Borra de Café nas Plantas com Segurança

21 outubro 2016

borra-de-café-na-terra

Familias estão adquirindo o hábito de cultivar plantas em casa. Em sua grande maioria, em pequenos vasos. Muitos se frustram por não conseguir que suas plantas cresçam ou mesmo que vivam. A adubação líquida é uma ótima saída, e também vou contar como faço a minha.


Este post está bem legal. Leia com carinho até o fim. 


Entendendo que o espaço de terra, em um vaso, é muito menor do que realmente uma planta precisa, precisamos fazer uma adubação mais frequente. E para sermos práticos, iremos começar com um resíduo da cozinha que temos de graça. É a borra de café e nem precisamos sair de casa para conseguir.

 


Vantagens

 

1º De graça - borra de café como fertilizante, já era usado por minhas avós, mas foi caindo em desuso. Porém hoje, com a busca por consumir produtos mais naturais e orgânico, essa prática está virando moda.

2º Nitrogênio - Ela tem pelo menos 10%, de tudo que sobra no coador, de nitrogênio. Substância que dá um “BUMMM” nas nossas plantas e ajuda em seu crescimento.

3º Não altera o PH do solo em poucas* quantidades -  Assim que coamos nosso café, essa sobra do pó é sim um pouco ácida, porém no processo de fermentação que iremos fazer, permitirá que esse material não altere o PH do solo trazendo muitos benefícios em seu uso.

4º Controle de pragas - Seu uso (não elimina, mas também) ajuda a inibir a proliferação de alguns fungos na planta.

 

  


Usar a borra de café de modo seguro em minhas plantas

 

* Uma delas é só jogar direto na composteira. É a minha melhor opção, pois não faço, todos os dias, o adubo líquido. Só não exagerar na quantidade de borra de café para não desequilibrar o PH. Mas a borra de café de todos os dias não tem problema.

* Outra é usá-la como cobertura morta da superfície. É só ir “salpicando” ou espalhando sobre à terra dos vasos. ***Bem pouquinho, porque ela ainda irá fermentar. Mas, com o tempo, ela vai se decompor e enriquecendo à terra com os seus nutrientes. Também inibe o crescimento de “ervas daninhas”.

* Como adubo líquido, que é super prático. Vou detalhar como faço a baixo e não deixe de ler tudinho, para não prejudicar suas plantas.



Fazer o adubo líquido 


1º Passo - Preparar a Secagem da Borra: Coloco a borra num pote e deixo em local ventilado e ao sol. Ele ficará como demonstro no vídeo, uma terra bem soltinha. Você pode ir juntando e armazenando para dar uma boa quantidade e fazer bastante fertilizante de uma vez. Faço 5 litros por vez.
2º Passo - Medidas: Para ficar pronto para uso, em uma garrafa pet, coloco 1 litro de água com 3 colheres de sopa (50 gramas) de borra de café. Se usar mais borra de café pode ficar forte e matar sua planta. 
3º Passo - Preparo: Não tampe a garrafa muito forte pois essa mistura irá fermentar. Guarde em local longe do sol, por 3 a 4 dias. Abra a garrafa todos os dias para que os gases sejam liberados.
4º Passo - Utilizar e armazenar: A água de borra, após esses 3 dias já não produzirá gases, o que significa que a fermentação acabou e não prejudicará suas plantas. Agora seu fertilizante estará pronto para ser usado.


Você pode regar direto nas plantas mas sem encharcar. Lembre-se, esse líquido não é água e sim um adubo. Com exagero, suas plantas podem sentir. Use uma vez por semana. Ele deve ser usado o mais rápido possível, pois sua validade é de apenas 7 dias. Não perca tempo.

E ainda você pode complementar com a farinha de casca de ovos que fizemos a um tempo atrás. neste post conversamos o que e como fazer com as cascas de ovos para que funcionem, de verdade, para nossas plantas. Dê uma passada lá depois.





CONTRA INDICAÇÃO

Nem tudo são flores. O excesso da borra de café ou o adubo líquido pode deixar o solo muito ácido prejudicando o desenvolvimento das plantas. Algumas plantas não demonstram bom desenvolvimento com este adudo caseiro, tais como: a Alfafa, a Mostarda, o Gerânio, o Aspargo, etc. Tudo é teste,  observação e não exagerar.

 

A borra de café é um resíduo da nossa cozinha e de graça. Vale a pena usarmos, mesmo que de vez em quando. Mas ele não é o ÚNICO nutriente que nossas plantas precisam, ok. É um complemento da nossa adubação.


O que mais você usa, como complemento da adubação, nas suas plantas?










 

2 comentários:

  1. em quais plantas nao se deve usar o adubo liquido de cafe? ou posso usar em todas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jane.

      Aqui em casa eu uso em todas as plantas (de vaso, as árvores e as mais sensíveis como as hortaliças). É só não fazer muito concentrado. As medidas que uso, estão no post acima.

      Que suas plantinhas fiquem lindas! Um abraço.

      Excluir

Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves