domingo, 20 de dezembro de 2015

Pastilha Efervescente Para Limpeza Multifuncional.

#limpezamaisnatural #judiy

Estarei dividindo com todos, uma receita que estou usando a meses e tenho me apaixonado por ela. São pastilhas efervescentes que uso na cozinha, banheiro, manicure, lavanderia e quartos, para limpar, higienizar e desodorizar a casa. Maravilha né.


Eu amo essas pastilhas. Seus ingredientes são maravilhosos na tarefa da limpeza. Além de serem NATURAIS, não prejudicando sua familia com produtos fortes. Vou mostrar como faço.




Desodorizante e Bactericida para o banheiro.

Seus ingredientes são facilmente encontrados. O bicarbonato de sódio é o meu queridinho,  Abaixo explico suas funções e propriedades melhor. Vamos aprender a fazer?





 INGREDIENTES






Rende + ou - 50 unid.


1  xíc. de bicarbonato de sódio
1  xíc. de ácido cítrico
30 gotas de óleo essencial ( lavanda, limão, hortelã, eucalipto...) ou 
substitua / acrescente casca ralada de limão.
Spray para borrifar água
1 colher (café) de detergente (de louça)


Spray com vinagre na hora da lavagem (explico melhor abaixo)


*você pode fazer as pastilhas sem os óleos, caso não os encontre. O bicarbonato e o ácido cítrico já são amigos poderosos.

Misture os sólidos. Acrescente o detergente. Pingue gota a gota do óleo essencial, misturando em seguida. Coloque no spray água e vá borrifando e misturando de vagar até dar "liga" (ponto em que você aperta e dá forma). Não molhe muito, tem que ser borrifadas mesmo, não jogue água.

Colocar nas formas de gelo, silicone ou mesmo em copinho descartável de café. O que você tiver em casa. NÃO ENCHA AS FORMINHAS ATÉ EM CIMA, COLOQUE SÓ A METADE. Com a reação dos ingredientes essa massa vai crescer e dobrar de tamanho.

Deixe secar por 24 horas, dependendo do clima da sua cidade. 

Cuidado - Em alguns minutos as pastilhas ficam durinhas, mas não tente retirá-las, pois quebrarão. Deixe secar de um dia para o outro, pelo menos 6 horas para desenformar. 



Além de usá-las no banheiro, também fica uma decoração muito charmosa. Não Acha? Quem chega no meu banheiro, pergunta o que é  como usar. É um sucesso.






 MODO DE USAR


Jogue uma pastilha no vaso sanitário. Deixe agir 5-15 minutos e esfregue com a escovinha. Para um efeito germicida, borrife o vinagre após jogar a pastilha, no início. Vai potencializar o efeito exterminador de germes e odores. Eu coloco a noite e deixo até o outro dia. 

Se o vinagre for usado no preparo da mistura da pastilha, a massa viraria uma espuma e não seria muito prático. Já testei. Usando no borrifador, só na hora da lavagem, fica surpreendente o resultado.


 PROPRIEDADES

O Bicarbonato tira qualquer odor. 
Os Óleos são bactericidas e antissépticos. 
O ácido cítrico é conservante e antioxidante (tira mancha de ferrugem)
O vinagre desengordura, desinfeta, dá brilho e elimina odores.  


E deixei aqui a etiqueta que usei, caso queiram imprimir.




OUTRAS UTILIDADES PRÁTICAS 

1- Tira mal cheiro de geladeira ou de lixeiras da casa, de fraldas ou do banheiro.

2- Use em prateleiras que precisem de um frescor ou de tirar umidade.

3- Higieniza frutas. Só colocar as frutas de molho com uma pastilha (Use pastilhas que já não tem perfume, ou faça umas sem os óleos essenciais)

4- Quando for a manicure, jogue a pastilha na água que fará a unha. Ela higieniza suas unhas, combatendo fungos e deixando suas unhas mais saudáveis e cutículas mais macias.

5- Coloque no guarda roupa para perfumar e tirar cheiro de mofo. Após um mês, mais ou menos, reaproveite essa pastilha nas latas de lixo ou na hora da lavagem de roupa também.  

6- Se você tem lava louça, coloque a pastilha no compartimento do sabão.

E isso tudo, é o que faz essa Bomba da Limpeza ser multifuncional.



Também já mostramos por aqui como fazer sua própria Água de passar refreshing e que tira odores, ou você também pode gostar de como Usar o bicarbonato nas lavagens de roupas, ou como Lavar o travesseiro da maneira mais correta.

Você tem sugestões de uso dessa pastilha? Me conta se gostou, ou tire qualquer dúvida.
Beijos.





3 comentários:

  1. Ola, eu vi uma receita parecida no face, ai tentei fazer em casa, mas qdo jogo no vaso não faz o efeito efervescente. Por que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. +Suellen Sobral. Logo abaixo da minha lista de ingredientes, eu anotei que uso um spray com vinagre para ser usado na hora de jogar a pastilha. É a combinação do Bicarbonato com o Vinagre que você terá esse efeito efervescente. Se o vinagre for usado no preparo da pastilha, a massa vira uma espuma. Já testei. E não "ferve" no vaso sanitário como eu gostaria.

      Então, minha sugestão é preparar a pastilha e derramar o vinagre na hora, fica surpreendente o resultado. Se houver algo mais, pode perguntar, ok.

      Um beijão

      Excluir
    2. Ah, o ácido cítrico também é responsável pelo efeito efervescente. Sua quantidade pode fazer diferença no resultado.

      Excluir