LIMPEZA E MANUTENÇÃO DA MÁQUINA DE LAVAR

24 janeiro 2017

lavar máquina deixar limpa



Muitas vezes ela não recebe essa atenção, mas precisa entrar sim na nossa rotina doméstica.  


O próprio fabricante já mostra no manual as instruções de limpeza que devem ser feitas e por qual período. Cada máquina tem uma instrução diferente.
No manual da minha máquina (Eletrulux LTD15) consta limpeza 1x no mês: Colocar 1 litro de alvejante (água sanitária) no cesto. Selecionar o ciclo mais longo e nível da água mais alto. Vou mostrar como faço e você poderá julgar a frequência ideal para essa limpeza. Mas a cada três meses, para mim, já é o suficiente. 
Além de ter feito uma planilha da minha Rotina Doméstica para agenda, inclui a limpeza da máquina também. Isso ajuda a não esquecer dela.



Sabe por que a limpeza é importante?

Minha máquina antiga, também da Eletrolux (LT5), precisou de manutenção. O técnico que me atendeu não acreditou quantos anos eu usava aquela máquina. Disse que nunca havia consertado uma máquina, com 9 anos de uso, em tão perfeito estado e que nunca passara por manutenção anterior.
Esse senhor ainda me disse que o sabão em pó, como o amaciante vão grudando nas engrenagens, causando problemas e necessitando de manutenção antecipada.
Dou crédito, ao bom estado da minha máquina, ao meu sabão em pó caseiro, que contém Bicarbonato de Sódio, além de usar frequentemente o vinagre. Quase não fica suja minha máquina, por isso, faço uma limpeza trimestral com o passo a passo mais abaixo


Segue algumas sugestões para sua limpeza de manutenção:

Com pouca sujeira (1 vez a cada 3 meses) – encher a máquina com 1 litro de vinagre e colocar para bater no ciclo mais longo. Ele ajuda a soltar essa gordura evitando acúmulos. Mas, consta no manual da minha máquina para NÃO ser usado o vinagre. Fica a sua escolha. Eu faço uso constante (tanto na máquina antiga, como na nova).

Encardido internamente (1 vez a cada 3 meses) - colocar 1 litro de água sanitária e programar uma lavagem mais longa. Se sua máquina não fica tão suja, acho que essa limpeza pode ser feita a cada 6 meses.

Muito suja - Existe no mercado, um produto que promete fazer essa tarefa pesada muito bem. Não encontrei ainda na minha cidade para testar. Não tendo, pode ser feito como faço. Encho a máquina com água quente e derreto meu sabão caseiro de liquidificador (receita aqui). Deixo fazer um ciclo longo sem peça alguma. Deixe em uma programação que não jogue fora a água ou desligue. (Na minha é Economia de Água). E Eu faço como essa limpeza e aproveitamento dessa água! Faço logo abaixo.


🌿🌿🌿


Caso você nunca tenha lavado sua máquina e está percebendo bolinhas pretas nas roupas, ou uma sujeira estranha, pode ser o caso de começar a fazê-la. Teste uma das dicas acima ou veja como estou fazendo hoje, mais abaixo. 
Mas, não posso deixar reforçar aqui o cuidado que podemos ter com o descarte da água, nesse processo (MUUUUUUITA ÁGUA MEU POVO). Veja:



E eu faço como essa limpeza?

Depois da dica para máquina muito suja, preparo uma remessa de panos que uso para limpeza que estão por aqui. Coloco junto, na máquina ½ xic. de Bicarbonato (na gavetinha do sabão) e ½ xic. de Vinagre (na gavetinha do amaciante) no ciclo longo, com água quente, se houver. Resista, não coloque sabão em pó para essa tarefa. Então é só deixar a máquina fazer o seu trabalho. 




🌿Resultado, panos de limpeza bem lavados e máquina com menos resíduos. Funcionamento perfeito por mais tempo. Claro, fazer isso e aproveitar essa água para lavar roupas mais sujas ou na faxina, é FUNDAMENTAL. Faço com frequência, e se acho que a máquina precisa de mais limpeza, uso o alvejante (cloro).
🌿E a última dica é usar um filtro para evitar que sujeiras entrem na máquina evitando mais manutenção.



🔴 🔴 LEIA - IMPORTANTE 🔴🔴


INFELIZMENTE, meu instagram foi invadido e perdi minha conta. Não tenho mais as imagens de como uso um filtro feito de bucha vegetal e como fiz e todas essas dicas domésticas. Vou tirar outra foto do meu filtro hoje (21/10/2022) para terem uma idéia. Imagem forte! Assim, a sujeira fica presa e não irá para o interior da máquina, evitando muita limpeza ou manutenção.




Você tem o costume de lavar sua máquina? Com qual frequência? Com qual produto? Ou nunca fez!
Ficar sem ela, é um pesadelo; não é mesmo? Então, cuido bem da minha.




🌿🌿🌿🌿🌿🌿



Muito obrigado por estar aqui e deixar comentários. Tenha um ótimo dia ou noite! "

 

🌿 CANAL E CLICAR 🔔 Descansarei - sons para dormir
🌿 FACEBOOK - https://facebook.com/descansarei
https://streamelements.com/julianavalentimdiy/tip

 

 

------------------------------------------------

Juliana Valentim criadora deste Blog © www.julianavalentim.com. Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução ou republicação de todo ou parte deste material é proibida.

------------------------------------------------

 

 

 

 

 







Um comentário:

  1. Olá, tudo bom? Meu nome é Marina. Gostei do post e gostaria de comentar que utilizo há bastante tempo o limpa maquina de lavar da Mon Bijou, gostei bastante, só não sei se realmente não deixa resíduos nas ferragens da maquina, pois nunca precisei de manutenção, a possuo há 12 anos já, gostei mais do que utilizar cândida, ou vinagre,pois só o Mon Bijou tirou bem os resíduos de amaciante da máquina.Particularmente não costumo enxergar muito efeito no vinagre. Nas roupas utilizo bastante bicarbonato, e em panos de limpeza adoro utilizar cândida. Fica a dica.Obrigada pelo espaço para coments.

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim