sábado, 16 de janeiro de 2016

Adubo Natural de Casca de Ovo




Estou me aventurando em criar um ambiente mais verde em meu lar. Com algumas vitórias e outras derrotas. Mas o que trago, para dividir com vocês é algo simples que só trouxe benefícios, e sem custo.


Tenho cultivado muitas plantinhas em minha casa, e com essa nova experiência , vi a necessidade de algumas serem adubadas com mais frequência que as outras. Se aprende todo dia.

Se é bom para mim e faço uso, claro que divido aqui. 

Essa receitinha de Adubo Orgânico / Natural é do tempo da vovó: Usar casca de ovos nas plantas. Algo que iria para o LIXO. Agora daremos nova utilidade para essas casquinhas maravilhosas.

No tempo em que minha vó materna cuidava de seu jardim, ela pegava a casca quase inteira e simplesmente amassava no chão, aos pés da planta. Agora, nós vamos aprimorar um pouquinho essa técnica para melhor aproveitamento dessas vitaminas da casca do ovo.

Como prepara a Farinha de Casca de Ovo?

É só bater todas as cascas no liquidificador até virar pó. Não abra o liquidificador de imediato. Aguarde até a "poeira" abaixar.

Veja o vídeo e leia um pouquinho mais abaixo outras informações.




1- É muito importante que após usar os ovos, lavar as cascas e deixa-las espalhadas em um recipiente a sombra para secar. Deixá-las ao sol ou secá-las no forno você irá perder o pouco de nitrogênio que contém a casca.

2- Triturar a casca; para a planta absorver os nutrientes mais rápidos. E de brinde, você ainda amola a lâmina do seu liquidificador ou triturador.

* Você pode quebrá-las a mão caso não tenha um aparelho. O importante é aproveitar as cascas e fazer uso delas para uma função nobre: alimentar nossas plantinhas.

3- Aplicação: para que se aproveite melhor os nutrientes da casca, eu misturo a farinha à terra ou faço um buraco na lateral do vaso jogando a farinha e tampando em seguida. Isso evita perda de nutrientes.

É claro que, não custa aproveitar um vidrinho abandonado e dar uma cara mais charmosa para ele.  Perdi o arquivo dessa etiqueta, mas assim que fizer outra, deixo aqui, caso goste e queira fazer igual. Se quiser dividir comigo seu potinho charmoso, marque #judiy .


Custo da Farinha / Adubo Natural - de Casca de Ovo

Ingredientes para farinha (casca do ovo) DE GRAÇA.
Potes reutilizados DE GRAÇA
Decoração (etiqueta pronta) DE GRAÇA
Motivos para não fazer: NÃO TEM. Até mesmo se não tiver planta, junte e dê de presente.

Beijossssss.



2 comentários:

  1. adorei sua etiqueta, vou adotar por aqui! obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carina! Que legal! Eu sou a louca das etiquetas, e fiz um post só sobre ELAS e deixei tudinho pronto para copiar e imprimir. Potes de mantimentos, home office, gavetas (kkkkk) tudo.

      Se quiser outros modelos, pode copiar a vontade. Beijos!

      http://www.julianavalentim.com/2015/03/diy-fazer-etiquetas-para-mantimentos.html

      Excluir