar um rumo para o regresso às aulas.




🌿5 ESTRATÉGIAS PARA UMA VOLTA AS AULAS TRANQUILA




1.   PLANEJE AS REFEIÇÕES COM ANTECEDÊNCIA

  1. Planejamento Semanal: Dedique um momento toda semana para traçar um plano de refeições. Eu escolhi as sextas-feiras para essa tarefa, limpando a geladeira, elaborando o plano de refeições e fazendo as compras necessárias para toda a semana. Um dos meus planos para "cozinhar 1 vez por semana e ter tempo" já foi postado aqui. Veja com calma, pode ajudar.
    Participação das Crianças: Torne o planejamento das refeições uma atividade em família. Permita que as crianças escolham uma refeição que desejam ou colaborem na criação de uma lista com os favoritos da família para a semana. Isso também ajuda na preparação de lancheiras. Deixei um passo a passo aqui de como faço uma rotina descomplicada para os lanchinhos escolares aqui.
    Cozimento em Lote e Congelamento: Simplifique sua rotina preparando e congelando refeições com antecedência. Outra alternativa é pré-preparar os componentes das refeições, agilizando o processo de cozimento durante a semana. Isso também foi falado no post mostrando como cozinho 1x vez semana.
    Estação de Lanches: Estabeleça uma "Estação de Lanches" na despensa ou geladeira, repleta de opções pré-porcionadas. Isso facilita para as crianças pegarem um lanche rápido, prepararem para a escola ou desfrutarem após as aulas. Explique quando e quanto ela (criança) pode pegar. Aproveite para ensinar e assim ela ficará também mais independente. Falo também dessa organização aqui até mesmo para nós adultos.


  2. Ao planejar suas refeições com antecedência e envolver a família nesse processo, você não apenas economiza tempo, mas também promove uma alimentação mais saudável e momentos mais harmoniosos ao redor da mesa.

2. EVITE CONTRATEMPOS COM A FALTA DE INFORMAÇÃO


Calendário Familiar Centralizado: Pode não funcionar para todas as famílias, mas para quem usa, o retorno é muito positivo. Adote um calendário familiar centralizado, podendo ser digital ou físico. Nele coloco os horários da faculdade do meu filho, esposo e meu. Essa ferramenta permite que todos na família visualizem suas agendas. Eu adotei tanto a agenda do Google como uma impressa. Veja o que melhor te atende. Antes eu nem sabia quem almoçaria em casa. Ficou melhor para mim assim. 

Priorize de Tarefas: Um ótimo preparativo para o início das aulas é ter uma ferramenta para anotar e identificar as tarefas prioritárias para o dia e concentrar-se nelas inicialmente. Uma Agenda ou Planner é uma ferramenta valiosa que elimina a incerteza das tarefas domésticas, acadêmicas ou corporativas, oferecendo um local para rastrear todos os horários e garantir eficiência na execução das atividades. Com ela bem feita, você perceberá o que é mais importante ou o que pode esperar. 

Comunicação Efetiva: Utilize aplicativos ou até mesmo um quadro de recados para garantir que todos estejam atualizados sobre qualquer alteração nos planos diários. "Não vou almoçar em casa hoje", "remarquei...para"

Tempo de Qualidade: Cada família tem sua rotina e para garantir essa qualidade, é importante reservar momentos de qualidade. Seja para uma refeição juntos, uma breve conversa ou atividade em grupo, esses intervalos fortalecem os laços familiares e criam uma atmosfera tranquila em casa. Assim, sua criança fica mais confiante e lá fora no mundo também.

Flexibilidade na Rotina: Reconheça a importância da flexibilidade. Nem todos os dias serão iguais, e é fundamental ajustar o plano conforme necessário. Tenha alternativas para lidar com imprevistos e mantenha o equilíbrio entre a rotina e a capacidade de adaptação.



3. ORGANIZANDO A LAVANDERIA (UMA ETAPA POR DIA)


•	Envolvimento da família na preparação escolar


Lavar o que ficou encardido: Antes que o ano letivo entre em pleno andamento, resolva qualquer pendência na lavanderia. Garanta que todas as peças essenciais estejam prontas e em perfeito estado. Aqui precisei dar uma boa lavada na mochila e estojo da minha filha. São esses detalhes que precisam estar prontos para não haver imprevistos e manter a organização para o retorno escolar.
Horário da Lavanderia: Estabeleça um cronograma semanal para a lavanderia. Atribua dias específicos para diferentes membros da família ou tipos de roupas, otimizando o processo e evitando acumulações. Gosto de lavar roupa de cama sempre no dia seguinte a troca. Roupa de serviço do esposo, é sempre na sexta-feira. Entenda sua rotina e aplique nela.
Envolva as Crianças: Promova a independência e a responsabilidade ensinando às crianças mais velhas como lavar as roupas. Incentive-as a participar do processo e, se possível, deixe as roupas prontas na noite anterior para evitar o caos matinal.
Não acumule fora do dia: Não quero dobrar ou lavar roupas todos os dias e para isso criamos um cronograma e todos esses passos conversados acima. Transforme essa atividade em uma tarefa junto a rotina doméstica, mantendo a casa sempre organizada e facilitando a vida de todos. É uma dica de organização familiar. Se acumular, envolva todos para ajudar. Até minha pequena as roupas e também guarda nas gavetas. Ensine.



4. ORGANIZE UMA ÁREA PARA OS MATERIAIS

Criar uma estação de estudos já não é novo por aqui. E também já conversamos sobre os benefícios para seus filhos e para os pais quando criando uma rotina e uma estação de estudos. É algo que já postei aqui e foi muito simples a execução. Todos os detalhes aqui. E os benefícios de como as crianças ficam mais independente para os estudos aqui.
Designe, Limpe e Decore: A pós designar um espaço para os estudos, reserve um tempo para fazer a sua limpeza e elimine itens desnecessários, criando um espaço sem distrações, promovendo o aprendizado. Use itens "bonitinhos" para atrair a atenção dessa criança. Organize lápis de cor, canetinhas, papéis e cadernos. Tudo o que ela irá usar. Eles ficam super empolgados.
Facilite a rotina: Recomendo o uso de lixeiras para descarte rápido. Evite papel solto pela mesa. Utilize etiquetas para identificar onde cada item deve ser guardado, facilitando o acesso e a organização. Ganchos são excelentes para pendurar mochilas, mantendo o chão livre e os pertences sempre à mão.



5. ABRAÇANDO A ROTINA NO RETORNO ÀS AULAS

Horários de Dormir Consistentes: Descobri que estabelecer horários específicos para dormir para todos é incrivelmente útil durante a transição de volta às rotinas escolares. Garantir uma quantidade adequada de sono é fundamental para suavizar a adaptação às novas rotinas.
Tempo de Estudo: Nos links que indiquei, falo melhor sobre isso, mas teste achar um horário e sempre que seu filho chegar da escola, já entenderá que é hora de fazer as atividades de casa e onde. A estação de estudo é um benefício incrível. Lei aqui e faça o teste do lado daí. 

Lembre-se, o sucesso está na organização e no equilíbrio. Afinal, criar uma atmosfera de aprendizado e harmonia em casa é uma arte que podemos dominar com maestria.




Gostou desse post? Nos acompanhe e aproveite as listas que sempre deixamos gratuitamente para facilitar sua rotina doméstica. (Freebies) Muito obrigado por estar aqui e deixar comentários. Tenha um ótimo dia ou noite! 




_______________________________________________________________________________________________

Se precisar de algum produto, é só clicar no link da loja. Não se preocupe, não haverá nenhum custo extra para você. Quando você compra por esse link abaixo, eu ganho uma pequena comissão, o que ajuda a manter nosso trabalho de compartilhar dicas e materiais gratuitos. Explore mais opções na minha loja também. Obrigado pela colaboração!

🌿

Juliana Valentim criadora deste Blog © www.julianavalentim.com. Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução ou republicação de todo ou parte deste material é proibida.

_______________________________________________________________________________________________


 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim