Casca de Ovo nas plantas funciona?

16 janeiro 2016



Estou me aventurando em criar um ambiente mais verde em meu lar. Com algumas vitórias e outras derrotas. E divido experiências aqui com todos.

Vi a necessidade de algumas plantas serem adubadas com mais frequência que as outras. Então preparei minha farinha de casca de ovos que contém cálcio e fósforo, que é uma prática bem antiga. 

No tempo em que minha vó materna cuidava de seu jardim, ela pegava a casca quase inteira e simplesmente amassava no chão, aos pés da planta. Sabemos hoje que as plantas não conseguem absorver esses pedaços grandes tão rápido. Para se decomporem assim (grandes), levam de 2 a 5 anos. 

Quem tem composteira sabe bem que, mesmo que o composto esteja pronto, as cascas dos ovos permanecem quase intactas. Agora, nós vamos aprimorar um pouquinho essa técnica,  moendo essas cascas, para melhor aproveitamento dessas vitaminas.


Farinha da casca do ovo

1-  Junte o máximo de cascas de ovos possíveis. De preferência, todas lavadas e espalhadas em um recipiente a sombra para secar. 
2- Caso precise secá-las mais rápido, leve ao sol ou no forno convencional, porém perderão um pouquinho de nitrogênio. (é preciso estarem bem secas para o liquidificador conseguir triturar).
3-  Bater todas as cascas no liquidificador até virar pó. Não abra o liquidificador de imediato. Aguarde até a "poeira" abaixar. Em pó, as plantas absorverão os nutrientes mais rápido. E de brinde, você ainda amola a lâmina do seu liquidificador ou triturador.
4- Você pode quebrá-las a mão caso não tenha um aparelho. O importante é aproveitar as cascas e fazer uso delas para uma função nobre: alimentar nossas plantinhas.
5- Aplicação: espalho sobre a terra e misturo um pouco ou faço um buraco na lateral do vaso jogando a farinha e tampando em seguida. Isso evita perda de nutrientes.
6- Regue em seguida.
7- Mesmo em pó, a casca ainda demora a se decompor. Então, poderemos reaplicar dentro de 6 meses a 1 ano.

EXTRA: também podemos usar a água de cozimento dos ovos para regar as plantas, desde que não tenha colocado sal ou outro produto. Espere esfriar e jogue nas plantinhas.


Além desse adubo, também contei como adubar, sem medo, com borra de café e ainda preparar um adubo líquido bem prático. (só clicar). Veja o vídeo e leia um pouquinho mais abaixo outras informações.




É claro que, não custa aproveitar um vidrinho abandonado e dar uma cara mais charmosa para ele.  Perdi o arquivo dessa etiqueta, mas assim que fizer outra, deixo aqui, caso goste e queira fazer igual. Se quiser dividir comigo seu potinho charmoso, marque #judiy .


Custo da Farinha / Adubo Natural - de Casca de Ovo

Ingredientes para farinha (casca do ovo) DE GRAÇA.
Potes reutilizados DE GRAÇA
Decoração (etiqueta pronta) DE GRAÇA
Motivos para não fazer: NÃO TEM. Até mesmo se não tiver planta, junte e dê de presente.

Beijossssss.





2 comentários:

  1. adorei sua etiqueta, vou adotar por aqui! obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carina! Que legal! Eu sou a louca das etiquetas, e fiz um post só sobre ELAS e deixei tudinho pronto para copiar e imprimir. Potes de mantimentos, home office, gavetas (kkkkk) tudo.

      Se quiser outros modelos, pode copiar a vontade. Beijos!

      http://www.julianavalentim.com/2015/03/diy-fazer-etiquetas-para-mantimentos.html

      Excluir

Todos os direitos reservados - Com
por Juliana Valentim