COZINHAR 1X POR SEMANA E TER TEMPO

09 abril 2021

 

Cozinhar 1x na semana

Quem aí tem tempo de sobra? Qual dona de casa sabe o que é isso? Kkk

 

Desde que a Sara nasceu, tem sido muitas horas na cozinha. Uma correria louca. Por ser APLV (Alergia a Proteína do Leite) preparo PRATICAMENTE TODOS os alimentos que ela consome; até pão. Precisei aceitar os congelados  como meus grandes amigos!


Sempre tenho em meu congelador tudo picado, separado ou pré-preparado. Sabe, pote com carne moída crua, frango picado cru, pimentão picadinho, e outras coisas limpas e separadas, além de alguns legumes picados e congelados. JÁ ME SENTIA! Mas as refeições sempre se repetiam. Ficava sem motivação nenhuma para preparar refeições diferentes ou de preparo mais elaborado. Todo dia cozinhando!

 

Palavras fortes a seguir

 

Mas, tomei uma “chinelada”, no rosto que fiquei tonta, quando ouvi uma frase:

“Não faço comida todos os dias. Preparo as minhas refeições e deixo PRONTAS para 15 dias”.

 

Gente, eu quase chorei (de raia kkkk) Como assim ela cozinha para 15 dias? Sim. Esta mulher que me deu uma “chinelada na ponta do nariz” foi a Paula Couri (link do instagram https://www.instagram.com/paulacourioficial/).  Não a conhecia mas só essa frase foi o suficiente para que eu a acompanhasse no insta.

 

Olha! A semana em que ela estava apresentando o Cardápio Inteligente” entendi que a meta é ter tempo, refeiçoes gostosas e saudáveis e mínimo de sujeira na cozinha kkkk...pegou o raciocínio? Até o meu jeito de fazer compras mudou.

 

 

O que fiz para melhorar?

 

 

Praticidade na cozinha

 

Primeiro passo:

Montei um cardápio de 7 dias para não exagerar e errar, para pegar a prática e ver se consigo fazer. Fiz pratos simples e que combinassem entre sim. Anoto os temperos e acompanhamentos para comprar tudo que precisarei, de uma vez, no mercado.

 

 

SEGUNDO passo:

Separar e sanitizar tudo. Deixo de molho tudo quanto é possivel para poder ter um alimento limpo e sem bactérias nocivas a nossa saúde.

Dica da Paula: O alimento, de molho, em temperatura ambiente, absorve a mistura de água com água sanitária. Para que essa mistura seja eficiente e não passe para os alimentos, deixe-os na geladeira por algum tempo (alface, tomate, cenoura...) e só depois sanitizar. Assim não absorverão e serão sanitizados.

 

 

TERCEIRO passo:

Comece pelo que demora mais. Enquanto o feijão cozinha, você prepara as carnes, por exemplo. Deixo apenas o frango temperado, de um dia para o outro, para pegar bem o tempero. Do restante, vou cozinhando e pritando tudo que consigo. O alface, só precisa ser bem lavado e estar bem seco. Colocar num pote com papel toalha e terá folhas para a semana toda.

 

 

QUARTO passo:

É hora de acomodar os alimentos em potes e etiquetar. Coloque na geladeira para terminar de esfriar. Não coloque direto no congelador, pois criará cristais de gelo e pode modificar a textura dos alimentos. Após esse resfriamento, é só levar ao congelador.

 

 

QUinTO passo:

Anote tudo que está no seu congelador. Assim você não precisará ficar com ele aberto lembrando o que tem. Eu anoto em uma folha de caderno e colo com fita crepe na porta do congelador, além do cardápio. Isso mudou o meu jeito de ir ao mercado.

 

Meu esposo praticamente não vai ao mercado por 7 dias. Antes era todos os dias. Só nisso, já foi um avanço.

 

 

 

Cardápio de exemplo

 

Coloque cores para ajudar a identificar ingredientes em comum.

 

 

Como faco?

 

Com tudo a minha disposição, faço um multirão. Todos ajudam. Vejo o cardápio e vou preparando os alimentos suficientes para a semana toda. Congelo tudo cozido e pronto. Exemplo:

 

CARNE MOÍDA: compro o suficiente para o preparo de:

*kibes,

*carne moída com cenoura – que sobraria para fazer 

*um bolo de carne, e ainda 

*almôndegas com molho que também deixo pronto no congelador.


BATATAS: dou uma pré-fritada e tiro quando está quase pronto. Assim termina o preparo na hora do aquecimento. Compro a quantidade de batata que dê para:

*cortar em tiras ou cubinhos para fazer batata frita (uso a Air Fryer)

* preparo um purê simples com azeite e sal, e

*as casacas das batatas, tempero com sal, azeite e açafrão e frito também.


ARROZ: faço 4 ½ xíc e separo em 5 potes. Congelo arroz prontinho. (imagem abaixo)


FEIJÃO: faço no limite de minha panela de pressão. Cozinho com temperos, louro e sal. (Eu temperava só depois de cozido. Agora cozinho junto com o tempero). Depois de cozido, coloco em potes de 300ml que para mim são suficientes para uma refeição.

 

 

Tudo pronto ou para um preparo rápido. Tiro do congelador na noite anterior ou de manhã e deixo na geladeira. Quem tem micro-ondas já está na vantagem, pois é só esquentar. Para quem não tem, precisará levar para panela. Mas sem preparar nada, apenas esquentando.

 

 

Arroz congelado

Importante
Quando for utilizar algum legume, tire do freezer e coloque direto na panela, não espere descongelar porque muda a textura e ficam como uma “esponja”.

Modere no sal, pois alimento congelados absorvem mais.



Tente fazer, pelo menos um cardápio. Nosso tempo é muito precioso para ficarmos só na cozinha, longe dos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves