DESINFETANTE DE LIMÃO CASEIRO - DIY

02 maio 2017




Fazer meus produtos de limpeza foi uma prática que adquiri por buscar reduzir estes itens em casa, para a saúde de meu filho mais velho. Penso que é uma receita muito válida também para economizar e produzir menos lixo.


Quem me acompanha no Instagram (@julianavalentimdiy), já viu algumas boas dicas com o poderoso limão. Quando compro essa fruta, tento fazer várias receitas de uma só vez, o que fica muito prático no dia a dia, e evita que a fruta estrague. 

Essa dica veio de encontro a uma necessidade de produzir menos lixo. Não descarto esse "bagaço" (que sobravam dos sucos) 
na composteira, para aproveitá-lo decidi fazer uma água perfumada de limão para eliminar cheiro de xixi de cachorro. O vinagre havia acabado. Deu muito certo e aprendi um pouco mais sobre as propriedades do limão.

Deixo, sempre por aqui, minhas sugestões para agilizar a rotina doméstica e de lanche escolar. Mas, essa de hoje, será para nossa saúde e economia no bolso. 




Processo do aproveitamento do limão aqui em casa, para chegarmos ao desinfetante:

1º - faço o suco concentrado de limão para congelar, assim, na hora em que eu queira tomar uma limonada, bato esse "gelo de limão" com água e açúcar. Claro, além de deixar suco pronto para consumir na hora.
2º - outra remessa, faço alguns picolés (Receita no Insta) de limão com inhame. 
3º - e com as carcaças (cascas) que sobraram, eu preparo o desinfetante de limão (receita abaixo), ou vinagre citrus ou pastilhas para o latão de lixo
4º - e, ainda com os resíduos (a sobra do liquidificador) ainda, faço um sachês de armário que gosto de colocar dentro dos sapatos (fotos abaixo-coração).



É quase o "dia do limão" aqui em casa (risos). E agora, vou mostra como faço o  meu desinfetante caseiro e natural que uso bastante aqui em casa.

Desinfetante de Limão Caseiro e Natural


Passo a passo simples: O processo é quase igual a do Vinagre Citrus, que usamos também como desinfetante. Mas, com o desinfetante de limão é mais rápido. 

1- Eu reservo as carcaças de limão ou laranja em uma jarra com tampa. Cubro as cascas com água. Deixo descansando 2 dias (no máximo 3 dias). 
2- Depois despejo tudo no liquidificador e bato muito bem. Se precisar, acrescento mais água para ajudar a bater. 
3- Coe e despeje o "suco", em uma garrafa com tampa, deixando em repouso por mais umas 8 horas. 
4- Após o repouso, (para 2 litros de produtos) acrescente 4 colheres de álcool para não oxidar. Pronto.

Até aqui, o desinfetante de limão está perfeito. Mas, como esse limão que usei, quase não teve aroma (perfume, cheiro), então acrescentei essência de capim cidreira para ficar mais marcante. É opcional.


É um produto de limpeza sensacional e simples de fazer. 
Produzindo menos lixo e ganhando mais saúde. 


Esse desinfetante pode ser usado no chão da casa inteira, pia da cozinha, banheiro, geladeira sim senhor, sofá ou qualquer móvel que queira passar com um pano úmido para tirar o pó, poderá ser usado

*Na geladeira eu uso o desinfetante puro e sem essência.






4 comentários:

  1. Olá, bonitna!
    Como vc faz esse sachê para colocar nos armários?
    Tem receitinha?

    Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra!

      Como aqui tentamos aproveitar o máximo, ou tentamos gastar o menos possível, preparei esse sachê com o resíduo do desinfetante.

      É bem simples. Note que, para fazer o desinfetante de limão (receita acima) preciso bater as cascas no liquidificador e coar.

      Esse "bagaço" que sobra, eu coloco em forminhas de gelo ou em potes pequenos. Deixo secar por 2 dias.

      Segredo: eu gosto de colocar dentro dos sapatos kkkk. Depois de um tempo, eu pingo alguma essência no sachê. Show!!!!

      Um enorme abraço.

      Excluir
  2. Olá bonita.
    Eu tomo todas manhã em jejum água de limão.
    Juntei várias casca de limão em um pote hermético na geladeira .
    Será que pipos fazer com essas cascas o desinfetante???
    Aguardo resposta.
    Desde já agradeço.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hábito fabuloso! Contei a alguns dias (post) o que meu médico me disse sobre a ÁGUA ALCALINA, como prepará-la em casa, além de suas funções e benefícios a nossa saúde. Depois passa lá!

      http://www.julianavalentim.com/2018/01/agua-alcalina-beneficios-e-como-fazer.html

      E sobre as cascas..., sim podem ser usadas. O importante é fazer seu desinfetante sem química alguma, sem desperdício e economizando no mercado. Bom né!!!

      SUGESTÃO: para limpeza diária do chão mais sujo, eu ainda acrescento +ou- 30ml de detergente e 30ml de vinagre branco em 2 litros de desinfetante pronto. Se quiser mais perfumado, pode colocar uma essência. Beijos querida!

      Obrigado pela visita!

      Excluir

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves