terça-feira, 2 de maio de 2017

Desinfetante de Limão Caseiro - DIY




Quem me acompanha no Instagram (@julianavalentimdiy), já viu algumas boas dicas com o poderoso limão. 


Quando compro limão, tento fazer várias receitas de uma só vez, o que fica muito prático no dia a dia, e evita que a fruta estrague. 


Essa dica veio de encontro a uma necessidade de produzir menos lixo E como eu não aproveitava todas as carcaças de limão (que sobravam dos sucos) na composteira, decidi testar o desinfetante de limão caseiro e totalmente natural. Também deixo aqui minhas sugestões para agilizar a rotina, principalmente de lanche escolar.





Processo do aproveitamento do limão aqui em casa:

Primeiro -  faço o suco concentrado de limão para congelar, assim, na hora em que eu queira tomar uma limonada, bato esse "gelo de limão" com água e açúcar. 
Segundo - deixo na geladeira um pouco de suco prontinho. É refrescante, não é mesmo?, 
Terceiro - outra remessa, faço alguns picolés (Receita no Insta) de limão com inhame. 
Quarto - e com as carcaças (cascas) que sobraram, eu preparo meu desinfetante de limão, vinagre citrus ou pastilhas para o latão de lixo. 
Quinto - e, ainda com os resíduos (a sobra do liquidificador) ainda, faço um sachês de armário que gosto de colocar dentro dos sapatos (fotos abaixo).



É quase o dia do limão aqui em casa (risos). E agora, vou mostra como faço um desinfetante que uso bastante e acho que é uma receita muito válida para economizar e produzir menos lixo.

Desinfetante de Limão Caseiro e Natural


Passo a passo simples: O processo é quase igual a do Vinagre Citrus, que usamos também como desinfetante. Mas, com o desinfetante de limão é mais rápido. Eu reservo as carcaças de limão ou laranja em uma jarra com tampa. Cubro as cascas com água. Deixo descansando 2 dias (no máximo 3 dias). Depois despejo tudo no liquidificador e bato muito bem. Se precisar, acrescento mais água para ajudar a bater. 

Coe e despeje em uma garrafa com tampa, deixando em repouso por mais umas 8 horas. Depois, para 2 litros de produtos, despeje 4 colheres de álcool, para não oxidar. Pronto.

Até aqui, o desinfetante de limão está perfeito. Mas, como esse limão que usei, quase não teve aroma, então acrescentei essência para ficar mais marcante. É opcional.



Esse desinfetante pode ser usado no chão da casa inteira, pia, banheiro, geladeira sim senhor, sofá ou qualquer móvel que queira passar com um pano úmido, para tirar o pó, poderá ser usado. É um produto de limpeza sensacional e simples de fazer. Produzindo menos lixo e ganhando mais saúde. 

*Na geladeira eu uso o desinfetante puro e sem essência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário