Esponja molhada na pia ? Nunca mais!

12 janeiro 2017

Cuidados que devemos ter com a esponja e 

nem damos conta.




A esponja de lavar louça é muito útil, porém mal higienizada, pode causar doenças. E se ainda, ficar em local fechado e molhado, a festa das bactérias tem endereço certo. A multiplicação delas é muito rápida. Por isso, é indicado a troca dela toda semana mesmo. Sem peninha.

Repare que a embalagem que compramos no mercado vem com quatro unidades. Exatamente o que precisamos para o mês.

Aqui vou mostrar o que fazer com suas esponjas usadas, falo como economizar com o detergente, e até fazer seu próprio OxiClean, além de fazer o sabão em pó, e muitas outras dicas. Economia doméstica é o que fazemos todos os dias. Mas, economizar nas esponjas e colocar em risco a saúde dos meus filhos, não vale a pena.


Mais saúde X Menos remédio. Pense assim.



São várias dicas para você escolher. Vou passar o que faço, aqui em casa, e outras que conheço para manter essa espoja sempre pronta para ser usada.


Para evitar contaminantes:

Segundo os especialistas, os tipos de micro-organismos encontrados na louça e no fogão frequentemente são os mesmos. Pode-se usar a mesma esponja para pia e fogão, desde que higienizadas adequadamente. Vou mostrar como faço mais a baixo.
  

Uma esponja para cada coisa?

Não é exagero para mimUso uma esponja para a louça, outra para os copos com resíduos de leite (contaminação cruzada para alérgico) , e mais uma para pia (cortada ao meio). Eu escrevo com caneta permanente, na própria esponja, a função delas. Não tem confusão. Mas você pode comprar esponjas de cores diferentes. Veja o que for mais confortável para você.




Como desinfetar a esponja?

Micro-ondas: Esse método é o que mais uso. Coloco a esponja encharcada em um prato e levo ao micro-ondas por 2 minutos. Deixo esfriar e a espremo bem. Coloco para secar no suporte.


Fungicida / Desinfetante: mistura de 1 colher de (sopa) de água sanitária com 50 ml de água. Quando terminar de lavar a louça, coloque a esponja de molho nessa solução desinfetante por 5-10 minuto. Esprema-a e deixe-a secando. Não tendo local próprio, deixe-a no escorredor de pratos ou pendure no varal.

Água fervente: Não tendo a água sanitária ou o microondas, apenas coloque água para ferver. Levantou fervura, desligue o fogo e coloque a esponja lá dentro. Deixe até mornar. Retire o excesso da água e deixe secar. Isso ajudará a manter a esponja livre de boa parte das bactérias.

Todos esses métodos deveriam ser feitos após a cada lavagem de louça. Mas eu não consigo ser tão prendada assim. Porém, de dois em dois dias, após o jantar, eu costumo colocar a esponja no microondas. Deixo-a pendurada para secar. Nunca, nunca, nunca guardo molhada. Mas, desinfetando a cada 3 dias e fazendo a troca semanal, acho que é o suficiente para manter nossa cozinha livre de boa parte das bactérias.

O que mais devemos saber?

1- Algumas doenças, como infecção intestinal, gastrenterite, hepatite C, tuberculose podem ser transmitidas pela contaminação cruzada. (esponja de louça pode ser um caminho)
2-    Não utilize o mesmo pano de prato para enxugar as mãos e as louças. 
3- Evite panos úmidos em cima da pia, prefira utilizar rodo de pia, para secar a água acumulada. Se usar o pano, pendure-o no varal assim que terminar. Mas prefira sempre o rodinho.
4-    Lixeirinha!!  Não uso na pia. Já falei sobre isso. O lugar dela é no chão, com sacos trocado diariamente e, se possível, abertura por pedal, para evitar que as mãos toquem na lixeira. Se não for limpa todo dia, atrai formigas, baratas e moscas.


Este post foi para passar um pouco de informação que foi muito útil para mim. Então decidi dividir com vocês. Pois sei que poderá ajudar mais alguém.


 São muitas informações e precisei dividir em vários posts. Não deixe de assinar a newsletter e receba as novidades assim que forem publicadas. Beijos!

A foto do suporte de esponja (muito fofo) é da empresa Tel Aviv. Não é post Publish, Não conheço e nunca ví à venda o produto, mas além da criatividade incrível, achei uma idéia muito divertida. Talvez, na sua casa possa ter um brinquedo que possa ser usado e criar uma peça super divertida e envolver as crianças na tarefa. Fica a dica.








_______________________________________________________________________________________________

Se precisar de algum produto, é só clicar no link da loja. Não se preocupe, não haverá nenhum custo extra para você. Quando você compra por esses links, eu ganho uma pequena comissão, o que ajuda a manter nosso trabalho de compartilhar dicas e materiais gratuitos. Explore mais opções na minha loja também. Obrigado pela colaboração!

🌿

Juliana Valentim criadora deste Blog © www.julianavalentim.com. Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução ou republicação de todo ou parte deste material é proibida.

_______________________________________________________________________________________________


 

 

 

 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim