COMO LAVAR TRAVESSEIROS E DEIXÁ-LOS COMO NOVOS

13 março 2015

travesseiros precisam ser lavados também


Se tem uma coisa que muitas vezes esquecemos de incluir na rotina de lavagem são os travesseiros, não é mesmo? Essa peça tão essencial para o nosso descanso acaba sendo um refúgio para ácaros, germes e bactérias. Por isso, compartilho aqui um guia prático e eficaz para lavar seus travesseiros, mantendo-os limpos e livres de impurezas.


Por que Lavar os Travesseiros?

Além de conforto e durabilidade, a higiene evita alergias e problemas de saúde. A lavagem adequada remove o acúmulo de sujeira e prolonga a vida útil do seu travesseiro. E quem não gosta de deitar a cabeça em um travesseiro fresco e cheiroso? Vamos ao passo a passo dessa limpeza e deixar seus travesseiros como novos.


Tipos de Travesseiros e Cuidados

Antes de iniciar o processo de lavagem, identifique o tipo de travesseiro que você possui:

  1. Penas ou Sintéticos: Travesseiros de penas ou sintéticos podem ser lavados na máquina. Certifique-se de remover a capa protetora, se houver.

  2. Látex e Espuma: Esses travesseiros não devem ser lavados na máquina, pois podem derreter ou se desintegrar. Se tiverem uma capa protetora, lave apenas a capa.


Protetores de Travesseiros

Se você quiser prolongar a vida útil de seus travesseiros e mantê-los limpos por mais tempo,  o protetor de travesseiro deve ser usado. Eles ajudam a proteger seu travesseiros contra alergias e protege contra ácaros e sujeiras. É uma praticidade, selando os travesseiros para que você possa remover o protetor e lavar quando for lavar suas fronhas. Aqui estão os protetores de travesseiro 100% algodão (vou atualizar o link) que recomendo da Amazon.


Com que Frequência os Travesseiros Devem Ser Lavados?

Mesmo que você use fronhas e protetores de travesseiro, os travesseiros devem ser lavados sazonalmente e pelo menos duas vezes por ano. Se alguém esteve doente, na casa, é uma boa ideia lavar os travesseiros usando as instruções abaixo.


Ingredientes Necessários:

  • Sabão líquido para lavar roupa (o líquido é mais indicado, mas o em pó também serve);
  • Tira Manchas Caseiro (confira a receita aqui);
  • Vinagre (500 ml);
  • Bicarbonato de Sódio (200g).


  • 🌿Passo a Passo para Lavar os Travesseiros


    1. Remova Capas e Protetores: Retire a fronha e o protetor do travesseiro.

    2. Escolha um Detergente Suave ou Sabão Líquido de sua preferência: Use um detergente suave e seguro para lavar roupas. Evite produtos agressivos.

    3. Adicione Alvejante Oxigenado: Eu apliquei o meu Tira Manchas, que já ensinei aqui direto na mancha. Deixo agir por 10 minutos. Para travesseiros mais manchados ou amarelados, adicione alvejante oxigenado à máquina. Isso ajuda a branquear naturalmente.

    4. Para desinfetar e clarear: coloque no reservatório de são, o bicarbonato para i início desse processo de lavagem.

    5. Configurações da Máquina de Lavar: Lave os travesseiros em água morna (se houver) e no ciclo mais suave. Lave pelo menos dois travesseiros juntos para equilibrar a máquina.

    6. Molho longo: Sendo possível, deixe os travesseiros de molho por mais tempo. Após esse período, faça uma forcinha e tente virar os travesseiros dentro da máquina, 

      para garantir que ambos os lados sejam bem lavados.
    7. Enxágue Duplo: Após a lavagem, execute um enxágue duplo para garantir que todo o detergente seja removido.

    8. No último enxague, recomendo usar todo o vinagre para higienizar, amaciar e tirar qualquer resíduo de sabão ou qualquer odor remanescente dos travesseiros, para uma limpeza adequada.

    9. Secagem Adequada: Seque os travesseiros em baixa temperatura. Travesseiros de penas podem ser secos com bolas de tênis para evitar aglomeração.



    1. O meu filho transpira a noite toda. É dele esse travesseiro super encardido. Observem bem e vejam como ficou no final...quanta diferença.
    lavar travesseiros de modo fácil e barato

    Finalizando a Lavagem:

    Após a secagem, borrife uma mistura de Água de Passar e Tira Odores nos travesseiros. Deixe secar por alguns minutos, coloque a capa e a fronha, e pronto! Seu travesseiro está limpo, cheiroso e com cara de novo.


    🔔Dica Importante:
    Certifique-se de que os travesseiros estejam completamente secos antes de usá-los novamente. Qualquer umidade residual pode levar ao desenvolvimento de mofo. Agora, já lavado, quanta diferença!  Dá para ver bem que o amarelão saiu. Ficou novo. Mas não acabamos.

    um travesseiro muito sujo pode ter nova vida
    .

    Observação: Se, mesmo após esses cuidados, o travesseiro persistir sujo e já tiver mais de dois anos de uso, pode ser hora de considerar a compra de um novo. Lembre-se, a saúde vem em primeiro lugar.
    Com um pouco mais de atenção, seus travesseiros favoritos podem parecer novos novamente. Então vá em frente – lave-os e seque-os e aguarde uma boa noite de sono.

    Espero que essas dicas sejam úteis para manter seus travesseiros em perfeito estado. Compartilhe com quem possa se beneficiar dessas informações. Uma noite de sono tranquila e revigorante é o que desejamos a todos. Beijos!


    Outros Posts que possam te interessar:

    🌿Pastilhas Efervescentes;
    🌿Como Limpar Panela Queimada sem Esforço;
    🌿Vinagre Citrus.




    🌿🌿🌿🌿🌿🌿



    Muito obrigado por estar aqui e deixar comentários. Tenha um ótimo dia ou noite! "

     

    🌿 CANAL E CLICAR 🔔 Descansarei - sons para dormir
    🌿 FACEBOOK - https://facebook.com/descansarei
    https://streamelements.com/julianavalentimdiy/tip

     

     

    ------------------------------------------------

    Juliana Valentim criadora deste Blog © www.julianavalentim.com. Todos os direitos reservados. Qualquer reprodução ou republicação de todo ou parte deste material é proibida.

    ------------------------------------------------

     

     

     

     

     



    16 comentários:

    1. Muito legal seu blog. Amei essa dica dos travesseiros. Meu marido sua muito e preciso trocar a fronha e o forro do travesseiro todos os dias... pense aí? Fica com um cheiro horrível. Preciso lavar 2 vezes por mês. Não dá para esperar seis meses. Tem algum problema nisso? Será que teria alguma erva que colocasse dentro do forro que amenisasse esse odor horrível? Desde já lhe agradeço. Abraços.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Rosa!

        Fiz um post especialmente para você. Postarei essa semana. Mas, a sugestão que te adianto é que seu esposo tenha alguns travesseiros extras. É verdade. Toh com dó de você, mas o travesseiro ser lavado tantas vezes pode causar vários problemas, principalmente respiratórios. Ao toque, parece seco, mas ele ainda contém umidade no seu interior por alguns dias. Mofa e dá muito mal cheiro, além do normal.

        Minha dica é, após lavar o travesseiro, faça os 2 passos que dou no post (vou colocar o link para você). Depois, ainda ensino como uso ervas aromáticas nos travesseiros. Isso manterá o travesseiro do seu marido limpo, seco e cheiroso por muito mais tempo. Eu garanto.

        Um abraço!

        Excluir
      2. Rosa, como prometido, post sobre o seu pedido:

        Tirar cheiro de suor de travesseiros e estofados.
        http://www.julianavalentim.com/2016/02/tirar-cheiro-de-suor-de-travesseiros-e.html

        Travesseiro Aromático - Faça o seu próprio.
        http://www.julianavalentim.com/2016/03/travesseiro-aromatico-faca-o-seu-proprio.html

        Excluir
      3. Oi Rosa! Eu uso capas para travesseiro impermeáveis....dai vc só lava a capa e não o travesseiro.

        Jaqueline.

        Excluir
      4. Parabéns pela atenção dada,excelente.

        Excluir
    2. Eu uso capas impermeáveis para os travesseiros. Evita ter que lava-los muitas vezes.

      ResponderExcluir
    3. Hola Juliana, para lavar o travesseiro vc recomenda 200g de bicarbonato. É isso mesmo? 200g?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Isso mesmo! Lavo os dois travesseiros com essa quantidade de bicarbonato.

        Excluir
    4. OI! TUDO BEM? VC JA LAVOU ALGUM TRAVESSEIRO NA MAO? TENHO 1 QUE NAO PODE LAVAR NA MAQUINA!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Passei um enorme aperto ao tentar lavar um a mão. Achei até que iria dar mofo. Vou tentar fazer de outra maneira e se der certo, te conto kkk...claro, se você fizer primeiro, divida aqui conosco.👍👍👍

        Excluir
    5. Tá bom, eu aviso, mas tô sem coragem agora que vc falou rsrs
      Eu lavei na máquina do jeito que vc ensinou e realmente clareou bem! Vou lavar com mais frequência. As capas dos travesseiros vc lava normal na máquina junto com as roupas de cama ou utiliza esse processo tb? Eu tenho umas aqui que estavam sem lavar e estavam bem amareladas tb, pensei em lavar junto com os travesseiros!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Claro que deixo aqui minha opinião, mas a sua vem primeiro ok.

        Eu lavo as capas de travesseiro de duas em duas semanas, junto com a roupa de cama...porque tenho só uma capa para cada travesseiro.

        Mas, quando lavo os travesseiros, deixo-os com a capa e lavo tudo junto.👍👍👍

        Excluir
    6. E travesseiro de pluma de ganso poço lavar do mesmo jeito?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Eu não tenho desse modelo para ter testado. Leia na etiqueta do seu travesseiro que mostra como pode ser lavado. Caso eu compre algum travesseiro de pena de ganso, deixo aqui minha experiência, ok!

        Excluir
    7. Olá amiga, estou com um problema que está me aborrecendo terrivelmente . Lavei meus travesseiros de espuma e seco no sol,só que assim que eles secam ficam com cheiro de cachorro molhado, pode me ajudar ?
      Obrigada

      ResponderExcluir

    Todos os direitos reservados - Com
    por Juliana Valentim