COMO LIMPAR COLCHÃO EM CASA

16 abril 2024

Já mostrei como deixar o colchão limpo por mais tempo, tirar cheiro de suor de estofados, colchões e travesseiros trazendo frescor e higienização simples para manter os ácaros longe deles. Mas, de tempos em tempos, uma limpeza mais profunda pode ser necessária. E percebemos isso quando retiramos os lençóis para lavar, de repente, lá estão elas: as manchas amarelas no colchão. É realmente desagradável, não é? E a pergunta que não quer calar: de onde vêm essas manchas?

A verdade é que essas manchas "misteriosas" são mais comuns do que imaginamos e são causadas pelos fluidos corporais liberados durante o sono. Mas não se preocupe! Já testei dois métodos para remover manchas no colchão. Vou dizer que as duas funcionam e as duas precisam de disposição. Com estes métodos, você conseguirá remover as manchas amarelas do colchão e deixá-lo como novo.



limpeza a seco, desinfetar, higienizar, tirara manchas



.

🌿DICAS PARA REMOVER MANCHAS E

ENCARDIDOS DO COLCHÃO



VAMOS PRCISAR DE:


Método 1

Borrifador Spray
Vinagre de álcool Água para limpeza

Método 2 (acho mais eficiente)

Aspirador de pó Trapo velho/pano de microfibra ▸Removedor de Manchas caseiro ensinado aqui como ingredientes:
Vinagre de álcool Água para limpeza



INTRODUÇÃO

Depois de separar os ingredientes, remova os lençóis e o protetor de colchão.
1. Aspire toda a superfície do colchão. Caso não tenha um aspirador, pesquise no link ou vá para o próximo passo.
2. Aplique a água oxigenada com um spray, sobre as manchas. Se usar o Método 2, espalhe o produto com a escova. Deixe agir por alguns minutos. Aqui o importante é umedecer o tecido do colchão e deixar agir.
3. Com a escovinha macia e umedecida em água, esfregue a mancha em movimentos circulares.
4. Com um trapo ou pano seco, aperte sobre o tecido molhado, do colchão retirando todo excesso de água e produto. Deverá repetir e apertar bem, para que a sujeira seja absorvida pelo pano que está em suas mãos. Ao lavar esse pano, perceberá o nível de sujidade. É assustador!
5. Finalize com um pano limpo e úmido com o vinagre, limpando em cima da mancha e na zona ao redor, neutralizando odores, resíduos dos produtos usados ou reduzindo ácaros remanescentes.
6. Deixe secar.
7. Algumas manchas (ou sujeiras) estarão surgindo à superfície do colchão. Repita conforme necessário (se a mancha persistir).



------------------------------------------------

PORQUÊ ASPIRAR ANTES DE FAZER A LIMPEZA?

Mesmo que não sejam visíveis sujidades, o aspirador ajuda a remover acúmulos de pó, ácaros e outros resíduos, preparando o colchão para uma limpeza profunda.


PORQUÊ ÁGUA OXIGENADA?

A água oxigenada é um removedor de manchas eficaz, especialmente em manchas de origem orgânica como essas. Ela é um poderoso oxidante. É a razão pela qual o peróxido de hidrogênio (água oxigenada) é um limpador versátil: mata leveduras, fungos, bactérias, vírus e esporos de fungos.


A ÁGUA OXIGENADA É PERIGOSA PARA O AMBIENTE?

Não, a água oxigenada se decompõe rapidamente em água e oxigênio quando em contato com o ar ou a água, e em concentrações comuns não apresenta riscos para o ambiente ou para a saúde humana. Por isso é considerado mais segura do que os produtos químicos com cloro. Uso a anos substituindo diversos produtos de limpeza por ela.
Alguns exemplos já postados aqui no Blog: Removedor de Manchas Caseiro , Tira Manchas Espetacular Multiuso, Tirar Crosta de Tabuleiro.


PORQUÊ A SUJEIRA APARECE QUANDO SECA O COLCHÃO?

Nem toda sujeira ou mancha é visível na superfície do colchão. Quando umedecemos esse tecido, a água evapora levando "para cima" a sujeira escondida. E aparecem mais manchas! Por isso, quando acabamos uma primeira limpeza, ao secar, o tecido do colchão pode permanecer manchado. Repita essa limpeza até quando achar necessária. Coloque na rotina da faxina anual.


UM CONSELHO: COLCHÃO É CARO! VEJA ESSAS DICAS!

Os protetores de colchão são eficazes na prevenção de manchas e podem ser facilmente lavados na máquina. Certifique-se de escolher um protetor que garanta conforto durante o sono.
Para não ficar enorme o post, vou deixar o link (aqui) que mostro como saber e quando virar o seu colchão para que ele tenha uma longa vida útil. E essas informações também dependem se seu colchão ser novo ou não. Lá explico com detalhes, disponibilizei uma etiqueta, que colo nos colchões aqui de casa, para ajudar nisso também.

------------------------------------------------



Gostou desse post? Nos acompanhe e aproveite as listas que sempre deixamos gratuitamente para facilitar sua rotina doméstica. (Freebies) Muito obrigado por estar aqui e deixar comentários. Tenha um ótimo dia ou noite! 




_______________________________________________________________________________________________

Se precisar dos produtos que menciono, é só clicar nos links disponíveis. Não se preocupe, não haverá nenhum custo extra para você. Quando você compra por esses links, eu ganho uma pequena comissão, o que ajuda a manter nosso trabalho de compartilhar dicas e Materiais gratuitos. Explore mais opções na minha loja também. Obrigado pela colaboração!

🌿

Juliana Valentim criadora deste Blog © www.julianavalentim.com. Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução ou republicação de todo ou parte deste material é proibida.

_______________________________________________________________________________________________


 

 

 

 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim