segunda-feira, 23 de março de 2015

Máquina de costura antiga de cara nova


 Vocês não vão acreditar!

Achei no lixo, para ser levado ao ferro velho, uma máquina de costura antiga que estava debaixo de uma crosta de graxa, terra e ferros empilhados. Quase não dava para notá-la. 


Congelei na frente dela para ter certeza do que eu estava vendo. Não cria, mas era uma máquina de costura daquelas pretinhas. Chamei o meu esposo na hora e pedi para levar para casa. Ele nem se opôs, kkkkkkkkkk. Fiquei perplexa.

Feliz da vida, achei lixa grossa em casa, pois estava "osso" de chegar no ferro. Depois de duas semana de luta, lixando a máquina todo dia, meu maridinho ficou com pena de mim e lixou rapidinho. Porque o coração dele não amoleceu antes né? rsrsrsrs



Nessa foto acima ela já está lixada. O grosseiro já havia sido tirado.

Agora eram os parafusos e pequenas peças enferrujadas; deixei de molho no vinagre por dois dias. Fica tudo vermelho, aí é lavar e passar bombril. Fica novo.

Agora minhas amigas, é trabalho de formiguinha. Tirar as peças e parafusos com calma para não esquecer de onde eles vieram (importante), pois tudo solto fica mais difícil.

Nessa etapa, você precisa secar bem e pintar em seguida, porque o ferrugem pode voltar, e seu trabalho fica perdido. E vamos partir para pintar a máquina.


Materiais:

*Colorgin Arte Urbana - Verde Mata 911 para o corpo da máquina. (no catálogo parecia azulado e não é)
*Colorgin Metallik - Cromado 51 para os detalhes nas pequenas peças.
*Verniz automotivo spray - Para o acabamento e proteger melhor a pintura (R$ 14,50). 





Como a máquina estava muito simples depois de pintada, decidi aplicar a técnica das WASHI TAPE, (fitas de tecido adesivas) só que feitas por mim, é claro. Essas fitas são importadas e muito carinhas. Decidi fazê-las então eu mesma. Mostro o passo a passo para vocês aqui. Olhem o resultado abaixo, que luxo:


Essa máquina tem um código impresso nela, e decidi pesquisar. Ela tem mais de 150 anos de fabricação. Que legal!

Olha como ficou lindíssima na minha sala. Mas devo mudar de lugar ainda. 





Descobri que quem jogou fora essa máquina tinha sido minha sogra. Meu esposo brincava debaixo dela quando era pequeno. Hoje ela está na minha sala. Objetos com memória faz a casa ter vida. Fiquei emocionada.

Se gostaram, comentem aqui em baixo que ficarei feliz em ler sua opinião.
Beijos e até a próxima.





15 comentários:

  1. Ficou linda sua máquina! Essa cor é linda mesmo.Coloca o Pap das fitas please? Essas fitas deixaram mais linda a maquina. bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carminha, obrigado por deixar sua opinião. Fiquei super feliz.
      Estarei postando o Pap da técnica das WASHI TAPE, (fitas de tecido adesivas) em breve.

      Beijos.

      Excluir
    2. parabéns,gostei bastante do seu trabalho...
      a maquina ficou fucionando?bjs

      Excluir
    3. gostei do seu trabalho...
      a sua maquina ficou fucionando?

      Excluir
    4. Reformado uma que estava
      muitos anos guardada,otima para costuras básicas

      Excluir
  2. owwwn Adorei a customização e a história :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Suelene Oliveira, obrigado, também gostei bastante do resultado da máquina, e quanto a história, foi incrível mesmo. Minha sogra queria a máquina de volta. (kkkkkkk)

      Excluir
  3. muito legal adorei no me apaixonando pela costura ia adorar uma dessa pra enfeitar a minha casa tambem rsr..(detalhe que eu adoro esse tipo de ideia de reaproveitamento)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. +marlete marletando - realmente essa máquina foi um achado. Que bom que gostou. E quem gosta de "reaproveitar", como você, normalmente é muito criativa. Espero poder te inspirar com mais posts interessantes, beijos.

      Excluir
  4. Pena que voce pintou!!! Antiga seria muito mais bonita e valorizada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Silvia, mas quando eu a encontrei só tinha graxa e ferrugem e nem a tinta (pintura) original existia mais. Como não entendo de restauração, achei que deveria criar um objeto com cara nova. Então cheguei nesse resultado. Eu tenho CERTEZA ABSOLUTA que ela originalzinha ficaria uma relíquia. E iria amar. Que bom que você deixou sua opinião. Gostei bastante mesmo..
      Beijos.

      Excluir
  5. ficou linda sua maquina!! tbm tive a sorte de encontrar uma maquina de costura no ferro velho rs a minha é da elgin, comprei por dez reais na epoca refomei ela e pintei de vermelho e tbm consertei toda parte mecanica dela, agora eu uso ela pra costurar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tah de brincadeira! Que incrível!!!!! A minha infelizmente, só decora. Já faltava muitas peças. Parabéns Henrique. Você deve ser muito engenhoso.

      Excluir
  6. Essa semana ganhei uma máquina Olympia que estava no ferro velho. Quero restaurar para uso, procurando no Google como fazer isso, cheguei aqui. Mas a minha há está toda trancada, acho que terei que levar num especialista. A sua ficou bem original. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Essa máquina é minha queridinha até hoje. Ela não funciona mais, porém o valor sentimental é grande. Tomara que você consiga fazê-la funcionar.
      Um abraço!

      Excluir