DESAFIO 1: DESTARLHAR + ORGANIZAR

30 maio 2017


organizar, arrumar, destralhar, dona de casa



Organizar a casa pode parecer uma tarefa desafiadora, mas com algumas dicas simples, é possível manter um ambiente agradável e funcional para toda a família. Neste artigo, compartilharei estratégias eficazes para otimizar a organização da sua casa, desde a cozinha até os espaços gerais, garantindo um lar mais arrumado e acolhedor; além de uma planilha para ter essas informações organizadas e fáceis de serem aplicadas.



 

🌿COMO ORGANIZAR A CASA: 

Dicas para um lar Arrumado





🌿COMO ORGANIZAR A COZINHA

Na cozinha, temos um ciclo: descartar, categorizar e organizar. Tenha sempre isso em mente. A cozinha é o coração da casa, e mantê-la organizada facilita o preparo das refeições e evita desperdícios de tempo e alimentos. Para começar, sugiro criar áreas específicas para cada tipo de utensílio e alimento. Use potes transparentes para armazenar mantimentos, etiquetando-os para fácil identificação. Além disso, reserve um espaço para os utensílios mais utilizados, como panelas, frigideiras e talheres, de modo que estejam sempre ao alcance das mãos durante o preparo das refeições.

🌿EMBAIXO DA CAMA PODE SER UM LOCAL ÚTIL.

Cada cantinho da casa pode ser aproveitado e se tornar funcional. É só planejar com calma e pensar em novas formas de utilizar áreas nem sempre exploradas. O espaço embaixo da cama, por exemplo, pode armazenar itens que você não usa com frequência. Se não tem cama box, umas caixas organizadoras funcionam perfeitamente. Eu usei uma porta de guarda roupa e coloquei rodinhas. Usei como sapateira. Facilita para limpeza diária.

🌿CONSIDERE A PRATICIDADE AO DEFINIR O LOCAL DE CADA OBJETO.

Quando cada coisa tem um lugar determinado, a organização é simplificada. Deixe objetos nos locais onde serão mais úteis. Por exemplo, mantenha as panelas mais próximas do fogão e louças mais perto da mesa de jantar. Canetas próximas ao local de estudos e assim por diante.


🌿DEFINA UMA ROTINA DE DESCARTE DE MATERIAIS 
Livrar-se daquilo que só ocupa espaço e junta poeira é uma ótima estratégia para organizar a casa. Além de te deixar com menos coisas para guardar e limpar, você abre espaço para coisas novas habitarem o seu lar! Usar a técnica dos Três Baldes é a minha favorita e deixei aqui para vocês. Mas também temos uma tabela bem fácil de usar que ajuda a organizar a rotina dos destralhes, logo abaixo.

🌿USE E ABUSE DE ORGANIZADORES E RÓTULOS 

Compartimentar ajuda tanto na hora de arrumar a casa quanto nos momentos do dia a dia em que você precisa encontrar, pegar e guardar as coisas. Crio de diversas maneiras. Faço muita etiqueta organizadoras e algumas estão aqui, se quiser dar uma olhada.


🌿DICAS PARA ORGANIZAR A SALA E OUTROS AMBIENTES:

Posicione os objetos de forma estratégica para melhorar a circulação facilitando a limpeza. Isso pode melhorar a saúde com menos poeiras no ambiente e aumentar a segurança contra acidentes.



Atualização - Freebies para Organização


Quero criar um material para ajudar a organizar nossa rotina doméstica e para mim, funcionaram vários recursos. Vou deixar aqui uma sugestão de alguns materiais e peço que me digam qual seria mais útil para vocês. Farei o mais pedido nos comentários.

Checklist de Limpeza Semanal: Mantenha sua casa limpa e organizada com este checklist prático, que inclui tarefas diárias, semanais e mensais.
Planner de Organização Mensal: Planeje suas atividades e compromissos mensais com este planner personalizável, que permite organizar tarefas, metas e eventos de forma eficiente.
Guia de Organização de Armários: Aprenda técnicas eficazes para organizar seus armários de forma otimizada, maximizando o espaço e facilitando o acesso aos itens do dia a dia.



DESAFIO 1 🌿  RECONHECENDO A BAGUNÇA.




Bem, se você entende que precisa ORGANIZAR e não apenas arrumar sua casa, estarei te incentivando hoje a gastar um tempinho apenas olhando para a bagunça que mais te incomoda. Apenas olhe! O que você acha que está faltando? Arrumação? Cabides? Caixas? Apenas limpeza? Desapegar? Imaginando o que falta, será mais fácil tomar a iniciativa. E para dar um gostinho e praticarmos, faremos algo bem pequeno. Tente colar, com fita crepe mesmo, o nome de cada fio que está perto do computador, ou TV, ou mesmo os carregadores da casa . Garanto que tem algum que você não reconhecerá de cara.

E para você que só quer uma rotina para não se perder em meio ao dia corrido, temos aqui uma tabela bem fácil de começar e dar ordem a nossa casa. Veja aqui e baixe para imprimir.

Bora praticar?!

etiquetas, fios, organização


Criei DESAFIOS em alguns posts para te dar a visão de que pequenas vitórias na organização refletem grandemente na rotina da família. Todos simples de serem concluídos. E se sua criatividade superou a minha, mande seu testemunho ou dica, para que possa ajudar muitos, por aqui.





🌿Relação dos Posts:
Lembre-se: organização não é sinônimo de perfeição. O importante é ter uma casa funcional que te faça feliz!


DESAFIO 01 - RECONHECENDO A BAGUNÇA (aqui)
DESAFIO 02 - 
VIRE CAÇADOR (aqui)
DESAFIO 03 - ENSINAR A ORGANIZAR (aqui)
DESAFIO 04 - 
 É HORA DE IR PARA O TRABALHO (aqui)
DESAFIO 05 -  MUDANÇA DE ESTAÇÃO (aqui)
DESAFIO 06 -CRIE ORGANIZADORES SEM GASTAR (aqui)
DESAFIO 07 -  USAR A TÉCNICA DOS TRÊS BALDES (aqui)


Espero que essas dicas ajudem você a manterem seus guarda-roupas organizados. Se tiver alguma pergunta adicional, estou à disposição! 😊





_______________________________________________________________________________________

Se precisar dos produtos que menciono, é só clicar nos links disponíveis. Não se preocupe, não haverá nenhum custo extra para você. Quando você compra por esses links, eu ganho uma pequena comissão, o que ajuda a manter nosso trabalho de compartilhar dicas e PDFs gratuitos. Explorar mais opções na minha loja também. Obrigado pela colaboração!

🌿

Juliana Valentim criadora deste Blog © www.julianavalentim.com. Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução ou republicação de todo ou parte deste material é proibida.

_______________________________________________________________________________________


 

 

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim