Projeto horta em casa - Início

09 setembro 2016

Quero ter uma horta orgânica 

#vidamaissaudável #judiy

Estarei contando aqui como precisei de uma horta na minha vida e quanto foi importante para minha familia essa mudança.

Falaremos sobre a construção de dois modelos de horta vertical que fizemos; como germinar sementes; e como fazer mudas. Tudo que fui aprendendo, estarei contando aqui em várias etapas. Então, leia até o fim e veja minha experiência de fazer uma horta vertical linda, sem gastar quase nada. 




Uma horta era um sonho muito distante de consumo. Mas percebi o quanto mexer na terra e com as plantas me fazia bem, me acalmava. Consequentemente, as plantas chegaram! Chegaram de mansinho e se instalaram. 


Decisão: mudar de vida. 

Após a gestação da minha filha, decidimos, meu marido e eu, que só ele trabalharia. DECISÃO PERFEITA para familia. Essa escolha mudou o ritmo da minha vida. Ter mais tempo para meus filhos era tudo que queríamos. Mas não foi simples. 

Meu dia a dia no trabalho era frenético, e precisei aprender a colocar o pé no freio e me adaptar ao novo ritmo.

Apreciar as pequenas coisas que Deus me deu foi uma delas, e lembrar que Ele cuida de mim e de minhas necessidades. Aprender a descansar. Parece simples, e é, mas para mim foram tempos de ajustes.



Dar o primeiro passo - planejar.

Comecei a plantar qualquer coisa, mas principalmente aqueles alimentos que compramos e podem ser replantados, como: cebola, alho, cebolinha, algumas sementes de frutas e por aí foram os testes.

E, após muitos erros, começaram os acertos. Mesmo eu buscando informações na internet, nada relatava a realidade da minha região. "Sol de lascar". Temperaturas acima de 35ºC fácil fácil.

Observando melhor o sol, e mudando as plantas de lugar, as coisas começaram a dar certo. Essa é a vantagem de se usar vasos. 

Agora sim, eu coloquei no papel o que eu gostaria de ter em casa. Meu primeiro desejo eram os temperos verdes. Fiz esse projetinho para ver a quantidade e quais plantas iria usar em cada espaço.

Na minha pequena varanda, pega muito sol, e como não queria perder espaço terrestre, decidi subir. Esse esquema é perfeito para quem tem uma janela bem ensolarada.


Esse projeto fez a diferença. Inicialmente as plantas não estaria nessas posições acima, mas assim consegui ver melhor e trocar de lugar as que precisam de mais de sol ou não. Também pude ver quantas mudas iria precisar de cada espécie. Isso evitou que eu comprasse mudas que não iria usar. Claro que nem todas foram compradas. Também preparei algumas de sementes.

Porque ter trabalho com uma horta em casa?


São muitos os benefício; além de buscar se alimentar melhor, tenho momentos que compartilho com meus filhos algumas lições. Faz tudo valer a pena.

A minha filha pequena ama mexer na terra comigo.Toda tarefa, sempre busco trabalhar os numerais, organização, coordenação motora fina, confiança, etc.  

Já o meu filho gosta mais das minhas invenções (DIY), que procuro sempre envolvê-lo. Pregar, lixar, desmontar, e por aí vai. Ver o trabalho pronto é super satisfatório.

São memórias afetivas que ficarão registradas por toda a vida. Não tem preço.



Como aprender a lidar com uma horta?


Plantando qualquer "mato" pode ser o começo de tudo. Então comecei a cuidar de uma plantinha que ganhei, um vasinho aqui e outro ali. Assim fui pegando mais coragem e testando novas formas de cuidar das plantas. 

Pensando principalmente na saúde dos meus filhos, comecei a plantar uma mudinha de manjericão, algumas sementes de alface e claro, a salsinha e a cebolinha.

Quase todas morreram. Não desisti e, o pouco que colhi, já me deu força para persistir.





E o mais importante, aprendi a dar água na hora certa. Água em falta, mata. Água em demasia também mata. Achar o meio termo foi fundamental. Falaremos disso mais tarde.


Estarmos juntos, não tem preço!


Gosto muito que meus filhos plantem comigo. Aprendam o valor do tempo, de colher seu alimento fresco e sem agrotóxico algum. É maravilhoso. 

Estarei mostrando com passo a passo todos os DIY que fizemos em familia para este projeto, de horta orgânica em nossa casa. Também passarei os adubos e inseticidas naturais que uso e deram certo. 

Te dei coragem? Acha que pode ser uma experiência boa para seu lar? Te convido a sempre dar uma olhadinha aqui ou nas redes social. Serão vários DIY e muitos relatos como tem sido essa experiência. #judiy




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim