sábado, 1 de agosto de 2015

Cronograma Capilar/ O que é isso e como fazer?


Houvi várias pessoas falando sobre Cronograma Capilar (CC) e fiquei bastante curiosa. Desde então comecei a pesquisar e fiquei empolgada, me tornei adepta do método. Estou me adaptando para seguir os passos. Como tive diversas dúvidas e pesquise bastante sobre diversos produtos, perrengue por tanta informação errada, que decidi compartilhar com vocês minha experiência e espero que as ajude com as dicas abaixo, bem explicadinho. Então vamos entender: 




O que é cronograma capilar (CC)?


Nada mais é do que uma agenda capilar para você organizar os tratamentos do seu cabelo, com o objetivo de repor a massa capilar e todos os nutrientes que perdemos naturalmente no dia a dia. Seja, por exposição ao sol, poluição, água com cloro, secador, chapinha e outrosEntão, não basta apenas hidratar ou nutrir ou reconstruir somente. É necessário fazer tudo junto, mas seguindo uma sequência que promete mais resultados.



Por que se chama “cronograma”?

São etapas que você deve seguir para atingir um objetivo, e por isso a necessidade de se organizar com uma agenda. No período de 1 mês, estará recuperando todo o desgaste hídrico e proteico perdido. Após esse tempo, entraremos na fase de manutenção.


Quais são as etapas?

  • Detox: Essa é importante. É limpeza dos fios e do couro cabeludo com produtos esfoliantes e de limpeza profunda, mas atenção, nem todos os cabelos podem passar por ela. Use-o pelo menos 1 vez no mês. 
  • Hidratação: É a hidratação propriamente dita. Aqui a intenção é devolver minerais e compostos hídricos que foram perdidos.
  • Nutrição: Aqui, como o nome já diz, vamos devolver nutrientes, vitaminas e proteínas.
  • Reconstrução: Responsável por devolver queratina e aminoácidos.

Essa tabela da querida Bia Jiacomine do Blog Eu não sou Amélia, com os ingredientes específicos de cada etapa, com nome dos compostos ativos que serão usados em cada uma. Isso vai ajudar a encontrar os produtos, ou identificar os que você tenha em casa, que contenham esses ingredientes na sua composição: 



cronograma01 copy

Sabendo de tudo isso; então:




Como montar o cronograma?


O importante é conhecer seu cabelo e ver o que mais precisa. Para ajudar nessa tarefa, deixei aqui um esquema, mais uma vez da Bia Jiacomine , que me ajudou absurdamente. Ela indica esse exemplo abaixo para cabelos fracos, com intervalos de 2 dias a cada tratamento.

cronograma03 copy


Ela também diz que: "Um cronograma para cabelos normais, por exemplo, seria composto de uma reconstrução apenas, na última semana do tratamento.  Se o seu cabelo está muito poroso, elástico ou danificado, é bacana repetir a reconstrução em todas as lavagens, até a saúde dos fios ficar em dia novamente." Bia Jiacomine.


É importante saber que todo cabelo precisa de cuidados, nada acontece da noite para o dia, e sim resultados a longo prazo.



Conteúdo de pesquisa e imagens de planilha do Blog Eu não sou Amélia. Não encontrei esquema que fosse melhor que estes.

Ficou com dúvidas? Tem outra sugestão? Outra maneira de fazer o cronograma? Deixe nos comentários que estaremos aprendendo mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário