CRIANÇA INDEPENDENTE NAS TAREFAS ESCOLARES

23 janeiro 2024

Criança estudando e ajudando a outra

Crianças independentes nos estudos, se tornam mais confiantes e dispostas e resolver suas pendências.


🔔Este texto foi escrito em 2020. Decidi não editá-lo mas repostar pois com o retorno das aulas, pais precisam se organizar e criar uma rotina de estudo para seus filhos. Esse é um assunto que pode ser fácil, mas cheio de detalhes. Então leia e use as ferramentas para o seu momento. Garanto que é sucesso! Meu filho e esposo passaram na faculdade federal nas primeiras colocações por terem rotina de estudo. Minha pequenininha já tem sua mesinha de estudo, que antes era com produtos de 1,99 (vou atualizar o link). Leia com carinho e colha muitos frutos.



O período de quarentena foi desafiador para pais e escolas em manter suas atividades já programadas. Uma rotina totalmente atípica, mas que nos trouxe muitas lições. Precisamos facilitar os estudos em casa, mesmo que tudo esteja de “cabeça para o ar”. Topa? Entenda que tudo é oportunidade de aprender. Então, nós pais, devemos aproveitar para aprender a ensinar, aprender a brincar, aprender a ter paciência. Talvez nunca tivemos tanto tempo com nossos filhos antes. Vamos aproveitar muuuuuito (kkkk). 

A situação atual me fez testar um desejo antigo. De aplicar o homeschooling e ensinar meus filhos em casa. Para mim foi um desafio mas que amei. Porém não é para todos e foi uma experiência que nunca tive. Vi com novos olhos. Então, tente ver cada situação aqui apresentada e adapte a sua realidade. Acredito que, pelo menos uma, poderá te dar uma mão.




🌿Planejar deixará sua rotina leve





A realidade que muitos pais ainda estão trabalhando fora, tendo as tarefas domésticas normais ou aumentadas, e ainda, dar conta de ajudar nas atividades escolares dos filhos. Porém com o agravante de que muitos pais julgam não ter um conhecimento suficiente para ajudar seus pequenos.  Isso tudo, que estamos passando,  não é sua culpa; não é culpa da escola ou mesmo do professor. Dito isso, todos com paciência, veremos a real necessidade de lermos este texto, ok.  Vamos ajudar aos pais se organizarem para ter uma rotina mais leve com os estudos dos filhos.




🌿Como ajudar meus filhos nos estudos

A maioria das escolas  tomaram o caminho da tecnologia para manter contato com os pais e compartilhar as atividades escolares. Caso a escola de seu filho tenha suspendido o ano letivo e você não quer parar com os estudos, use algumas dessas ferramentas que deixei abaixo. Podem ser usadas para complementar as atividades que seu filho tenha. Use tudo a seu favor.




🌿Crie um plano de aula
Foi o meu primeiro passo. E para que tudo ocorra na mais perfeita harmonia, segue uma dica salvadora para mães surtadas como fiquei (kkkk). Calma que explico:

1 - Crie um Plano de Estudos com as matérias que serão trabalhadas com seu filho. Os professores podem indicar qual o cronograma. No meu caso, não tivemos nada! Pesquisei na internet quais eram as matéria para o ano do meu filho. Fiz e imprimi um Planner Semanal (download abaixo) em branco, que deixarei disponível aqui para vocês, caso queiram. Dividi as 17 matérias que ele teve, para os 5 dias da semana e anotei nessa tabela. Assim eu não me preocupei com todas as matérias ao mesmo tempo, só com as que anotei do dia. (Estrelinha para mim kkkk. Assim não fiquei surtada).


🔔Na época não tínhamos inteligência artificial na moda, mas hoje toda essa organização fica mais fácil. Tem sites com todas a matérias. Exemplos:
Além de aplicativos. É pesquisar!


2 - Muito importante também! Defina o tempo para os estudos. Considere a programação da escola, o horário que seu filho está mais disposto e mantenha a rotina. Crie o hábito. As crianças já ficam mais independentes, pois sabem a hora e o que devem fazer. Ponto para nós, PAIS! 

3 - Dentro do horário escolhido, faça a programação  das  atividades no Planner para não se perder e esquecer de alguma matéria.

Baseie-se nos horários normais de aula das crianças. Dividi nos próprios livros, direto no sumário, o que iria dar para minha filha. Anotei no planner assim:
9h    – His (Cap 10, pág 01-14)
10h – Geo (Cap 02,pág 12-22)
11h – Ciê (Cap 15, pág 45-52) e assim por diante.



Freebies para Baixar




🌿Ferramentas disponíveis na internet

Cada escola fez o possível para agilizar essa transição para “casa-escola”. Disponibilizaram Sites, Blogs, whatsapp, Facebook e usando a tecnologia como ferramenta de atalho para nós pais termos todo o conteúdo e ferramentas necessárias para essa nova etapa da vida de todos. Vou disponibilizar algumas, que uso para minha pequena de 6 anos.

1-Vamos lembrar! Na nossa época não conhecíamos  “Tio” google. Essa é a ferramenta que pode nos salvar de muitos apuros.  Use-a com vontade.
2-Sites  com brincadeiras educativas http://www.escolagames.com.br/
3-Aprendendo inglês em casa com aplicativos gratuitos como DuoLingo (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.duolingo )
4- Não sabe ensinar ou fazer letra cursiva, ou uma atividade de física, procure no Youtube nas vídeo-aulas. Tem aulas do fundamental a graduação.
5- Pesquiso no Google: atividades de alfabetização. Acho e imprimo várias. Brinco muito com minha filha assim desde bebê, para colorir. Ela fica super feliz quando digo que está na hora da atividade, e eu também.

Mesmo que estes sites não sejam para a faixa etária de seus filhos, pesquise pois há vários. Adapte a sua realidade.




🌿Crie o cantinho do estudo

Uma estação de estudos será um divisor de águas para sua vida, caso você ainda não tenha um. Nada mais é que o cantinho com os cadernos, canetinhas, lápis de escrever, lápis de cor e tudo que a criança possa precisar para desenvolver suas atividades. Para os maiores, já é um pouco mais incrementado, com post-its, canetas, computador, livros e apostilas a mão. De preferência a um cantinho com bastante luz natural ou com boa iluminação. Isso ajuda evitar o esforço na leitura e o cansaço antecipado. Fiz o meu e deixei aqui como inspiração usando produtos de 1,99.





🌿Autonomia e aprendizado

O resultado de ter o conteúdo organizado, um local e hora certa para os estudos, e saber o que deve ser dado a seus filhos no dia, nos desafoga e nos deixa mais tranquilos em relação às atividades dadas. O resultado da rotina bem feita será uma criança mais responsável, com autonomia, pois ela mesma começará a pegar o material e terá menos dificuldade em estudar no futuro. Só temos a ganhar com uma rotina mais organizada e mais leve. 
No Post seguinte, vou mostrar, de maneira bem simples e sem frescura como organizar uma estação de estudo, em casa, para ajudar seu filho a fazer suas atividades com excelência, sem que os pais precisem obrigá-los a se sentar para estudar. Não deixem de ler. É um conteúdo breve, mas fundamental para próxima fase dos estudos.



🌿🌿🌿🌿🌿🌿





Muito obrigado por estar aqui e deixar comentários. Tenha um ótimo dia ou noite! "

 

🌿 CANAL E CLICAR 🔔 Descansarei - sons para dormir
🌿 FACEBOOK - https://facebook.com/descansarei
https://streamelements.com/julianavalentimdiy/tip

 

 

------------------------------------------------

Juliana Valentim criadora deste Blog © www.julianavalentim.com. Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução ou republicação de todo ou parte deste material é proibida.

------------------------------------------------

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim