quarta-feira, 4 de março de 2015

{DIY} - Fazer uma minicisterna e economizar água




Com essa crise da água, houve a necessidade de se economizar como nunca. 

Surgiram então inúmeras iniciativas para isso. A captação da água da chuva é uma delas.

A realidade, de fazer uma cisterna é para poucos, valores fora do normal, mas como nosso blog, a inspiração é no D.I.Y., queremos fazer o improvável acontecer e claro, GASTANDO QUASE NADA. Muito bom né.

Selecionei duas soluções, ou dois projetos que são tão fáceis que você vai ficar pensando: "Como nunca pensei nisso" ou "Como nunca fiz isso". 


Então bora colocar a mão na massa.


Reservatório de água da Chuva:





Com um barril ou bombona, conseguimos dar andamento nesse projeto formidável. Custo menor que 5% do valor de uma cisterna convencional, exige pouca habilidade com certas ferramentas. Mas nada impossível.


Na foto acima, simplesmente a água que cai na calha, escorre direto para a minicisterna. Sem fazer força alguma e instalando uma simples torneira, você pode usar essa água para fins não potáveis como: lavar carro, quintal, limpeza da casa, aguar as plantas. Só colocar a mangueira e ir lavando.

O ideal é que haja um filtro nesse cano para retirar a primeira água da chuva e filtrar folhas ou outras sujeiras. No site Sempre Sustentavel  tem esse projeto passo a passo ensinando até fazer o tal filtro. Apaixonei; está muito bem explicado. 






Reaproveitar água da máquina de lavar:

A estrela aqui em casa é a máquina de lavar. Onde em muitos lares ela é a vilã, aqui é a rainha da economia.

Esse projeto (ou atitude) simples chama a atenção de quem chega aqui em casa. Gastamos R$50,00 na compra do latão de lixo. Isso mesmo, um latão de lixo de 200 litros que coloquei ao lado da máquina. Só pendurei a mangueira da máquina no latão. Essa da foto foi um projeto menor e pode ser mais fácil, pois ocupa menos espaço.




Esse projeto pode ser mais elaborado, como mostra o faz eco e é claro que quero fazer. Lá ele mostra como instalar um motor para facilitar o reuso da água. Aqui na minha cidade está em torno de R$ 30,00. Dê uma olhada no site, o projeto é grátis. Legal né.




Como uso essa água?

Separo as roupas mais limpas das mais sujas. Com a primeira água (da lavagem da roupa mais limpa) eu reutilizo e lavo os uniformes do meu esposo, que usa na oficina (muuuuito sujo). Com essa água escura, eu ainda lavo minha área, banheiro, etc. Pronto, com uma máquina de lavar faço mil e uma tarefas.


Lembrando; com esse processo de reuso da água, você economiza água e produtos de limpeza. Faz muito bem para o bolso e para o meio ambiente.

Não deixe mais de dois dias essa água sem utilizar, pois apodrece.


Inspiração para novos projetos:

Claro que ninguém quer um latão gigante na sua área enfeiando seu cantinho né. Então veja algumas idéias que encontrei. Pode servir de inspiração para novas obras de arte.




PS: Lembre-se que para prevenir o surgimento de focos da dengue é preciso colocar cloro periodicamente na bombona. O calculo é de 1 colher de chá de Água Sanitária para cada 20 litros de água.

Se fizer algum projeto sustentável assim, publique com a #judiy. 

Gostaram das sugestões?
Tirem suas dúvidas ou comentem aqui em baixo. Ficarei feliz em atender.
Lembrando que sou apenas uma dona de casa que busco o melhor para meu lar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário