Borra de Café nas Plantas com Segurança

21 outubro 2016

borra-de-café-na-terra

Familias estão adquirindo o hábito de cultivar plantas em casa. Em sua grande maioria, em pequenos vasos. Muitos se frustram por não conseguir que suas plantas cresçam ou mesmo que vivam. A adubação líquida é uma ótima saída, e também vou contar como faço a minha.


Este post está bem legal. Leia com carinho até o fim. 


Entendendo que o espaço de terra, em um vaso, é muito menor do que realmente uma planta precisa, precisamos fazer uma adubação mais frequente. E para sermos práticos, iremos começar com um resíduo da cozinha que temos de graça. É a borra de café e nem precisamos sair de casa para conseguir.

 


Vantagens

 

1º De graça - borra de café como fertilizante, já era usado por minhas avós, mas foi caindo em desuso. Porém hoje, com a busca por consumir produtos mais naturais e orgânico, essa prática está virando moda.

2º Nitrogênio - Ela tem pelo menos 10%, de tudo que sobra no coador, de nitrogênio. Substância que dá um “BUMMM” nas nossas plantas e ajuda em seu crescimento.

3º Não altera o PH do solo em poucas* quantidades -  Assim que coamos nosso café, essa sobra do pó é sim um pouco ácida, porém no processo de fermentação que iremos fazer, permitirá que esse material não altere o PH do solo trazendo muitos benefícios em seu uso.

4º Controle de pragas - Seu uso (não elimina, mas também) ajuda a inibir a proliferação de alguns fungos na planta.

 

  


Usar a borra de café de modo seguro em minhas plantas

 

* Uma delas é só jogar direto na composteira. É a minha melhor opção, pois não faço, todos os dias, o adubo líquido. Só não exagerar na quantidade de borra de café para não desequilibrar o PH. Mas a borra de café de todos os dias não tem problema.

* Outra é usá-la como cobertura morta da superfície. É só ir “salpicando” ou espalhando sobre à terra dos vasos. ***Bem pouquinho, porque ela ainda irá fermentar. Mas, com o tempo, ela vai se decompor e enriquecendo à terra com os seus nutrientes. Também inibe o crescimento de “ervas daninhas”.

* Como adubo líquido, que é super prático. Vou detalhar como faço a baixo e não deixe de ler tudinho, para não prejudicar suas plantas.



Fazer o adubo líquido 


1º Passo - Preparar a Secagem da Borra: Coloco a borra num pote e deixo em local ventilado e ao sol. Ele ficará como demonstro no vídeo, uma terra bem soltinha. Você pode ir juntando e armazenando para dar uma boa quantidade e fazer bastante fertilizante de uma vez. Faço 5 litros por vez.
2º Passo - Medidas: Para ficar pronto para uso, em uma garrafa pet, coloco 1 litro de água com 3 colheres de sopa (50 gramas) de borra de café. Se usar mais borra de café pode ficar forte e matar sua planta. 
3º Passo - Preparo: Não tampe a garrafa muito forte pois essa mistura irá fermentar. Guarde em local longe do sol, por 3 a 4 dias. Abra a garrafa todos os dias para que os gases sejam liberados.
4º Passo - Utilizar e armazenar: A água de borra, após esses 3 dias já não produzirá gases, o que significa que a fermentação acabou e não prejudicará suas plantas. Agora seu fertilizante estará pronto para ser usado.


Você pode regar direto nas plantas mas sem encharcar. Lembre-se, esse líquido não é água e sim um adubo. Com exagero, suas plantas podem sentir. Use uma vez por semana. Ele deve ser usado o mais rápido possível, pois sua validade é de apenas 7 dias. Não perca tempo.

E ainda você pode complementar com a farinha de casca de ovos que fizemos a um tempo atrás. neste post conversamos o que e como fazer com as cascas de ovos para que funcionem, de verdade, para nossas plantas. Dê uma passada lá depois.





CONTRA INDICAÇÃO

Nem tudo são flores. O excesso da borra de café ou o adubo líquido pode deixar o solo muito ácido prejudicando o desenvolvimento das plantas. Algumas plantas não demonstram bom desenvolvimento com este adudo caseiro, tais como: a Alfafa, a Mostarda, o Gerânio, o Aspargo, etc. Tudo é teste,  observação e não exagerar.

 

A borra de café é um resíduo da nossa cozinha e de graça. Vale a pena usarmos, mesmo que de vez em quando. Mas ele não é o ÚNICO nutriente que nossas plantas precisam, ok. É um complemento da nossa adubação.


O que mais você usa, como complemento da adubação, nas suas plantas?










 

6 comentários:

  1. em quais plantas nao se deve usar o adubo liquido de cafe? ou posso usar em todas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jane.

      Aqui em casa eu uso em todas as plantas (de vaso, as árvores e as mais sensíveis como as hortaliças). É só não fazer muito concentrado. As medidas que uso, estão no post acima.

      Que suas plantinhas fiquem lindas! Um abraço.

      Excluir
  2. Quero saber depois dos dias de fermentação tenho que cuar para depois administrar nas plantas ? Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Faço cafe com açucar posso usar mesmo assim ??

    ResponderExcluir
  4. Faço cafe com açucar posso usar mesmo assim ??

    ResponderExcluir
  5. Posso colocar a borra direto no vaso ? Minha duvida maior é de quanto em quanto tempo que jogo essa borra no vaso para não prejudicar as plantinhas

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim