COMO REMOVER MANCHAS DE DESODORANTE DAS ROUPAS

13 maio 2024

mancha, desodorante, lavanderia



Pode parecer uma dor de cabeça, pois raramente as manchas de desodorizante saem da roupa com uma simples lavagem na máquina. No entanto, não é nada difícil eliminar este tipo de manchas! Aliás, é possível fazê-lo com produtos que provavelmente já tenha em casa.

Estas são as minhas formas favoritas de remover manchas de desodorizante da roupa:


1. PERCARBONATO DE SÓDIO

O percarbonato é um branqueador que é extremamente eficaz a remover qualquer tipo de manchas da roupa. A melhor parte é que dá para utilizar em qualquer tipo de tecidos, quer sejam brancos ou coloridos! E tem sido o meu método favorito para remover as manchas de desodorizante! Basta colocar as peças manchadas de molho em água morna (>40ºC) e 2 colheres de sopa de percarbonato de sódio. Deixar atuar 2 horas e depois fazer a lavagem normal na máquina. Este branqueador é o meu favorito, encontrado em minha loja (no link) ou em lojas de produtos químico e para piscinas.



2. BICARBONATO DE SÓDIO E VINAGRE

O bicarbonato por si só é ótimo para remover manchas. A acidez do vinagre, por sua vez, ajuda a remover os resíduos de desodorizante. Basta cobrir a mancha com um pouco de bicarbonato de sódio e em seguida pulverizar com vinagre. Recomendo utilizar vinagre branco, pois obtenho sempre melhores resultados que com o vinagre com alguma cor. Deixar atuar uns minutos, esfregar um pouco (à mão ou com uma escova suave) e depois basta lavar na máquina, normalmente. 



3. PRÉ-TRATAMENTO COM O SABÃO DE LAVAR ROUPA

Uma boa opção é aplicar diretamente na mancha de desodorizante um pouco do sabão de roupa utilizado na lavagem normal. A elevada concentração de detergente faz um ótimo trabalho a penetrar nas fibras e remover a mancha. Basta deixar a atuar cerca de 10 minutos e depois proceder com a lavagem normal na máquina.



4. QUARAR AO SOL

Esta técnica é, na verdade, eficaz para remover qualquer tipo manchas amarelas da roupa. Mas atenção - aplica-se apenas a roupa branca! O processo de quarar ao sol é tão eficaz que pode desbotar a roupa. Basta molhar a peça com água e esfregar a área da mancha com sabão ou detergente. O meu favorito é o meu sabão caseiro! Depois, basta colocar a peça ao sol direto. É essencial ir controlando, pois a roupa deve estar sempre húmida durante este processo. 

DICAS - 3 maneiras que já fiz:
1. Uso um caixa organizadora de plástico transparente com tampa. Coloco a roupa com água e sabão e tampo. Assim a roupa se matem úmida e sem perigo de manchar.
2. Ter um borrifador de água à mão para ir humedecendo as peças que estão no sol é chato mas também funciona.
3. Colocar essa roupa dentro de uma sacola de mercado com água e sabão. Dou um nó, para não evaporar e penduro no varal. A água fica fervendo!



O ideal é sempre passar um sabão nessas áreas para impedir que se crie as crostas de desodorante. Mas se precisar de uma força, aqui estão as minhas 4 formas favoritas de remover manchas de desodorizante da roupa. São muito simples e económicas, e por isso são as que mais recomendo. Assim, evitamos ter que gastar imenso dinheiro em produtos de supermercado, específicos para determinadas funções.




_______________________________________________________________________________________________

Se precisar de algum produto, é só clicar no link da loja. Não se preocupe, não haverá nenhum custo extra para você. Quando você compra por esses links, eu ganho uma pequena comissão, o que ajuda a manter nosso trabalho de compartilhar dicas e materiais gratuitos. Explore mais opções na minha loja também. Obrigado pela colaboração!

🌿

Juliana Valentim criadora deste Blog © www.julianavalentim.com. Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução ou republicação de todo ou parte deste material é proibida.

_______________________________________________________________________________________________


 

 

 

 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim