RESERVA DE EMERGÊNCIA. COMO FAZER?

21 outubro 2021

 




Quando conseguimos definir um valor, ou porcentagem de nosso salário, para nossos custos, a Reserva de Emergência é sempre o próximo passo.
 
No post anterior a este, dou exemplo ou uma sugestão de como podemos separar nossos rendimentos e ter um Orçamento Familiar de Sucesso aqui. A partir daí, daremos o próximo passo que é uma reserva, em dinheiro, para quando tudo der errado. Sim, você, talvez deva ter passado por alguns (desemprego, carro quebrado, uma internação, esposa engravidou, etc...)
 
Quando temos apenas uma fonte de reserva, essa reserva é extremamente importante. Precisamos cuidar de nossas finanças. Quando mudei o modo de ver o meu dinheiro, , mudei de escrava do trabalho , para alguém que manda no dinheiro. Não mudou o salário, não ganhei nenhum dinheiro extra...apenas mudei de atitude diante dos meus rendimentos.
 
Falando assim parece fácil. Não foi. E a decisão foi toda minha. Ninguém poderia fazer por mim. Diante da importância do assunto, como fiz anteriormente, darei sugestões e é só você quem poderá decidir o que é melhor, ok.
 
 
 

Pague-se Primeiro


Você já disse, em algum momento: Vou pagar as contas e o que sobrar, vou poupar! Isso já deu certo para você? PARA MIM NÃO.
Quando li o conceito do livro “Pai Rico Pai Pobre” mudei a estratégia. Quando você define muito bem a porcentagem que irá para seus investimentos: pague-se primeiro (para ver sugestão de orçamento aqui). Separe este dinheiro em outra conta, ou na poupança; tire da sua frente! Quando você projeta seu orçamento, isso não parecerá tão absurdo assim.
 
 
 

Proteja-se de você mesmo!


Quanto do que você ganha fica para você realmente?
_ Ah, Juliana, eu compro roupas, faço o mercado, pago a luz...(amiga)
_ Então todo o seu rendimento fica para o dono da loja, a empresa de energia, dono do mercado, etc. Mas o que realmente fica para você? Você pode pegar esse dinheiro, da conta de luz, e ir viajar? NÃO! Então esse dinheiro não é seu. (Juliana)
Cadê sua garantia de “bote salva-vidas?” Pague primeiro a pessoa mais importante: VOCÊ.
_ Como? (amiga)
_ Guardando para o seu futuro e de sua família. (Juliana)
_ Vai faltar para pagar as contas! (amiga)
_ Não vai! Você deixará de gastar com supérfluos no final, e não no que é necessário. (Juliana)
Defina o valor e encare como um boleto no meio das contas do mês. Não deixe que qualquer coisinha tome esse valor de você.
 
 

Se você cair... é bom ter um colchão (Reserva).


Um exemplo de emergência que pode acabar com sua saúde financeira: 1 semana na UTI acaba com seu colchão. Pondere a necessidade de um plano de saúde ou se prepare bem. Então, qual seria o tamanho desse colchão (ou reserva) de emergência?
*Sugestão de 3 a 6 meses de custo de vida mensal (comecei com o objetivo de 3 meses e fui aumentando)
*Estar em um emprego público (“estável”), talvez 1 ou 2 meses seja o suficiente.
* Caso seja um empreendedor e todos dependem de você, pode ser o caso de ir aumentando até uns 10-12 meses. É você quem sabe o que é melhor para sua família.
Lembram da foto do post anterior? Sugeri reservar 20% do seu salário para prioridade financeira: No caso de não ter nada poupado, sugiro começar com o exemplo abaixo. Do total da Prioridade Financeira (20%) separe 90% para sua reserva e 10% para seus investimentos. Nesta hora, ter um colchão é mais importante. Poupar não é fácil, e aqui quero te ajudar a ver que, mesmo com pouco, poderemos conseguir. Veja a seguir:
 
 

Exemplo: Salário de R$ 1.500,00
20% - total de R$ 300,00 desse valor, reservar:
90% --> 270,00 para colchão  
10% --> 30,00 para investimentos
 
 
 
 

Onde devo guardar o colchão de Emergência?


É obrigatório que seja em RENDA FIXA (CDB, Tesouro Direto...). Vários bancos já utilizam essa opção em suas contas; o Nubank, é o mais famosinho. Só deixar no porquinho e ficará rendendo um pouquinho. Caso você nem saiba o que é isso; então, a Poupança pode sim ser uma opção. O seu colchão tem que ter segurança e liquidez . Emergência não avisa a hora que vai acontecer, certo?
 
Aqui a preocupação não é rentabilidade. O foco é Segurança e liquidez.
> Liquidez - é quando o dinheiro pode ser sacado. Emergência não marca hora. (deve conseguir sacar o dinheiro na madrugada, feriado ou a qualquer hora e verificar o limite de saque também)

 

Em quê o colchão de Emergência é indicado?

 
 * Imprevistos com a saúde.
 * Conserto de carro da família
 * Conserto emergencial na residência
 * Problemas com eletrodomésticos
 * Se preparar para uma mudança de emprego
 * Um desemprego, etc...
 Eventualidades não faltam, mas o importante e que elas não tirem sua paz. Faça uma projeção e crie uma meta. Seja disciplinado e não motivado. A motivação virá depois.



Depois dessas metas planejadas e definidas, o processo de construção do seu "colchão de emergência" ficará mais claro, porém, não quer dizer mais fácil. Mas, com tudo definido aos olhos, suas decisões tomadas serão melhores. Precisei, em momentos difíceis, lembra de minha familia para dizer "não" a muitas situações ou pessoas, para alcançar meu objetivos. Só você conhece suas necessidades.




Gostou desse post? Nos acompanhe e aproveite as listas que sempre deixamos gratuitamente para facilitar sua rotina doméstica. (Freebies) Muito obrigado por estar aqui e deixar comentários. Tenha um ótimo dia ou noite! 




_______________________________________________________________________________________________

Se precisar de algum produto, é só clicar no link da loja. Não se preocupe, não haverá nenhum custo extra para você. Quando você compra por esses links, eu ganho uma pequena comissão, o que ajuda a manter nosso trabalho de compartilhar dicas e materiais gratuitos. Explore mais opções na minha loja também. Obrigado pela colaboração!

🌿

Juliana Valentim criadora deste Blog © www.julianavalentim.com. Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução ou republicação de todo ou parte deste material é proibida.

_______________________________________________________________________________________________


 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim