sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Borra de café nas plantas - Fertilizante natural


borra de café como fertilizante, já era usado por minhas avós, mas foi caindo em desuso. Porém hoje, com a busca por consumir produtos mais naturais e orgânico, essa prática está virando moda.

E essa dica pode ajudar a cuidar melhor da sua familia, pois com plantas mais saudável,  e muitas delas Purificadoras de Ar, o ambiente ficará menos poluído. Falo um pouco dessas plantas purificadoras no próximo post.


Fazer o adubo líquido com borra de café


Uso aqui em casa a borra do cafezinho coado com açúcar. Não tem dado formiga, pois a borra passa por fermentação, além do café ser repelente. Ela é rica em nitrogênio tão essencial as plantas, e claro, natural; só fará bem.

1º Passo - Preparar a Borra/Secagem: 

Coloco a borra num pote e deixo em local ventilado e ao sol. Ele ficará como demonstro no vídeo, uma terra bem soltinha. Você pode ir juntando e armazenando para dar uma boa quantidade e fazer bastante fertilizante de uma vez. Eu faço 5 litros por vez.

2º Passo - Medidas:

Para cada 1 litro de água, uso 3 colheres de sopa (50 gramas) de borra de café. Assim, ele ficará pronto para uso. Não diluir em água. Se usar mais borra de café pode ficar forte e matar sua planta. É melhor o fraquinho e sempre. Faço assim.

3º Passo - Preparo:

Em uma garrafa pet coloque a medida da borra de café com a água. Feche com a tampa e guarde em local longe do sol, por 3 a 4 dias. 

Abra a garrafa todos os dias para que os gases sejam liberados e pode sacudir um pouco também. Tampe e repita esse processo, se possível, no segundo e terceiro dia de fermentação.

4º Passo - Utilizar e armazenar

A água de borra, após esses 3 dias já não produzirá gases, o que significa que a fermentação acabou e não prejudicará suas plantas. Agora seu fertilizante estará pronto para ser usado.

Você pode regar direto nas plantas mas sem encharcar. Lembre-se, esse líquido não é água e sim um adubo. Com exagero, suas plantas podem sentir. Use uma vez por semana.

Esse fertilizante deve ser usado o mais rápido possível, pois sua validade é de apenas 7 dias. Não perca tempo.







Como e onde usar o adubo?

No solo - Essa mistura pura deve ser usada com moderação. Adubar uma vez por semana.

Adubo Foliar - É só borrifar sobre as folhas. Não mata as pragas, mas é repelente. Se suas plantas não estiverem infestadas, é uma boa pedida para evitar qualquer bichinho.

Composteira - Caso você tenha sobrando borra de café, pode colocar na composteira, não é prejudicial as minhocas, além de deixar seu composto mais rico.



*Não uso a borra direto no solo, pois tenho medo do processo normal de fermentação apodrecer as raízes. Isso eu que acho, não sou conhecedora do assunto, só passo o que faço e deu certo.


Agora, acho que, mesmo não fazendo café em casa, você irá pedir para a mãe, avó, ou vizinha juntar a borra de café para você.

Faça bom uso.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário