Borra de Café nas Plantas com Segurança
21 outubro 2016
Entendendo
que o espaço de terra, em um vaso, é muito menor do que realmente uma planta precisa, precisamos fazer uma adubação mais frequente. E para sermos práticos,
iremos começar com um resíduo da cozinha que temos de graça. É a borra de café e nem precisamos sair de casa para conseguir.
Vantagens
1º De graça - A borra de café como fertilizante, já era usado por minhas avós, mas foi caindo em desuso. Porém hoje, com a busca por consumir produtos mais naturais e orgânico, essa prática está virando moda.
2º Nitrogênio - Ela tem pelo menos 10%, de tudo que sobra no coador, de nitrogênio. Substância que dá um “BUMMM” nas nossas plantas e ajuda em seu crescimento.
3º Não altera o PH do solo em poucas* quantidades - Assim que coamos nosso café, essa sobra do pó é sim um pouco ácida, porém no processo de fermentação que iremos fazer, permitirá que esse material não altere o PH do solo trazendo muitos benefícios em seu uso.
4º Controle de pragas - Seu uso (não elimina, mas também) ajuda a inibir a proliferação de alguns fungos na planta.
Usar a borra de café de modo seguro em minhas plantas
* Uma delas é só jogar direto na composteira. É a minha melhor opção, pois não faço, todos os dias, o adubo líquido. Só não exagerar na quantidade de borra de café para não desequilibrar o PH. Mas a borra de café de todos os dias não tem problema.
* Outra é usá-la como cobertura morta da superfície. É só ir “salpicando” ou espalhando sobre à terra dos vasos. ***Bem pouquinho, porque ela ainda irá fermentar. Mas, com o tempo, ela vai se decompor e enriquecendo à terra com os seus nutrientes. Também inibe o crescimento de “ervas daninhas”.
* Como adubo líquido, que é super prático. Vou detalhar como faço a baixo e não deixe de ler tudinho, para não prejudicar suas plantas.
Fazer o adubo líquido
CONTRA INDICAÇÃO
Nem tudo são flores. O excesso da borra de café ou o adubo líquido pode deixar o solo muito ácido prejudicando o desenvolvimento das plantas. Algumas plantas não demonstram bom desenvolvimento com este adudo caseiro, tais como: a Alfafa, a Mostarda, o Gerânio, o Aspargo, etc. Tudo é teste, observação e não exagerar.
A borra de café é um resíduo da nossa cozinha e de graça. Vale a pena usarmos, mesmo que de vez em quando. Mas ele não é o ÚNICO nutriente que nossas plantas precisam, ok. É um complemento da nossa adubação.
O que mais você usa, como complemento da adubação, nas suas plantas?
em quais plantas nao se deve usar o adubo liquido de cafe? ou posso usar em todas?
ResponderExcluirOlá Jane.
ExcluirAqui em casa eu uso em todas as plantas (de vaso, as árvores e as mais sensíveis como as hortaliças). É só não fazer muito concentrado. As medidas que uso, estão no post acima.
Que suas plantinhas fiquem lindas! Um abraço.