DIY CÁPSULAS DE NONI DESIDRATADO (Morinda citrifolia)

25 agosto 2021


Antes de começarmos essa nossa conversa, preciso ressaltar que as farmácias de manipulação produzem o EXTRATO SECO PADRONIZADO dessa planta. O que é muuuuuito melhor do que irei descrever aqui. Porém, para quem tem a planta em casa e não tem acesso a este produto encapsulado, como foi o meu caso, deixarei aqui um passo a passo de como desidratei a fruta e ainda um vídeo de como fiz as minhas cápsulas.


 

O O LEIA - IMPORTANTE O O

 


Não tenho mais a fruta para fazer um passo a passo com imagens. Porém farei o meu melhor, ok. Não posso indicar o que é melhor para você. Apenas vou contar como fiz minhas cápsulas que pode ser o jeito certo ou errado. Apenas divido o que fiz com vocês. Fazendo diferente, volto e atualizo o post.




PROCESSO DE DESIDRATAÇÃO DO NONI

 

 

PRIMEIRO PASSO
Usei frutos maduros como o da imagem acima. Os lavei bem e os coloquei INTEIROS em um pote com tampa no congelador. Sim, inteiros. Não piquei o fruto. Apenas os congelei por 24h ou o suficiente para ficar bem congelado.

 

SEGUNDO PASSO
Coloque o fruto congelado no sol, que irá soltar um “suco”.  Esse líquido descarto, e no final do dia, coloco esse fruto murcho no congelador novamente. Não furo, não corto. Apenas congelo novamente.

 

TERCEIRO PASSO
Como respondi em diversos comentários, para desidratar o Noni, leva alguns dias. Não desanime! Com o fruto congelado novamente, levo ao sol para que seu líquido interno solte com o calor. Repito este processo de CONGELAR e DESCONGELAR até que esta poupa fique dura e consiga quebrar. Você perceberá que o fruto vai murchando e desidratando. O ponto ideal, para mim, foram 7 dias desse processo.

 

QUARTO PASSO
Então, após conseguir o ponto que queremos, coloque os pedaços no liquidificador para triturar essa massa até que reste apenas pó. Depois iremos passar na peneira bem fina. 

 


Cápsulas da imagem: 
Verde é a de Folhas de Graviola, 
Amarelas são as de Cúrcuma 
E na palma de minha mão são as de Noni.

 



PROCESSO DE ENCAPSULAR DO NONI


Deixarei dois vídeos que mostro maneiras diferentes de encapsular. Caso prefira a leitura, os links para os posts estarão aqui também.

 

 

MODO 1
Tenho um vídeo mostrando como fiz minhas cápsulas de folhas da graviola sem ter uma encapsuladora. Assista que é bem curtinho e simples.  Ainda mostro, no final do vídeo como não deixar as cápsulas com gosto igualzinho as compradas.
 

 

 

MODO 2
Aqui, também deixarei um vídeo que mostro uma encapsuladora que fiz de BANDEJA DE ISOPOR. Fiz os “buraquinhos” com palito de churrasco e depois coloquei uma cápsula vazia para chegar no tamanho. Também é bem simples e curtinho o vídeo. Dê uma olhada.
🌿Vídeo - diy Encapsuladora Caseira - Cápsulas de Açafrão/Cúrcuma - YouTube
🌿Post   - Juliana Valentim: Diy Encapsuladora Caseira - Capsulas de Açafrão/Curcuma   
 



Como disse no início, o processo leva alguns dias, mas não é difícil. Este post é apenas uma alternativa para consumir produtos que fazem bem a sua saúde, mas não substitui qualquer orientação médica. O corpo é seu, e quem manda é você.

 

 
3 Postagens relacionadas:

🌿 Juliana Valentim: Diy Encapsuladora Caseira - Capsulas de Açafrão/Curcuma  

🌿 Juliana Valentim: Como fazer cápsulas de ervas em casa  

🌿 Juliana Valentim: ÁGUA DE ROSAS - ELIXIR DA BELEZA!

 
 
Muito obrigado por estar aqui e deixar comentários. Todos os dias fico completamente admirada com todo o seu apoio caloroso e isso realmente me inspira a trabalhar ainda mais nesse objetivo. Se você gosta do meu trabalho, ficaria muito feliz se você decidisse se inscrever e fazer parte da nossa comunidade. Tenha um ótimo dia ou noite! "

 
Já fez algo parecido? Ficou com alguma dúvida? Comente que respondo o mais breve possivel.
 
------------------------------------------------
Juliana Valentim criadora deste Blog © www.julianavalentim.com. Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução ou republicação de todo ou parte deste material é proibida.
------------------------------------------------





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves