Como fazer compra online segura e com desconto?

18 março 2020


 


Informações que podem evitar muuuuita dor de cabeça e não tirar nossa alegria.


Sem filas, sem aglomerações, receber o produto em casa, facilidade de pagamento, economia de tempo ou mesmo evitar o risco de se contaminar, numa pandemia, como o coronavirus (situação atual). Não disputar vaga de estacionamento, e até mesmo adquirir um produto que não existe no Brasil. Essas e outras vantagens nos atraem para o comércio virtual de compras online.

Comprar pela internet virou rotina na minha vida, e na de muitos brasileiros também. E é muito tentador, porque é fácil. Bastam alguns cliques no celular e aguardar a chegada do produto em casa.


Deu Pulga atrás da orelha?

 



(Vou usar a página do CupomVálido para demostrar os itens que sito como seguros, 
pois o uso e acho válido para o assunto aqui tratado.)


Devido a tantas facilidades e uma segurança aparente, podemos está correndo um risco de “cairmos” em uma armadilha.

 

Antes de concluir uma compra, lembrei de pesquisar se a loja, em questão tinha um cupom de desconto (usei CupomVálido). Feliz da vida encontrei um cupom. 


Pesquisei novamente no site em que eu estava comprando e notei que algo estava errado mas não sabia o que era. Pois bem! Desconfiei da segurança deste site de compras (que não citarei) e foram os detalhes que garantiram que eu não caísse em um golpe.

 

Pensando em pessoas que poderiam ser enganadas alí, descidi dividir o que fiz e talvez possa te ajudar também.


Quem me dera ser um profissional da área de TI. Sou uma pessoa comum, como você, e talvez por falta de alguém próximo nos orientando, caiamos em siladas da internet. Então, vou contar minha experiência. Aqui já fica o meu pedido de colaboração nos comentários caso você saiba de mais alguma dica para observarmos e atualizo aqui, ok.



Passo 1 - Avalie a URL do site


Um site com uma tag “https” geralmente é mais seguro e portanto, mais confiável do que um site usando a designação “http” mais comum. (não é regra absoluta, mas já ajuda)

 

Mesmo que você tenha verificado que a conexão é segura, fique atento aos seguintes sinais de alerta:
# Vários traços ou símbolos no nome do domínio;
# Nomes de domínio que imitam empresas reais (por exemplo, “Amaz0n” ou “NikeOutlet”);
# Sites que usam modelos de layout iguais aos de site confiáveis;
# Extensões de domínio como “.biz” e “.info”. Esses sites tendem a não ser confiáveis;



Passo 2: tipos de conexão do site.


Para a maioria dos navegadores, um site “seguro” exibirá um ícone de cadeado à esquerda da URL do site. Não ignore o "cadeadinho". Ele existe para te ajudar. Claro que não é regra, mas é um forte indicativo que está em um ambiente mais seguro e os dados, do cartão de crédito, não serão abertos; dificultando o acesso de "hackers".



Passo 3: Use a página Contato ou SAC do site.


Devemos verificar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) que deve ser oferecido no site. Se, já neste item você tiver dificuldade em ter contato com a empresa, tenha certeza que, na hora de reclamar, sua dificuldade será maior.

 

A maioria dos sites fornece uma página de contato para que os usuários possam enviar perguntas, comentários e preocupações ao proprietário do site. Facilita  para verificar a legitimidade do site.
  *Certifique-se de percorrer todo o caminho até o final do site para procurar a página de contato.
  *Se o site em questão não tiver uma página de contato listada em qualquer lugar, será um sinal vermelho imediato.




Passo 4: Política de Privacidade


Observe se no site consta uma política de Privacidade clara e objetiva. E se garante a restrição das suas informações. Isso demonstra seriedade na empresa.



Passo 5: Comprovante de pedido


Você ficou tranquilo (a) e finalizou a compra. A loja deve enviar, por e-mail, com os dados do seu PEDIDO. Guarde-o até o recebimento do produto. Em caso de atrasos ou de o produto não ser entregue, você terá este documento para reclamar da empresa junto ao Procon”, caso nescessário.

 

Estamos vacinados...

Caso alguns destes requisitos de segurança online não forem preenchidos é melhor esquecer a compra e procurar um site onde eles sejam fornecidos ou uma loja física. Foi o que fiz com essa compra. Desisti desse site de compras e entrei em outro.

 

O Procon também recomenda que o consumidor não use o comércio eletrônico ou internet banking em computadores de terceiros ou de acesso público, como em bibliotecas ou lan houses.


Nota: Certifique-se de que a página de pagamento do site, em particular, seja uma página “https”, quando estiver comprando online.

Já dei essa sugestão a tempos atrás, mas dica boa deve ser revivida. Antes de concluir qualquer compra online:

§ Encontre um site de cupons da sua confiança (aqui vou usar o Cupom Válido que usei para minha compra) para economizar.
§ Salve-o no início da sua Barra de Favoritos. Assim fica super rápido a pesquisa, e você não esquece.


Usei aqui como modelo, páginas do site CupomVálido pois foi o site de cupons que usei para esta maratona de controle financeiro e economia doméstica. Todas as opiniões  aqui descritas são minhas. Relato minhas experiências, de diversos assuntos, e principalmente sobre uma economia doméstica leve e produtiva. Tomara ter ajudade de alguma forma; com a segurança ou com a economia. ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves