terça-feira, 17 de janeiro de 2017

LAMPARINA REPELENTE NATURAL

Decorar a casa reciclando óleo de cozinha usado.




Pensei em, o que fazer com o óleo de cozinha usado, além de sabão. UMA LAMPARINAAAAA !!!! Porquê não !! Fui para cozinha testar a idéia. Fiz a minha lamparina repelente em alguns minutos.

Essa idéia funciona perfeitamente só com o óleo, mas eu queria uma lamparina que cheirasse bem. Então achei interessante usar especiarias que são repelentes naturais,
além de perfumar. 


Gente, ficou melhor do que esperava. Ficamos sem energia três vezes nessa semana e usei todas aqui em casa. Ficou linda, funcional, e não senti nenhum odor desagradável do óleo. 

Fiz um vídeo com o passo a passo dessa minha lamparina. Mas, para que não haja dúvidas, deixei tudo anotadinho aqui para você.

Materiais que usei:

* 1 copo de vidro (de molho de tomate) com a tampa de metal
* Óleo de cozinha usado e filtrado (ou azeite ou produto próprio, se preferir)
* Especiarias: limão fatiado, manjericão, tomilho, alecrim, orégano e canela em pau.
* Fio de algodão ou barbante, que será o pavio. (no vídeo mostro como fiz o meu)


Faça a sua em poucos passos.

1-Para filtrar o óleo, você pode usar um papel toalha no funil. Deixar escorrer na garrafa.
2-Acomode no copo as fatias de limão e as ervas que você goste. Caso você tenha algum óleo essencial, como o de citronela, use umas 20 gotas. Aí sua lamparina/vela vai ficar perfeita. 
3-Acomode o cordão de algodão, deixando a ponta para fora.
4-Despeje o óleo de cozinha.
5-Com uma chave filiphis eu abri o buraco da tampinha, para que o fio passasse.

Em poucos minutos (15-20 min) o pavio já estará embebecido em óleo e já poderá ser usado.

Se o óleo começar a baixar, é só acrescentar mais. Da mesma forma o pavio, quando for acabando, renove, pois nunca sabemos quando a luz irá acabar. Deixe sua lamparina sempre pronta.

A lamparina pode ter uma chama, acredito que, diferente com o azeite, ou outro produto próprio para esse fim. Mas aqui conseguimos RECICLAR o óleo de cozinha velho, os copos de vidro de molho de tomate, além das tampinhas de metal, e ainda DECORAMOS nossa casa sem gastar nadinha. Só aqui já valeu o projeto.

Mas, caso você gostou da idéia, e não quer usar o óleo velho, compre um azeite bem baratinho, que é bem fácil de achar, e use como o combustível para sua LAMPARINA DE ÓLEO super chique.





Sugestão:

Acredito que, cada óleo (de fritura) deve ficar com um odor mais forte ou mais suave, dependendo do que foi usado. Então, para que você tenha uma peça bem feita, filtre muito bem seu óleo, para que ele fique clarinho como o meu. Assim, sua lamparia terá um visual muito  bonito, e ninguém vai acreditar que você fez usando óleo de cozinha usado e velho.

O legal dessa lamparina, é que, dependendo das ervas e óleos essenciais que você usar, ela terá uma função específica. Poderá ser REPELENTE, AROMATIZANTE, ou SÓ UM PONTO DE LUZ. Você decide.

Caso tenha ficado alguma dúvida, não fique com ela. Jogue para mim, ok!
Um abração!




Um comentário: