quarta-feira, 9 de agosto de 2017

5 COISAS PARA SE DESAPEGAR HOJE - Pela casa



Você não precisa ser rica para ser feliz.

Quando decidi parar de trabalhar para cuidar dos meus filhos, encarei a nova rotina e me dediquei a viver com menos, e mesmo assim, ser feliz. Esse exercício diário me ensinou a ver o conceito de consumismo que eu vivia. Enxerguei minhas reais prioridades e busquei uma melhor qualidade de vida, mesmo sem trabalhar (sem renda).  


Já contei, em matérias anteriores como trabalhei o desapego (links abaixo) e o meu processo em fazê-lo. Isso não muda de uma hora para outra. É diário o exercício, mas o resultado é revelador.

Dificuldades? É só olhar para o lado que você verá alguém com muito mais dificuldades que você. Nossos filhos não querem saber a marca do carro, ou que, a roupa dele foi comprada naquela loja chic...ele quer o PAI sentado no chão brincando de bolinha de gude, ou a MÃE de pique esconde. Os valores mudam não é mesmo? 

Bem, você entendendo o que mais importa para sua família, fica mais fácil se desapegar do entulho. E vou te ajudar a olhar com mais atenção para algumas coisas que podem estar ENTULHANDO seu lar.



1 - Produtos vencidos
Não tem negociação nesse quesito. Medicamentos, alimentos ou cosméticos vencidos deverão ir direto para lixeira. Sabe lá no fundo do armário do banheiro ou aquela gaveta dos medicamentos? A MAIORIA VENCIDOS. Pode provocar uma alergia, não ter o efeito proposto ou causar alguns sintomas pior. CUIDADO! Na pressa, você pode fazer uso no seu filho e nem se dar conta.

No post anterior, a dica era organizar apenas uma gaveta hoje (link abaixo). Tire esse dia para olhar no banheiro: seus produtos de cabelo, de higiene, maquiagens ou medicamentos. Se houver algum vencido, é direto no lixo.



2 - Acúmulo de apostilas ou revista velha
Tudo muda muito rápido. Não adianta guarda por anos o que não irá usar novamente. Não fará nenhum artesanato? Não tem uma escola para doar? Se livre disso! Eu fiz isso e não acreditei que poderia me desfazer de dezenas de revistas. Estão guardadas apenas as que uso ou as mais importantes. Experimente se desapegar! Traz leveza.

(Relato pessoal: Era uma cômoda inteira de revistas de artesanato, moda e decoração. Foram 5 (cinco) bolsas só de revistas que me desfiz. É sem palavras! Realmente eram revistas que eu nunca iria usar. Hoje, tenho apenas 1 (uma) gaveta.) 


3 - Copos e pratos que nunca serão usados.
Se você recebe os familiares em casa e tem um armário para organizar todos esses utensílios, maravilhoso! Caso contrário, dificilmente serão usados os “quatro” jogos de jantar ou aquelas dezenas de copos. Aqui em casa eu guardei um jogo de chá da minha Vó e algumas taças. Usei algumas na decoração da casa, e o que era de uso diário, exposto no armário com fácil acesso. O restante, eu doei, tanto copos como pratos.
O pensamento é o mesmo do restante da casa: Vou usar só uma vez no ano? Ao invés de juntar poeira e precisar limpar tudo isso, peço aos familiares para ajudar com os talheres, pratos, etc. De maneira alguma ficamos com vergonha ou constrangidos.
 
Ou aproveite para fazer arte. Trabalho da Ketheley Freyre


4 – Cabos solitários.
São aqueles que o celular estragou, ou um aparelho que você não tem mais, ou mesmo e nem imagina o que é. Separe o que você não sabe o que é, dos outros que sabe. Agrupe os de mesma categoria,Cabos de TV, ou carregadores, etc. Etiquete informando de qual aparelho é cada um. Setorize, crie a casinha  certa para serem guardados.



5 – Aparelhos Quebrados.
O ventilador parou de funcionar? O microondas pifou? Tv morreu? O gato comeu? (risos).
A pergunta que te faço: Vai consertar? O reparo fica mais caro do que comprar um novo? Tá colecionando liquidificadores sem o copo? PARE E PENSE! 

Não aconselho a jogar tudo fora, masssssss, reúna todos os aparelhos quebrados em um balde ou caixa. E veja, se você já comprou um substituto daquele aparelho, ou se vale a pena consertar. Caso contrário, dê para aquele vizinho que arruma tudo. E, se não houver conserto, descarte mesmo. Garanto que o alívio será imediato. Fora a facilidade de manter os armários mais limpos e organizados.



Todos participam. Minha casa passa por esse processo constantemente de desapego; e costumo ter na decoração SÓ o que consigo limpar. Fica assim mais fácil se manter organizada. E depois disso tudo, você pensa: Como eu tinha tanta tralha em casa e não me dava conta?


Vou deixar aqui um pouco dos conteúdos de organização, que são complemento da matéria de hoje. Tomara que te inspire a renovar na sua casa.


MATÉRIA RELACIONADAS:











Nenhum comentário:

Postar um comentário