MONTE UM PLANO DE ESTUDO PARA O PERÍODO DO ISOLAMENTO

14 abril 2020





Nesse período de pandemia, a educação domiciliar durante a quarentena  (relembrando o homeschooling), tem sido desafiadora para pais e escolas para manter suas atividades já programadas.

Uma rotina totalmente atípica, mas que podemos ajudar em pelo menos um desses desafios: como facilitar a prática de ensinar em casa, mesmo que tudo esteja de “cabeça para baixo”. Topa?

Entenda que tudo é oportunidade de aprender. Então, nós pais, devemos aproveitar para aprenda a ensinar, aprenda a brincar, aprenda a ter paciência. Talvez nunca tivemos tanto tempo com nossos pequenos antes. Vamos aproveitar muuuuuito (kkkk).

Tente ver cada situação aqui apresentada e adapte a sua realidade. Acredito que, pelo menos uma, poderá te dar uma mão.


SERÃO DIFICULDADES COMUNS. NÃO SOMOS DIFERENTES DE NINGUÉM. NÃO SE DESESPERE.

A realidade que muitos pais ainda estão trabalhando fora, tendo as tarefas domésticas normais ou aumentadas e ainda dar conta de ajudar nas atividades escolares dos filhos. Ainda, com o agravante de que muitos pais julgam não ter um conhecimento suficiente para ajudar seus pequenos.  

Isso tudo que estamos passando não é sua culpa; não é culpa da escola ou mesmo do professor. Dito isto, todos com paciência, vamos a real necessidade de estarmos aqui lendo este texto, ok. Ajudar aos pais se organizarem para ter uma rotina mais leve com os estudos dos filhos.


Como ajudar meus filhos nos estudos

A maioria das escolas  tomaram o caminho da tecnologia para manter contato com os pais e compartilhar as atividades escolares. Caso a escola de seu filho tenha suspendido o ano letivo e você não quer parar com os estudos, use algumas dessas ferramentas que deixei abaixo. Podem ser usadas para complementar as atividades que seu filho tenha. Use tudo a seu favor.



 PLANO DE AULA

Foi o meu primeiro passo, e para que tudo ocorra na mais perfeita harmonia e ordem, segue uma dica salvadora para mães surtadas (kkkk); calma que explico:

5- Crie um Plano de Estudos com as matérias que serão trabalhadas com seu filho. Os professores podem indicar qual o cronograma, caso a escola ainda não tenha se programado para isso. Para meu filho eu imprimi um Planner Semanal que deixarei disponível aqui para vocês, caso queiram. Dividi as 17 matérias que ele tem nos 5 dias da semana. O professor que não enviar matéria, pesquisamos o conteúdo na internet, e por aí vai. Assim eu não me preocupo com TODAS AS MATÉRIAS ao mesmo tempo, só com as do dia. (Estrelinha para mim kkkk,  assim não fico surtada).

6- Muito importante também. Defina o tempo para os estudos. Considere a programação da escola, o horário que seu filho está mais disposto e mantenha a rotina. Crie o hábito. As crianças já ficam mais independentes, pois sabem a hora e o que devem fazer. Ponto para nós, PAIS! 

7- Dentro do horário escolhido, faça a programação  das  atividades no Planner para não se perder e esquecer de alguma matéria.

Baseie-se nos horários normais de aula das crianças. Exemplo:
9h    – História (Cap Y, matéria tal)
10h – Geografia (Cap X, matéria tal)
11h – Ciências (Cap Z, matéria tal) e assim por diante.





FERRAMENTAS DISPONÍVEIS NA WEB

Cada escola fez o possível para agilizar essa transição para “casa-escola”. Disponibilizaram Sites, Blogs, whatsapp, Facebook e usando a tecnologia como ferramenta de atalho para nós pais termos todo o conteúdo e ferramentas necessárias para essa nova etapa da vida de todos. Vou disponibilizar algumas, que uso para minha pequena (6 anos).

1-Vamos lembrar pais, que na nossa época não conhecia-mos  “Tio” google. Essa é a ferramenta que pode nos salvar de muitos apuros.  Use-a com vontade.
2-Sites  com brincadeiras educativas http://www.escolagames.com.br/
3-Aprendendo inglês em casa com aplicativos gratuitos como DuoLingo (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.duolingo )
4- Não sabe ensinar ou fazer letra cursiva, ou uma atividade de física, procure no Youtube nas vídeo-aulas.
5 Pesquiso no Google: atividades de alfabetização. Acho e imprimo várias. Brinco muito com minha filha assim desde bebê, para colorir. Ela fica super feliz quando digo que está na hora da atividade, e eu também.

Mesmo que estes sites não sejam para a faixa-etária de seus filhos, pesquise pois há vários.


CRIE O CANTINHO DO ESTUDO

Uma estação de estudos será um divisor de águas para a nossa vida, caso você ainda não tenha criado. Nada mais é que o cantinho com os cadernos, canetinhas, lápis de escrever, lápis de cor e tudo que a criança possa precisar para desenvolver suas atividades. Para os maiores, já é um pouco mais incrementado, com post-its, canetas, computador, livros e apostilas a mão. De preferência a um cantinho com bastante luz natural ou com boa iluminação. Isso ajuda evitar o esforço na leitura e o cansaço antecipado.





AUTONOMIA E APRENDIZAGEM

O resultado de ter o conteúdo organizado, um local e hora certa para os estudos, e saber o que deve ser dado a seus filhos no dia, nos desafoga e nos deixa mais tranquilos em relação às atividades dadas. O resultado da rotina bem feita será uma criança mais responsável, com autonomia, pois ela mesma começará a pegar o material e terá menos dificuldade para ficar sentada estudando no futuro. Só temos a ganhar com uma rotina mais organizada e mais leve.

No Post seguinte, vou mostrar, de maneira bem simples e sem frescura como organizar uma estação de estudo, em casa, para ajudar seu filho a fazer suas atividades com excelência, sem que os pais precisem obrigá-los a se sentar para estudar. Não deixem de ler. É um conteúdo breve, mas fundamental para próxima fase dos estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves