CÁPSULAS DE NONI DIY (Morinda citrifolia)

25 agosto 2021


Antes de começarmos essa nossa conversa, preciso ressaltar algo. As farmácias de manipulação produzem o Extrato Seco Padronizado dessa planta. O que é muuuuuito melhor do que irei descrever aqui. Mas para quem tem a planta em casa e que fazer o seu, deixarei aqui um passo a passo de como desidratei a fruta além de um vídeo de como fiz as minhas cápsulas.


 

🔔 LEIA - IMPORTANTE 

 


Não tenho mais a fruta para fazer um passo a passo com imagens. Porém farei o meu melhor, ok. Não posso indicar o que é melhor para você. Apenas vou contar como fiz minhas cápsulas que pode ser o jeito certo ou errado. Apenas divido o que fiz com vocês. Fazendo diferente, volto e atualizo o post.





PROCESSO DE DESIDRATAÇÃO DO NONI

 


 

PRIMEIRO PASSO

Usei frutos maduros como o da imagem acima. Os lavei bem e os coloquei INTEIROS em um pote com tampa no congelador. Sim, inteiros. Não piquei o fruto. Apenas os congelei por 24h ou o suficiente para ficarem bem congelados.

 

SEGUNDO PASSO

Coloque o fruto congelado no sol, que irá soltar um “suco”.  Esse líquido descarto, e no final do dia, coloco esse fruto murcho no congelador novamente. Não furo, não corto. Apenas congelo novamente.

 

TERCEIRO PASSO

Como respondi em diversos comentários, para desidratar o Noni, leva alguns dias. Não desanime! Com o fruto congelado novamente, pela segunda vez, levo ao sol para que seu líquido interno solte com o calor. Repito este processo de CONGELAR e DESCONGELAR até que esta poupa fique dura e consiga quebrar. Você perceberá que o fruto vai murchando e desidratando. O ponto ideal, para mim, foram 7 dias desse processo.

 

QUARTO PASSO

Então, após conseguir o ponto que queremos, coloque os pedaços no liquidificador para triturar essa massa até que reste apenas pó. Depois iremos passar na peneira bem fina. 

 



Essas cápsulas da imagem, foram feitas por mim: 

Verde é a de Folhas de Graviola, Amarelas são as de Cúrcuma, e Marrons, na palma de minha mão são as de Noni.

 



PROCESSO DE ENCAPSULAR O NONI


Deixarei dois vídeos que mostro maneiras diferentes de encapsular. Caso prefira a leitura, os links para os posts estarão aqui também.

 

 

MODO 1

Esse é para quem não tem uma encapsuladora ou não quer fazer uma (ensino abaixo). Tenho um vídeo mostrando como fiz minhas cápsulas de folhas da graviola. Assista que é bem curtinho e simples.  Ainda mostro, no final do vídeo como não deixar as cápsulas com gosto; igualzinho as compradas.
 

 

 

MODO 2

Aqui mostro uma encapsuladora que fiz de bandeja de isopor. Fiz os “buraquinhos” com palito de churrasco e depois coloquei uma cápsula vazia para modelar o tamanho certo. Também é bem simples e curtinho o vídeo. Dê uma olhada.
🌿Vídeo - diy Encapsuladora Caseira - Cápsulas de Açafrão/Cúrcuma - YouTube
🌿Post   - Juliana Valentim: Diy Encapsuladora Caseira - Capsulas de Açafrão/Curcuma   
 



Como disse no início, o processo leva alguns dias, mas não é difícil. Este post é apenas uma alternativa, mas não substitui qualquer orientação médica. O corpo é seu, e quem manda é você.



🌿🌿🌿🌿🌿🌿




 

 
3 Postagens relacionadas:
 

Muito obrigado por estar aqui e deixar comentários. Tenha um ótimo dia ou noite!





Gostou desse post? Nos acompanhe e aproveite as listas que sempre deixamos gratuitamente para facilitar sua rotina doméstica. (Freebies) Muito obrigado por estar aqui e deixar comentários. Tenha um ótimo dia ou noite! 




_______________________________________________________________________________________________

Se precisar de algum produto, é só clicar no link da loja. Não se preocupe, não haverá nenhum custo extra para você. Quando você compra por esses links, eu ganho uma pequena comissão, o que ajuda a manter nosso trabalho de compartilhar dicas e materiais gratuitos. Explore mais opções na minha loja também. Obrigado pela colaboração!

🌿

Juliana Valentim criadora deste Blog © www.julianavalentim.com. Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução ou republicação de todo ou parte deste material é proibida.

_______________________________________________________________________________________________


 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim