segunda-feira, 2 de maio de 2016

VINAGRE CITRUS - RECEITA DE DESINFETANTE NATURAL CASEIRO

VINAGRE + CASCAS DE FRUTAS(PARA ALÉRGICOS OU NÃO)

 #limpezamaisnatural #judiy


Fazer a maioria dos meu produtos de limpeza em casa tem sido um dos investimentos mais práticos e agradáveis que fiz na busca por uma vida mais natural e simples. 


Com o Vinagre Citrus você usará menos produtos na limpeza, economizando dinheiro.  Além de descartarmos menos embalagens, deixaremos de poluir nossa casa com produtos químicos.


vinagre citrus



O vinagre tem sido o nosso campeão. Já falei dele aqui várias vezes. Em conjunto com as cascas de frutas cítricas, que iriam para o lixo, nosso desinfetante natural ganha algumas vantagens. Libera óleo essencial natural potencializando o poder de limpeza e desinfecção.

Você vai precisar de apenas dois ingredientes:

- vinagre branco: antifúngico e antibactericida, desengordurante, tirar mofo de móveis, pra limpar o banheiro e desinfetar, tira limo, evita ácaros nos colchões, etc.
- cascas de frutas cítricas: Aromatizante Natural, contribui também na remoção do limo, conservante natural, remove manchas de ferrugem, etc.

Como preparar? (produto concentrado)

1. Na própria embalagem do vinagre ou em outra, coloque as cascas da laranja ou limão.
2. Deixe descansando por 2 semanas (ou até 1 mês) para que o óleo das cascas se soltem.
3. Para agregar aromas ou diferenciar os produtos, adicione especiarias/ervas como: cravos, canela em pau, alecrim, hortelã. (aconselho uma especiaria por vinagre).

Na foto abaixo, você verá que, usei a própria embalagem do vinagre para fazer um desinfetante com a casca da laranja mais cravos da índia. No pote de vidro, eu acrescentei o alecrim. Ficou fabuloso. 



Como diluir?


Após as 2 semanas, você terá um Vinagre Cítrus Concentrado que deve ser diluído em água antes de ser usado. Usar 1 parte do Concentrado de Vinagre Cítrus para 2 partes de água. Coloque no borrifador para agilizar o uso, não esquecendo de etiquetas. E, se o cheiro do vinagre ainda for forte para o seu gosto, acrescente algumas gotas de extrato ou óleo essencial. Não usei em nenhum dos meus Vinagres Cítrus.

Dica para quem tem composteira: Depois desse mergulho, as cascas de frutas cítricas ficam menos tóxicas para as amigas minhocas. Então poderão ir para a composteira. Oba!

Onde posso usar?

Com essa mistura dá pra limpar tudo: janela, chão, espelhos, piso de madeira, tirar a poeira, pia, sofá, aço inoxidável, banheiro, eletrodomésticos, móveis, sapatos...Monte seu kit de produtos para uma limpeza mais natural da sua casa. 

Como juntar casca suficiente?

Eu consumo poucas laranjas por dia. Então eu guardo as cascas em um pote plástico no congelado até que haja quantidade suficiente. Depois, congeladas mesmo, é só colocar no pote e cobrir com o vinagre.



Quanto custa?

Com pouco investimento e os mesmos ingredientes poderão ser usados de diversas formas. Com uma garrafa de vinagre você pode fazer: Citrus limpador multiuso, limpador de janelas, desinfetante para banheiro, amaciante de roupa, Tira odor da lixeira, ou mesmo, desodorizador de geladeira. Um Vinagre com várias funções no lugar de diversos produtos químicos. R$ 1,65 é o preço que pago no litro do vinagre. Quanto você teria que pagar para ter todos esses produtos que citei acima? Vale a pena ou não?

Cuidado: Nunca use vinagre (que é ácido) em granito ou mármore.

Já testou algo parecido? Você faz seus produtos de limpeza? Estarei aguardando você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário