LIMPEZA E MANUTENÇÃO DA MÁQUINA DE LAVAR

24 janeiro 2017

lavar máquina deixar limpa



Muitas vezes ela não recebe essa atenção, mas precisa entrar sim na nossa rotina doméstica.  


O próprio fabricante já mostra no manual as instruções de limpeza que deve ser feita e por qual período. Cada máquina tem uma instrução diferente. Procure a sua.

No manual da minha máquina (Eletrulux LTD15) consta limpeza 1x no mês: Colocar 1 litro de alvejante (água sanitária) no cesto. Selecionar o ciclo mais longo e nível da água mais alto.

Vou mostrar como faço e você poderá julgar a sua frequência para essa limpeza. Mas a cada três meses, para mim, já é o suficiente. 

Além de ter feito uma planilha da minha Rotina Doméstica para agenda, inclui a limpeza da máquina também. Isso ajuda a não esquecer dela.



Sabe por que a limpeza é importante?

Minha máquina antiga, também da Eletrolux (LT50), precisou de manutenção. O técnico que me atendeu não acreditou quantos anos eu usava aquela máquina. Disse que nunca havia consertado uma máquina, com 9 anos de uso, em tão perfeito estado e que nunca passara por manutenção anterior.

Esse senhor ainda me disse que o sabão em pó, como o amaciante vão grudando nas engrenagens, causando problemas e necessitando de manutenção antecipada.

Dou crédito, ao bom estado da minha máquina, ao meu sabão em pó caseiro, que contém Bicarbonato de Sódio, além de usar frequentemente o vinagre. Quase não fica suja minha máquina, por isso, faço uma limpeza trimestral com o passo a passo mais abaixo


Segue algumas sugestões para sua manutenção:

Com pouca sujeira (1 vez a cada 3 meses) – você pode encher a máquina com 1 litro de vinagre e colocar para bater no ciclo mais longo. Ele ajuda a soltar essa gordura evitando acúmulos. Mas, consta no manual da minha máquina para NÃO ser usado o vinagre. Fica a sua escolha. Eu faço uso constante (tanto na máquina antiga, como na nova).

Encardido internamente (1 vez a cada 3 meses) - colocar 1 litro de água sanitária e fazer o mesmo processo (lavagem mais longa). Se sua máquina não fica tão suja, acho que essa limpeza pode ser feita a cada 6 meses.

Muito sujo - Existe no mercado, um produto que promete fazer essa tarefa pesada muito bem. Não encontrei ainda na minha cidade, mas vou deixar aqui a dica. Siga as instruções de uso do fabricante. (Não é PostPublish, apenas informação)




Caso você nunca tenha lavado sua máquina e está percebendo bolinhas pretas nas roupas, ou uma sujeira estranha, pode ser o caso de começar a fazê-la. Teste uma das dicas acima ou veja como estou fazendo hoje, mais abaixo.


Mas, não posso deixar aqui, de sugerir algo! Em todas as dicas acima, foram orientações que já lí do fabricante e já fiz em minha máquina. E em todos os métodos, a água é descartada (MUUUUUUITA ÁGUA MEU POVO). Mas, tenho feito um processo diferente para mudar isso. Veja:



E eu faço como essa limpeza?

Preparo uma remessa de panos que uso para limpeza que estão por aqui. Coloco junto, na máquina ½ xic. de Bicarbonato (na gavetinha do sabão) e ½ xic. de Vinagre (na gavetinha do amaciante) no ciclo longo, com água quente, se houver. Resista, não coloque sabão em pó para essa tarefa. Então é só deixar a máquina fazer o seu trabalho. 




🌿Resultado, panos de limpeza bem lavados e máquina com menos resíduos. Funcionamento perfeito por mais tempo. Claro, fazer isso e aproveitar essa água para lavar roupas mais sujas ou na faxina, é FUNDAMENTAL. Faço com frequência, e se acho que a máquina precisa de mais limpeza, uso o alvejante (cloro).



🔴 🔴 LEIA - IMPORTANTE 🔴🔴


INFELIZMENTE, meu instagram foi invadido e perdi minha conta, e não tenho mais as imagens de como uso um filtro feito de bucha vegetal e como fiz. Vou tirar outra foto do meu filtro hoje (21/10/2022) para terem uma idéia. Imagem forte! Assim, a sujeira fica presa e grande parte dessa crosta não irá para o interior da máquina, evitando muita limpeza ou manutenção.





Você tem o costume de lavar sua máquina? Com qual frequência? Com qual produto? Ou nunca fez!


Ficar sem ela, é um pesadelo; não é mesmo? Então, cuido bem da minha.





Um comentário:

  1. Olá, tudo bom? Meu nome é Marina. Gostei do post e gostaria de comentar que utilizo há bastante tempo o limpa maquina de lavar da Mon Bijou, gostei bastante, só não sei se realmente não deixa resíduos nas ferragens da maquina, pois nunca precisei de manutenção, a possuo há 12 anos já, gostei mais do que utilizar cândida, ou vinagre,pois só o Mon Bijou tirou bem os resíduos de amaciante da máquina.Particularmente não costumo enxergar muito efeito no vinagre. Nas roupas utilizo bastante bicarbonato, e em panos de limpeza adoro utilizar cândida. Fica a dica.Obrigada pelo espaço para coments.

    ResponderExcluir

Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves