FAZER UMA ESTAÇÃO DE ESTUDOS É IMPORTANTE

19 abril 2020

Organizar e educar

Em 2020, com escolas fechadas, precisávamos nos organizar para essa nova rotina em que todos estavam passando, e com os filhos estudando em casa. Para facilitar e dar bons resultados nessa rotina, dei várias digas a esse respeito, mas aos pouco as organizei aqui. Elas podem ajudar nossa vida como pais e o bom aproveitamento dos estudos de nossos filhos com simples atitudes. Essas são atitudes que são atemporais e válias a qualquer tempo.  Comece por ler o “post” anterior e imprima um planner semanal que deixei disponível lá, para quem quiser.

Comece não pensando que criar um cantinho de estudos para seu filho é frescura. Mesmo que você nem tenha mesa para isso. É importante existir esse espaço e deve ser simples, mas com todo entusiasmo e carinho que temos por nossos filhos. Pense nesse cantinho como um mini escritório, só que iremos tomar cuidado para que não haja itens que possam distrair nossos  pequenos, como o celular, aparelhos de som, televisão, joguinhos eletrônicos,...




🌿Estação de estudo é o começo





1 - Iluminação

A  regra vale para os adultos e para as crianças: um cantinho mais sossegado possível e com iluminação. Caso não tenha luz adequada, ficar próximo a uma janela ajuda muito. Tente deixar todo o material escolar a mão para facilitar.



2 - Espaço adequado, organização e responsabilidade

Ter uma mesa do tamanho apropriado para seu filho o ajudará a se “ajeitar” sem dificuldades. Isso o permitirá a ser mais independente. Ele sendo maior, a mesa de jantar pode estar ok. Porém, nesse caso, crie uma cesta ou gaveteiro para acomodar o material e ensiná-lo a guardar assim que terminar os estudos. Eles aprenderão a se organizar e a responsabilidade das tarefas e arrumação do espaço.

Ensinar no lockdown

3 - Onde montar esse cantinho?

O quarto da criança pode ser a escolha ideal para montar uma estação de estudos. Ali é o espaço delas! Quando forem para a mesinha, saberão que é hora do estudo, criando o hábito e sendo mais independente. Lá já está pronto para elas. E se não houver a possibilidade de fazer essa mesinha no quarto, e não der para usar a mesa da casa; seremos criativos. Eu não tinha um espaço para atividades as quais eu praticava com minha filha. Improvisei.

Fui à loja de 1,99 e comprei:
2 jardineiras ( viraram suporte para livros que troco toda semana e alguns jogos)
2 saleiros ( para o giz de cera e o giz do quadro)
3 copos de acrílico (como porta lápis de cor, canetinhas, apontadores, borrachas, etc)
1 quadro-de-giz (parafusei duas dobradiças na parede e coloquei uma corrente fininha atrás. Soltava o quadro do parafuso, na parede e virava a mesa dela brincar. Prendi tudo na parede do meu quarto)
Banquinho que quando não era usado servia para acomodar os bichos de pelúcia da semana. E assim eu tinha um espaço para brincar com ela.

Essa é uma foto antiga, mas consigo mostrar que podemos ajeitar um cantinho com pouco. Não precisa ser chique, mas que seja especial para seus pequenos. (vida real e com ajuda da filha)

Reciclando e criando



4 - Faça que seja especial

Uma forma bem legal de sinalizar a exclusividade desse cantinho é pintar a parede com uma cor diferente das outras. Na minha parede (foto acima) eu colei adesivos de bolinhas douradas. Porém, uma fita isolante ou durex colorido pode dar um super efeito.

quarto estilo montessoriano


5 - Valores podem ser aprendidos

Não pense que alguma coisa dessa mesa deva ser de loja de decoração. Ensinemos a nossos filhos a valorizar o que temos e não o que queremos. Faça o seu melhor! Use os próprios brinquedos (caminhão, latas, copos de aniversários ou potes de vidro de conservas) para organizar tudo e cada coisa ter sua “casinha” para voltar.

Ensinando valores e responsabilidade


6 - Não se limite. Faça você mesmo

Como citei antes, use o que houver disponível ou faça seus organizadores. Veja essa prateleira que está na segunda foto (*abaixo). Anos atrás fiz umas e postei aqui. Animando a fazer, dê uma olhadinha, pois pode te inspirar.

PRATELEIRAS BEKVAN

PRATELEIRAS BEKVAN

bancada de madeira

Até aqui tratamos de: tamanho de mesa, iluminação, organização, sinalizar esse espaço especial, reaproveitar materiais ou criar seus organizadores, responsabilidade e valores. Todos estes temas apenas com uma conversa sobre mesa de estudos. Eu disse que não era frescura separar esse espacinho para seus filhotes. Pense com carinho sobre isso.




Gostou desse post? Nos acompanhe e aproveite as listas que sempre deixamos gratuitamente para facilitar sua rotina doméstica. (Freebies) Muito obrigado por estar aqui e deixar comentários. Tenha um ótimo dia ou noite! 




_______________________________________________________________________________________________

Se precisar de algum produto, é só clicar no link da loja. Não se preocupe, não haverá nenhum custo extra para você. Quando você compra por esses links, eu ganho uma pequena comissão, o que ajuda a manter nosso trabalho de compartilhar dicas e materiais gratuitos. Explore mais opções na minha loja também. Obrigado pela colaboração!

🌿

Juliana Valentim criadora deste Blog © www.julianavalentim.com. Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução ou republicação de todo ou parte deste material é proibida.

_______________________________________________________________________________________________


 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim