SABÃO DE COCO EM BARRA TRANSFORMADO EM LÍQUIDO

28 março 2023


Roupas delicadas de bebê



Esta é uma daquelas receitas que mudam nossa rotina. Usei este sabão líquido nos primeiros meses de vida de minha filhinha. Com ele, consegui lavar as roupinhas na máquina. Já contei essa história no post do sabão em pó para peles delicadas que também fiz quando ela cresceu mais um pouco. Veja aqui.

Não será apenas uma economia gigante, mas a certeza que usamos produtos que não causarão danos a nossa saúde. Duas receitas para dois momentos distintos. Aqui será a primeira fase de vida da minha pequena. Acompanhe até o fim.


Foi um desafio lavar as roupas à mão, para a chegada do meu bebê, pois tive uma gestação muito delicada e para lavar na máquina e não ficar resíduos na roupinha, deveria ser o sabão de coco líquido que era muito caro. Então preparei o meu próprio sabão líquido, mas com observações a serem seguidas. Leia tudo.



Preparo poucas quantidades de sabão por vez.

Comprei 1 sabão em barra e testei a quantidade que seria suficiente na lavagem das roupas e que não prejudicasse a pele da minha bebê. Dividi essa única barra em incríveis 6 pedacinhos. Cada cubinho desse era para lavar uma remessa pequena de roupa da minha bebê. Era o nível de água mais baixo da minha máquina. Mas calma que não foi apenas isso! Não joguei dentro da máquina os cubinhos pois resíduos podem grudar na roupinha e ficar em contato com a pele. Leia até o fim.



🔔ATENÇÃO: A barra que comprei era de 100g e usei (+ ou -) 16g. Parece pouco mas não é. Não use uma barra inteira para derreter e lavar as roupas do seu bebê. O sabão de coco super aquecido altera algumas das suas substâncias. Essas, em alta concentração, pode causar alergia em pele super sensível. Essa concentração de sabão (1 barra) não fará mal a grande maioria das pessoas, mas para uma pele delicada como as dos bebês, certamente causará irritação Use só o indicado acima (16g), ok!



Como derreto?   

Coloco em uma vasilha esse único cubinho com 2 xic. de água. Levo ao micro-ondas de 2 em 2 min na potência 70%. Aquecer só o suficiente para derreter e NÃO FERVER. Vá olhando pois pode variar de micro-ondas. Ou coloque numa panela e derreta em banho maria ou fogo muito baixo. É muito importante não ferver pois as moléculas se alteram. Lembra que falei acima? Bem, sabão líquido pronto!




Como uso nas lavagens?

🌿Na máquina de lavar - Derramo esse sabão derretido dentro da máquina de lavar e bato normalmente na programação de roupa delicada. Parece pouco sabão, mas não é. É o suficiente para higienizar e lavar as roupinhas delicadas de bebê. 
🌿Roupas encardidas - Se estiverem mais sujas, acrescente, na máquina, 1/4 de bicarbonato de sódio.
🌿Amaciante - usaremos o nosso amigo vinagre (1/2 xic.) no enxague. Ajuda a eliminar qualquer restinho de sabão amaciando e evitando fungos ao mesmo tempo.



Sabão líquido caseiro de sabão de coco



🌿


Derreteu? Use. Não deixe pronto para ser usado depois. Mas querendo fazer um teste, use em suas roupas. Assim ficará mais tranquila.

Eu nunca ouvi alguém me passar essas advertências em produtos industrializados. Parece que é normal, mas devemos tomar cuidado com os produtos naturais e principalmente com os industriais. Nosso corpo, nossa vida, nossa saúde. A decisão é nossa!




Gostou desse post? Nos acompanhe e aproveite as listas que sempre deixamos gratuitamente para facilitar sua rotina doméstica. (Freebies) Muito obrigado por estar aqui e deixar comentários. Tenha um ótimo dia ou noite! 




_______________________________________________________________________________________________

Se precisar de algum produto, é só clicar no link da loja. Não se preocupe, não haverá nenhum custo extra para você. Quando você compra por esses links, eu ganho uma pequena comissão, o que ajuda a manter nosso trabalho de compartilhar dicas e materiais gratuitos. Explore mais opções na minha loja também. Obrigado pela colaboração!

🌿

Juliana Valentim criadora deste Blog © www.julianavalentim.com. Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução ou republicação de todo ou parte deste material é proibida.

_______________________________________________________________________________________________


 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim