DESINFETANTE DE LIMÃO - DIY

02 maio 2017


desinfetante caseiro de limão


Essa é uma receita muito válida para economizar, usar menos produtos químicos e produzir menos lixo. No meu antigo instagram (foi rackeado) postei algumas boas dicas com o poderoso limão. E essa dica veio de encontro a uma necessidade de usar menos produtos químicos em casa. 

Quando compro o limão, tento fazer várias receitas de uma só vez, o que fica muito prático no dia a dia, e evita que a fruta estrague.

Então! Foi na experiência de aproveitar as cascas e bagaços de limão que esse desinfetante foi criado. Decidi fazer uma água perfumada de limão para eliminar cheiro de xixi de cachorro, porque o vinagre havia acabado. Deu muito certo e aprendi um pouco mais sobre as propriedades do limão.

Deixo, sempre por aqui, minhas sugestões para agilizar a rotina doméstica e de lanche escolar. Mas, essa de hoje, será para nossa saúde e economia no bolso. 


picolé de limão



Processo do aproveitamento do limão aqui em casa, para chegarmos ao desinfetante:



1º -
 Faço o suco concentrado de limão para congelar, assim, na hora em que eu queira tomar uma limonada, bato esse "gelo de limão" com água e açúcar (faço no saquinho de sacolé/ chupe-chupe/geladinho, etc). 
2º - Claro, além de deixar suco pronto para consumir na hora.
3º - Outra remessa, faço alguns picolés de limão com inhame. 
4º - E com as carcaças (cascas) que sobraram, eu preparo o desinfetante de limão (receita abaixo), ou vinagre citrus ou pastilhas para o latão de lixo
5º - e, ainda com os resíduos (a sobra do liquidificador) ainda, faço um sachês de armário que gosto de colocar dentro dos sapatos (fotos abaixo-coração).


aromatizante natural

É quase o "dia do limão" aqui em casa (risos). E agora, vou mostra como faço o  meu desinfetante caseiro e natural que uso bastante aqui em casa.



🌿Desinfetante de Limão Caseiro e Natural




Passo a passo simples: 

O processo é quase igual a do Vinagre Citrus, que usamos também como desinfetante. Mas, com o desinfetante de limão é mais rápido. 

1- Reservo as carcaças de limão ou laranja em uma jarra com tampa. Cubro as cascas com água. Deixo descansando 2 dias (no máximo 3 dias). 
2- Depois despejo tudo no liquidificador e bato muito bem. Se precisar, acrescento mais água para ajudar a bater. 
3- Coe e despeje o "suco", em uma garrafa com tampa, deixando em repouso por mais umas 8 horas. 
4- Após o repouso, (para 2 litros de produtos) acrescente 4 colheres de álcool para não oxidar. Pronto.

Até aqui, o desinfetante de limão está perfeito. Aqui pode ser acrescentado essência de capim cidreira para ficar mais marcante. É opcional.



É um produto de limpeza sensacional e simples de fazer. 
Produzindo menos lixo e ganhando mais saúde. 



Esse desinfetante pode ser usado no chão da casa inteira, pia da cozinha, banheiro, geladeira, sofá ou qualquer móvel que queira tirar o pó, poderá ser usado

🔔Na geladeira eu uso o desinfetante puro e sem essência.

Teste e crie a sua maneira de fazer aproveitar as cascas de limão. Se teve uma ideia legal, do lado daí, deixe nos comentários para aprendermos juntos.





🌿🌿🌿🌿🌿🌿



Muito obrigado por estar aqui e deixar comentários. Tenha um ótimo dia ou noite! "

 

🌿 CANAL E CLICAR 🔔 Descansarei - sons para dormir
🌿 FACEBOOK - https://facebook.com/descansarei
https://streamelements.com/julianavalentimdiy/tip

 

 

------------------------------------------------

Juliana Valentim criadora deste Blog © www.julianavalentim.com. Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução ou republicação de todo ou parte deste material é proibida.

------------------------------------------------

 

 

 

 

 





12 comentários:

  1. Olá, bonitna!
    Como vc faz esse sachê para colocar nos armários?
    Tem receitinha?

    Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra!

      Como aqui tentamos aproveitar o máximo, ou tentamos gastar o menos possível, preparei esse sachê com o resíduo do desinfetante.

      É bem simples. Note que, para fazer o desinfetante de limão (receita acima) preciso bater as cascas no liquidificador e coar.

      Esse "bagaço" que sobra, eu coloco em forminhas de gelo ou em potes pequenos. Deixo secar por 2 dias.

      Segredo: eu gosto de colocar dentro dos sapatos kkkk. Depois de um tempo, eu pingo alguma essência no sachê. Show!!!!

      Um enorme abraço.

      Excluir
  2. Olá bonita.
    Eu tomo todas manhã em jejum água de limão.
    Juntei várias casca de limão em um pote hermético na geladeira .
    Será que pipos fazer com essas cascas o desinfetante???
    Aguardo resposta.
    Desde já agradeço.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hábito fabuloso! Contei a alguns dias (post) o que meu médico me disse sobre a ÁGUA ALCALINA, como prepará-la em casa, além de suas funções e benefícios a nossa saúde. Depois passa lá!

      http://www.julianavalentim.com/2018/01/agua-alcalina-beneficios-e-como-fazer.html

      E sobre as cascas..., sim podem ser usadas. O importante é fazer seu desinfetante sem química alguma, sem desperdício e economizando no mercado. Bom né!!!

      SUGESTÃO: para limpeza diária do chão mais sujo, eu ainda acrescento +ou- 30ml de detergente e 30ml de vinagre branco em 2 litros de desinfetante pronto. Se quiser mais perfumado, pode colocar uma essência. Beijos querida!

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  3. Olá conheci seus post hoje! Parabéns! Vc é daquelas pessoas que da gosto saber q existem. Obg.por ensinar viver melhor!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Não tem problema de manchas ou corrosão de superfícies devido à acidez do limão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, o ácido cítrico, do limão, ajuda a remover manchas até de ferrugem. Devo fazer outra garrafa em breve, e pretendo filmar. Deixarei postado aqui.

      Excluir
  5. Juliana, como vc faz as pastilhas com as sobras do limão batido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pego esse bagaço e coloco nas forminhas de gelo. Quando elas secam e ficam duras, desenformo. Gosto de pingar óleo essencial nessas pastilhas e colocar dentro de tênis que ficam guardados.

      Excluir
  6. Boa tarde Juliana. Li a receita de desinfetante feito de limão, fiz como explicado e usei em casa. Escrevo porque foi bem frustrante a experiência. Fica com minusculos fragmentos de limão e ressecam e criam crostras onde deveriam limpar. Usei no chão e me deu retrabalho, usei na pia e não limpou e o pior foi no vaso sanitário que deixei agir por um tempo, ressecou e deu trabalho pra limpar depois.
    Usei pra lavar louça e nem assim foi bom. Me pergunto se a receita está correta. Limpo a casa com vinagre e bicarbonato e acho ótimo. Quis inovar e algo deu errado. Pode me ajudar? Obrigada


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário foi ótimo, amada! Tenho que preparar novo desinfetante. Eu iria fazer um que gosto muito; da minha citronela. Então, vou fazer o de limão e tentar fazer os testes das situações que você citou. O meu, dissolvo um pouco no balde com água e passo pano. Para a Geladeira, já uso puro. Nos móveis, faço como no chão. Dissolvo o desinfetante em água, molho o pano e torço. Passo o pano úmido. Vou fazer de várias maneiras e vou atualizar o post, deixando essas observações. Você foi ótima em deixar todos estes detalhes. Só nos enriquece. Beijão.

      Excluir

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim