sexta-feira, 13 de março de 2015

Lavar travesseiros de um modo fácil e deixá-los novinho.

#limpezamaisnatural



Essa informação é uma ajuda para evitarmos a proliferação de ácaros, germes e bactérias que se alojam nos travesseiros que podem ocasionar alergias ou piorar o quadro já existente. (Como é o meu caso)


Toalhas, cobertores, lençóis e outras peças são periodicamente trocados para serem lavados, normalmente, por semana. No entanto, outra peça é normalmente esquecida: o travesseiro. Peça fundamental para nosso descanso e bem estar, é considerado um paraíso para as bactérias, ácaros e germes que proliferam e se espalham por ele sem percebamos. 

Para que isso não aconteça, o recomendável é lavá-lo 3 vezes no ano, ou pelo menos 2 vezes. E, depois de 2 anos de uso, comprar um novo (que custa muito R$$$$$ dindim). Além de também sempre fazer a lavagem semanalmente das CAPAS dos travesseiros.

As vezes não podemos comprar um bom travesseiro novo. E é aí que quero te ajudar, a manter seus travesseiros limpos, cheirosos e com cara de novo.  Aproveite então para acompanhar o passo a passo de como lavar e secar seus travesseiros, sem medo de mofo.


 INGREDIENTES




·      Sabão líquido para lavar roupa; (o líquido é mais indicado, pois penetra nas fibras mais facilmente, porém o sabão em pó pode ser usado também) Veja a indicação do fabricante e coloque um pouco a mais do recomendado.

·         Tira Manchas Caseiro (receita aqui) ou Tira Manchas que você preferir. Esse que está na foto, o OMO é ótimo, mas tenho usado mais o meu caseiro). Por ser opaca a embalagem, eu reaproveitei e guardo o meu TIRA MANCHAS CASEIRO nela . (Entre aqui e veja a receita e aplicação no travesseiro).

·         Vinagre. (500 ml) 

·         Bicarbonato de Sódio (200g)

 COMO LAVAR

1-Verifique na etiqueta do seu travesseiro se ele pode ser lavado na máquina de lavar roupa. A grande maioria pode, mas existem exceções, por isso fique atento às observações descritas na etiqueta do produto. Se você não seguir as recomendações do fabricante, há o risco do travesseiro se estragar completamente.

2-  Aplique o Tiras Manchas Caseiro (receita aqui) ou o de sua preferência, diretamente nas manchas dos travesseiros. Deixe agir por uns 10 minutinhos. 

3- Coloque dois travesseiros na máquina ; um de cada lado. Assim ficará mais distribuído o peso para o processo de lavagem. Isso se sua máquina for de 10 kg ou mais. Capacidade de 5 kg, eu colocaria apenas um travesseiro.
4- Em seguida, coloque na gavetinha da máquina o sabão líquido (ou em pó) com o bicarbonato de sódio junto. Deixe o vinagre reservado.
5- Programe a máquina para o molho longo. Você pode até desligar a máquina e deixar de molho por mais tempo. Vire os travesseiros após esse tempo de molho para que os dois lados sejam bem lavados.

O meu filho transpira a noite toda. É dele esse travesseiro super encardido. Observem bem e vejam como ficou no final...quanta diferença.


6- Aí é só ligar a máquina novamente. Eu programo para enxaguar duas vezes para ter certeza de que o sabão e a sujeira sairão por completo. Apesar de gastar mais água, esse gasto é uma vez em 6 meses, vale a pena. Lavo os meus travesseiros a casa 3 meses. (sempre faço isso no dia da faxina do quintal, assim aproveito toda essa água)



7- Esse passo é fundamental e  fará toda a diferença. No último enxague, acrescente todo o VINAGRE que vai higieniza, amaciar e tirar qualquer resíduo de sabão ou qualquer odor remanescente dos travesseiros. Centrifugue. 

8- Feito isso, coloque os travesseiros secando na varanda, em dias de calor. Eu tenho um varal de pé e coloco o travesseiro em cima. DÊ UMA AFOFADA NELE, isso fará que seque mais uniformemente.

 DICA IMPORTANTE

Certifique-se de que os travesseiros estão completamente secos antes de levá-los de volta para sua cama. Qualquer umidade remanescente, mesmo que pequena, pode levar o travesseiro a mofar. Deixei os meus secando por 2 dias, na sombra, em dias de calor.

Agora, já lavado, quanta diferença!  Dá para ver bem que o amarelão saiu. Ficou novo. Mas não acabamos.

.


 FINALIZAR A LAVAGEM

Borrifo nos travesseiros uma mistura que postei aqui (Água de Passar e Tira Odores). Essa água multiuso é incrível mesmo. Borrifo nos travesseiros e  deixo secando por alguns minutinhos. Coloco a capa e a fronha. Agora, é ter uma noite gostosa de descanso. Você ainda pode transformar esse travesseiro limpinho em aromatizado. Entre aqui e saiba como.
Se mesmo com todo esse procedimento, o travesseiro não se limpar e já estiver com mais de 2 anos de uso, pode ser o caso de você pensar em comprar um novo.

CONSIDERAÇÕES  
# O ácaro não sobrevive em temperaturas acima de 60°C ou muito baixas. Para diminuir a infestação, coloque os travesseiros dentro de um saco plástico e leve-os ao congelador por 12 horas (conselho de alergista). Após esse tempo, bata ou aspire se possível.  PRONTO, travesseiro limpo e livre de ácaros.

# O Sol não mata o ácaro. Só evita que tenha umidade , então, se o travesseiro não secar bem; com a umidade e calor, o ácaro se multiplicará.
----- Espero que este post tenha sido útil para você. Se gostou, compartilhe. Pode ajudar mais uma familia (#judiy #limpezamaisnatural).

11 comentários:

  1. Muito legal seu blog. Amei essa dica dos travesseiros. Meu marido sua muito e preciso trocar a fronha e o forro do travesseiro todos os dias... pense aí? Fica com um cheiro horrível. Preciso lavar 2 vezes por mês. Não dá para esperar seis meses. Tem algum problema nisso? Será que teria alguma erva que colocasse dentro do forro que amenisasse esse odor horrível? Desde já lhe agradeço. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosa!

      Fiz um post especialmente para você. Postarei essa semana. Mas, a sugestão que te adianto é que seu esposo tenha alguns travesseiros extras. É verdade. Toh com dó de você, mas o travesseiro ser lavado tantas vezes pode causar vários problemas, principalmente respiratórios. Ao toque, parece seco, mas ele ainda contém umidade no seu interior por alguns dias. Mofa e dá muito mal cheiro, além do normal.

      Minha dica é, após lavar o travesseiro, faça os 2 passos que dou no post (vou colocar o link para você). Depois, ainda ensino como uso ervas aromáticas nos travesseiros. Isso manterá o travesseiro do seu marido limpo, seco e cheiroso por muito mais tempo. Eu garanto.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Rosa, como prometido, post sobre o seu pedido:

      Tirar cheiro de suor de travesseiros e estofados.
      http://www.julianavalentim.com/2016/02/tirar-cheiro-de-suor-de-travesseiros-e.html

      Travesseiro Aromático - Faça o seu próprio.
      http://www.julianavalentim.com/2016/03/travesseiro-aromatico-faca-o-seu-proprio.html

      Excluir
    3. Oi Rosa! Eu uso capas para travesseiro impermeáveis....dai vc só lava a capa e não o travesseiro.

      Jaqueline.

      Excluir
  2. Eu uso capas impermeáveis para os travesseiros. Evita ter que lava-los muitas vezes.

    ResponderExcluir
  3. Hola Juliana, para lavar o travesseiro vc recomenda 200g de bicarbonato. É isso mesmo? 200g?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! Lavo os dois travesseiros com essa quantidade de bicarbonato.

      Excluir
  4. OI! TUDO BEM? VC JA LAVOU ALGUM TRAVESSEIRO NA MAO? TENHO 1 QUE NAO PODE LAVAR NA MAQUINA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei um enorme aperto ao tentar lavar um a mão. Achei até que iria dar mofo. Vou tentar fazer de outra maneira e se der certo, te conto kkk...claro, se você fizer primeiro, divida aqui conosco.👍👍👍

      Excluir
  5. Tá bom, eu aviso, mas tô sem coragem agora que vc falou rsrs
    Eu lavei na máquina do jeito que vc ensinou e realmente clareou bem! Vou lavar com mais frequência. As capas dos travesseiros vc lava normal na máquina junto com as roupas de cama ou utiliza esse processo tb? Eu tenho umas aqui que estavam sem lavar e estavam bem amareladas tb, pensei em lavar junto com os travesseiros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que deixo aqui minha opinião, mas a sua vem primeiro ok.

      Eu lavo as capas de travesseiro de duas em duas semanas, junto com a roupa de cama...porque tenho só uma capa para cada travesseiro.

      Mas, quando lavo os travesseiros, deixo-os com a capa e lavo tudo junto.👍👍👍

      Excluir