COZINHAR 1VEZ POR SEMANA E TER TEMPO

09 abril 2021

 

Cozinhar 1x na semana

Quem aí tem tempo de sobra? Qual dona de casa sabe o que é isso? kkk rindo para não chorar!

 

Desde que a Sara nasceu, tem sido muitas horas na cozinha. Uma correria louca! Por ser APLV (Alergia a Proteína do Leite) preparo praticamente todos os alimentos que ela consome; até pão. Precisei aceitar os congelados  como meus grandes amigos!


Sempre tenho em meu congelador tudo picado, separado ou pré-preparado. Sabe, pote com carne moída crua, frango picado cru, pimentão picadinho, e outras coisas limpas e separadas, além de alguns legumes picados e congelados. Já me sentia! Mas eu precisava prepara o frango do mesmo jeito, refogar a carne. Todo dia cozinhando! Não tinha ânimo para essa rotina.


Palavras fortes a seguir: tomei uma “chinelada”, no rosto que fiquei tonta, quando ouvi uma frase: “Não faço comida todos os dias. Preparo as minhas refeições e deixo PRONTAS para 15 dias”. Gente, eu quase chorei (de raia kkkk) Como assim essa mulher cozinha para 15 dias? Sim. Esta mulher que me deu uma “chinelada na ponta do nariz” foi a Paula Couri.  Não a conhecia mas só essa frase foi o suficiente para que eu a acompanhasse no insta. (não é publi.) Olha! A semana em que ela estava apresentando o Cardápio Inteligente” entendi que a meta é ter tempo, refeições gostosas e saudáveis e mínimo de sujeira na cozinha kkkk...pegou o raciocínio? Até o meu jeito de fazer compras mudou.

 

🌿

 

O que fiz para cozinha 1x por semana?

 

 

Praticidade na cozinha

 

1) Planejar: para mim foi a parte mais difícil

Montei um cardápio de 7 dias para não exagerar e errar, mas pegar a prática e ver se consigo fazer. Anotei pratos simples do dia a dia e que combinassem entre sim. Verá exemplos no cardápio. Anoto também os temperos e acompanhamentos para comprar tudo que precisarei, de uma vez, no mercado (alho, cebola, tomate, etc...).

 

 

2) Ir as compras nunca foi tão objetivo

Lista pronta, compro tudo que precisarei para o meu cardápio. Compras feitas, já levo a geladeira por 2h e só depois desinfeto. É importante.



3) Higienizar os alimentos como nunca viu

O ideal é deixar tudo que for higienizar, por pelo menos 2 horas na geladeira para que ao sanitizar, o alimento não absorva a água sanitária da solução. Com certeza você já sanitizou direto e comeu fruta com gosto de remédio, né? Foi por isso… houve absorção; Uma boa estratégia, é pegar o gavetão de legumes, da geladeira, colocar para fora e encher de água. Colocar tudo que deva ser sanitizado (alface, tomate, cenouras...). Deixar de molho por 15 min e depois enxaguar. Isso também ajuda na durabilidade do alimento. Falo melhor neste post aqui.



4) Os alimentos sanitizados 

Não deixe mais de 20 min de molho, pois o resultado será o mesmo de não ter levado a geladeira antes. O alimento absorverá o produto e não queremos isso. Então, esses alimentos deverão ser enxaguados. Coloque todos sobre panos de prato para secarem. O alface, só precisa estar bem seco antes de ser guardado. Coloque as folhas com papel toalha entre elas no pote, e terá folhas para a semana toda. (Aqui em casa já tive folhas por 12 dias). 

 


5) Picar, ralar, descascar e cozinhar 

Comece pelo que demora mais. Enquanto o feijão cozinha, você vai preparando alho processado, cebola, pimentão, linguiças picadas, cenouras ralada... alimentos que posso ir congelando. Com esses temperos, preparo as carnes que deverão ficar marinando até o outro dia, para pegar bem o saborDo restante, vou cozinhando e refogando tudo que consigo. A familia toda ajuda, pois é um movimento neste dia. E Tudo depende dos pratos que listou no cardápio.



6) Hora dos potes e das etiquetas

É hora de acomodar os alimentos em potes e etiquetar. Uso fita crepe que é bem prática e caneta permanente para isso. 

* Os temperos que citei acima como as cebolas e linguiças picadas que sobraram, coloco em potinhos com a fita crepe identificando cada alimento. 

* Acomodo o feijão em potinho do tamanho ideal para mim e levo a geladeira para terminar de esfriar. Não coloque direto no congelador, pois criará cristais de gelo e pode modificar a textura dos alimentos. Após esse resfriamento, é só levar ao congelador. 

* Tomate inteiro após seco, embalo em uma folha de papel toalha e acomodo em um pote grande que tenho com outros legumes e verduras. Você pode preparar salada de pote. Tem dicas de preparo aqui.

* Arroz cozido para todas as refeições segue o processo do feijão. Acomodo em potes pequenos e deixo esfriar antes de colocar no freezer.

* Carnes congelo prontas sim: em pedaços, carne moída, kibes, bifes de hambúrgues, almôndegas,... tudo que estiver no cardápio. 

* Temperos como alho, cebola temperos verdes; eu coloco no processador e com essa massa, congelo em forminhas de gelo. Quando vou usar, é só pegar os cubinhos.



7) Não precisa ficar procurando 

Anote tudo que está no seu congelador. Assim você não precisará ficar com ele aberto lembrando o que tem. Eu anoto em uma folha de caderno e colo, junto ao cardápio, na porta do congelador quantas porções eu consegui fazer. Isso mudou o meu jeito de ir ao mercado e preparar as refeições.

Exemplo: o feijão conseguiu colocar 9 potinhos, e o arroz foram 4 e por aí vai. Vá fazendo risquinho e você saberá quando estiver acabando.

Feijão: I I I I I I I I I

Arroz:  I I I I 

Cebola: 1 pote com elas picadas

 


Meu esposo praticamente não vai ao mercado por 7 dias. Antes era todos os dias. Só nisso, já foi um avanço.

 

 

 

8) Meu primeiro cardápio

 


Coloque cores para ajudar a identificar ingredientes em comum. Facilita nas compras. Observe; os dias que usarei carne moída em um dos pratos estão com cor cerâmica, mesmo sendo pratos diferentes, mas usarão a carne moída em seu preparo

 

9) Como faço alguns preparos 

Com tudo higienizado e pré-picado, vejo o cardápio acima e vou preparando os alimentos.

Carne moída: compro o suficiente para o preparo de:

*kibes, uso uma parte de carne moída. Tempero e enrolo. Coloco nos potes para congelar.

*almôndegas com molho que deixo prontas no congelador. Posso congelar cruas também.

*carne moída com cenoura – preparo soltinha mesmo e congelo em potes. Uso assim ou no pastel. 

*E com a carne moída pronta, faço bolo de carne, mas a massa faço no dia mesmo.

Arroz: faço 4 ½ xíc e separo em 5 potes. Congelo arroz prontinho. (imagem abaixo)

Batatas: dou uma pré-fritada e tiro quando está quase pronto. Assim termina o preparo na hora do aquecimento. Compro a quantidade de batata que dê para:

*cortar em tiras ou cubinhos para fazer batata frita (uso a Air Fryer)

* preparo um purê simples com azeite e sal, e

*as casacas das batatas, congelo já temperadas com sal, azeite e açafrão e depois é só fritas.

Feijão: faço no limite de minha panela de pressão. Cozinho com temperos, louro e sal. Eu temperava só depois de cozido. Agora cozinho junto com o tempero. Depois de cozido, coloco em potes de 300ml que para mim são suficientes para uma refeição.

 

 🌿



Tudo pronto ou para um preparo rápido. Tiro do congelador na noite anterior ou de manhã e deixo na geladeira. Quem tem micro-ondas já está na vantagem, pois é só esquentar. Para quem não tem, precisará levar para panela. Mas sem preparar nada, apenas esquentando.

 

 

Arroz congelado

Importante
Quando for utilizar algum legume, tire do freezer e coloque direto na panela. Não espere descongelar porque muda a textura e ficam como uma “esponja”.

Modere no sal, pois alimento congelados absorvem mais.



Tente fazer, pelo menos um cardápio. Nosso tempo é muito precioso para ficarmos só na cozinha, longe dos filhos.




🌿🌿🌿🌿🌿🌿




 

Muito obrigado por estar aqui e deixar comentários. Tenha um ótimo dia ou noite! "

 

🌿 CANAL E CLICAR 🔔 Descansarei - sons para dormir
🌿 FACEBOOK - https://facebook.com/descansarei
https://streamelements.com/julianavalentimdiy/tip

 

 

------------------------------------------------

Juliana Valentim criadora deste Blog © www.julianavalentim.com. Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução ou republicação de todo ou parte deste material é proibida.

------------------------------------------------

 

 

 

 

 

 

 

4 comentários:

  1. obrigada pela dica dos legumes... alguns eu não congelava justamente por virarem uma esponja. vou testar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com congelador cheio, mas quero fazer novos testes. Quando eu conseguir, deixarei novos exemplos e cardápios aqui.

      Excluir
  2. Adorei!!!Quero ver mais opções de cardápio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou em processo de reformulação aqui. Quero preparar um cardápio do dia a dia mesmo. Comida simples mas com cuidado no preparo para ser mais nutritiva. Não sou fitness (risos) mas minha Nutróloga aprovou, então bora parar de gastar 4-5h na cozinha lavando e cozinhando e aproveitar nosso tempo. Atualizarei o post.

      Excluir

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim