sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Hypoeste (confete) - Replantando / terrário

Mistérios para quem não conhece planta, como eu, crie o hábito de plantar!




Eu nem fazia ideia que planta era a tal Hypoeste, também conhecida como Confete. Mas, em uma visita ao meu Shopping favorito; a floricultura claro; eu vi em um vasinho três mudinhas de uma planta com manchas meio rosadas que me chamaram a atenção. Pensei em usá-las como forração, mas logo mudei de ideia.


Cheguei em casa e fui para a internet buscar informações e descobri seu nome e alguns cuidados que lá estavam descritos. Claro que não foi simples assim. Gente, tudo é testar, errar e acertar. Abaixo tem um vídeo dando uma dica legal de terrário.

Segue minha história:

Hypoeste (Confete) - minha nova queridinha


Replante:

Tento assumido essa prática. Replanto e troco o substrato de todas as plantas novas. Só assim parei de perder mudas compradas. 

E, assim fiz com a minha Hypoeste. Replantei  em um vaso maior e a coloquei no sol por 4 horas / manhã. Rapidamente, aquela plantinha compacta e lindinha se ramificou. Estava algo errado. Não que as folhas estavam feias, mas nasceu um pendão e a planta ficou igual a uma trepadeira. Muito feia. Não encontrei informações que me ajudassem.

Decepção. Será que ela vai ficar assim? Observando sempre minha plantinha e com medo dela morrer, não fiz nada. Queria ver no que ia dar. Achei que era excesso de sol, mas...

Floração:

... O belo dessa planta são suas folhas com sua coloração chamativa, mas para minha surpresa, nesse pendão brotaram florzinhas roxas. Que pena que não tirei foto mas achei uma para demonstrar.



Então, deixei as florzinhas começarem a secar e cair. Podei esse pendão bem no início e cobri com canela em pó, para cicatrizar rápido. Não sei época de floração ou se o excesso de sol favoreceu esse surgimento tão rápido do pendão, mas foi assim que aconteceu.

Luminosidade:

Luz Difusa, Meia Sombra ou Sol Pleno. Mas na minha casa só funcionou em meio sombra. Depois da poda a planta ficou bem fechadinha e eu a deixei no mesmo lugar, mas como a estação mudou, o vaso agora está em meia sombra.

Minha Hypoeste voltou a ficar compacta e com belas cores em suas folhas. 


Propagação:

Com o replante, percebi que podemos multiplicar as plantas com a divisão de tosseiras ou pelas sementes que caíram após florir, gerando novas mudas. Olha só o filhotinho que fofo.


Observe que as plantas novas nasceram com suas manchinhas brancas com um toque de rosa bem leve. As plantas mais velhas já estão com coloração mais acentuadas.

Doenças:

A nossa Hypoeste tem um formato bem compacto. Suas novas brotações saem bem próximas do caule e do solo. Por ser "fechadinha", podem aparecer problemas pelo meio. Sempre dê uma conferida lá.


Inseticida Natural: 


Se alguns desses bichinhos aparecerem na sua casa e te deixar de cabelo em pé, faça uma das receitas que postarei em breve aqui. Tenho usado nas minhas plantas e fica pronta em cinco minutos. Também mostrarei em vídeo em breve o inseticida matando essas gracinhas do vídeo acima. Funciona.

Gente, tudo que anotei aqui foi de pura experiência própria. Fazendo, testando errando e acertando. Não conheço plantas, mas como gosto bastante, eu tento de tudo um pouco. E foi assim que fiz...

Outra dica importante, é que você pode usar essa espécie em um terrário aberto ou fechado. No vídeo abaixo reaproveito um suporte de vela para o plantio. Assista se gostar da ideia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário