Máquina de costura antiga de cara nova

23 março 2015


 Vocês não vão acreditar!

Achei no lixo, para ser levado ao ferro velho, uma máquina de costura antiga que estava debaixo de uma crosta de graxa, terra e ferros empilhados. Quase não dava para notá-la. 


Congelei na frente dela para ter certeza do que eu estava vendo. Não cria, mas era uma máquina de costura daquelas pretinhas. Chamei o meu esposo na hora e pedi para levar para casa. Ele nem se opôs, kkkkkkkkkk. Fiquei perplexa.

Feliz da vida, achei lixa grossa em casa, pois estava "osso" de chegar no ferro. Depois de duas semana de luta, lixando a máquina todo dia, meu maridinho ficou com pena de mim e lixou rapidinho. Porque o coração dele não amoleceu antes né? rsrsrsrs



Nessa foto acima ela já está lixada. O grosseiro já havia sido tirado.

Agora eram os parafusos e pequenas peças enferrujadas; deixei de molho no vinagre por dois dias. Fica tudo vermelho, aí é lavar e passar bombril. Fica novo.

Agora minhas amigas, é trabalho de formiguinha. Tirar as peças e parafusos com calma para não esquecer de onde eles vieram (importante), pois tudo solto fica mais difícil.

Nessa etapa, você precisa secar bem e pintar em seguida, porque o ferrugem pode voltar, e seu trabalho fica perdido. E vamos partir para pintar a máquina.


Materiais:

*Colorgin Arte Urbana - Verde Mata 911 para o corpo da máquina. (no catálogo parecia azulado e não é)
*Colorgin Metallik - Cromado 51 para os detalhes nas pequenas peças.
*Verniz automotivo spray - Para o acabamento e proteger melhor a pintura (R$ 14,50). 





Como a máquina estava muito simples depois de pintada, decidi aplicar a técnica das WASHI TAPE, (fitas de tecido adesivas) só que feitas por mim, é claro. Essas fitas são importadas e muito carinhas. Decidi fazê-las então eu mesma. Mostro o passo a passo para vocês aqui. Olhem o resultado abaixo, que luxo:


Essa máquina tem um código impresso nela, e decidi pesquisar. Ela tem mais de 150 anos de fabricação. Que legal!

Olha como ficou lindíssima na minha sala. Mas devo mudar de lugar ainda. 





Descobri que quem jogou fora essa máquina tinha sido minha sogra. Meu esposo brincava debaixo dela quando era pequeno. Hoje ela está na minha sala. Objetos com memória faz a casa ter vida. Fiquei emocionada.

Se gostaram, comentem aqui em baixo que ficarei feliz em ler sua opinião.
Beijos e até a próxima.





26 comentários:

  1. Ficou linda sua máquina! Essa cor é linda mesmo.Coloca o Pap das fitas please? Essas fitas deixaram mais linda a maquina. bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carminha, obrigado por deixar sua opinião. Fiquei super feliz.
      Estarei postando o Pap da técnica das WASHI TAPE, (fitas de tecido adesivas) em breve.

      Beijos.

      Excluir
    2. parabéns,gostei bastante do seu trabalho...
      a maquina ficou fucionando?bjs

      Excluir
    3. gostei do seu trabalho...
      a sua maquina ficou fucionando?

      Excluir
    4. Reformado uma que estava
      muitos anos guardada,otima para costuras básicas

      Excluir
    5. Tem uma gaei da minha mãe mas tá muito ferrujada vou tentar limpar ela achei linda sua parabéns da máquina Singer

      Excluir
  2. owwwn Adorei a customização e a história :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Suelene Oliveira, obrigado, também gostei bastante do resultado da máquina, e quanto a história, foi incrível mesmo. Minha sogra queria a máquina de volta. (kkkkkkk)

      Excluir
  3. muito legal adorei no me apaixonando pela costura ia adorar uma dessa pra enfeitar a minha casa tambem rsr..(detalhe que eu adoro esse tipo de ideia de reaproveitamento)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. +marlete marletando - realmente essa máquina foi um achado. Que bom que gostou. E quem gosta de "reaproveitar", como você, normalmente é muito criativa. Espero poder te inspirar com mais posts interessantes, beijos.

      Excluir
  4. Pena que voce pintou!!! Antiga seria muito mais bonita e valorizada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Silvia, mas quando eu a encontrei só tinha graxa e ferrugem e nem a tinta (pintura) original existia mais. Como não entendo de restauração, achei que deveria criar um objeto com cara nova. Então cheguei nesse resultado. Eu tenho CERTEZA ABSOLUTA que ela originalzinha ficaria uma relíquia. E iria amar. Que bom que você deixou sua opinião. Gostei bastante mesmo..
      Beijos.

      Excluir
  5. ficou linda sua maquina!! tbm tive a sorte de encontrar uma maquina de costura no ferro velho rs a minha é da elgin, comprei por dez reais na epoca refomei ela e pintei de vermelho e tbm consertei toda parte mecanica dela, agora eu uso ela pra costurar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tah de brincadeira! Que incrível!!!!! A minha infelizmente, só decora. Já faltava muitas peças. Parabéns Henrique. Você deve ser muito engenhoso.

      Excluir
  6. Obrigado! Essa máquina é minha queridinha até hoje. Ela não funciona mais, porém o valor sentimental é grande. Tomara que você consiga fazê-la funcionar.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá Juliana, belo trabalho parabéns. Essas partes cromadas foi só colocar no vinagre? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia...todas as peças enferrujadas deixei de molho no vinagre. As que que parecem cromadas foram lixadas e pintadas com a tinta que mostrei acima. Qualquer dúvida ainda, pode deixar aqui ok. Beijos.

      Excluir
    2. Obrigada Juliana, fica com Deus. Beijos.

      Excluir
  8. oi Juliana , tudo bem? vi sua maquina e amei , ficou muito linda! tenho uma desse mesmo modelo, ganhei de um mecanico que queria limpar a oficina, vou aproveitar suas dicas e reformar a minha , quero colocar de enfeite na minha loja de roupas femininas!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Estou reformando uma SINGER de 1914, e acabei de adquirir num brechó uma PHILIPS que ainda não sei o ano de fabricação. Ficou muito bonita a sua.

    ResponderExcluir
  10. Adorei...vou fazer...tenho uma velha...vai ficar com cara nova.

    ResponderExcluir
  11. Adorei ficou muito linda,sou apaixonada por antiguidades,tanto é que comprei uma singer antiga mais essa é prá costurar mesm sempre tem alguma coisa prá reformar.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada. Fiquei mais animada agora, vou fazer em uma que ganhei. Gratidão por compartilhar.

    ResponderExcluir
  13. SIMPLES E Smplemente LINDA! AS Coisas e Objetos não tem precisam funcionar 100%. Vale mais a História e o sentimento por trás das mesmas. Foi partye esepeical de um tempo vivido e compartilhado com essas mesmas coisas. Seu trabalho ficou SHOW! PARABENS!

    ResponderExcluir
  14. Trabalho consertanto e restaurando essas maquinas. Adoro fazer isso. è meu rooby principal!

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim